Efeitos da superexposição aos recursos digitais e à internet. (ENEM)

  • 0

Atualmente, a superexposição aos recursos digitais e à internet, é reconhecida como uma ação normal e cotidiana na vida dos brasileiros. Contudo, torna-se preocupante quando essa exposição fica desenfreada e sem limites. Essa problemática, gera inúmeras consequências, como a fuga da realidade e a divulgação de informações pessoais.

Em primeiro lugar, quando se trata das redes sociais, seus usuários veem uma forma de ilustrar vidas perfeitas, o que ocasiona escapismos. Sem dúvida, esse escape é influenciado pelos próprios aplicativos, ao oferecer filtros que “embelezam” as pessoas e ao divulgar influenciadores digitais que expõem somente as partes boas de seu cotidiano. A partir disso, a sociedade procura a todo custo transparecer seus lados positivos nessas mídias, ocasionando descontentamentos quando voltam para o mundo real e percebem que a realidade é diferente do que visam e desejam. Sendo assim imprescindível, ações que conscientizem a sociedade a mudar seu comportamento no mundo virtual.

Além disso, graças a divulgação de informações pessoais, essas plataformas sociais tornam-se o lugar perfeito para criminosos. Ou seja, ao publicar dados pessoais na internet sem restrição de quem pode vê-los, seus usuários ficam sujeitos a crimes como: roubo de dados bancários; sequestros, ao divulgar localidade; explanação de documentos; “stalkers”; etc. Diante disso, segundo a UOL, o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de crimes cibernéticos. Logo, evidencia-se que essa problemática precisa de soluções, para que esses crimes virtuais possam ser contidos.

Portanto, conclui-se que para amenizar essa superexposição digital e suas consequências, é necessário mobilizações urgentes. Porquanto, o Ministério das Comunicações juntamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, devem realizar propagandas de conscientização por meio das próprias mídias sociais, que visem ensinar seus usuários que as vidas e as pessoas não são perfeitas virtualmente e a não compartilharem informações pessoais na internet, com o fim de solucionar problemas de autoestima desses indivíduos e evitar crimes cibernéticos. Dessa maneira, contribuindo para uma relação mais saudável entre essas redes e seus usufruidores.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    Primeiramente, separe os parágrafos da redação na plataforma para facilitar a correção.

    “a superexposição aos recursos digitais e à internet, é reconhecida”
    Essa vírgula não existe, não se separa sujeito de verbo

    “Essa problemática, gera inúmeras consequências”
    Novamente o mesmo erro, não há vírgula aqui, pois não separa o sujeito e o verbo

    Ótimos parágrafos de desenvolvimento, só tome cuidado ao escrever frases um pouco confusas que exigem uma segunda leitura. O corretor não tem tempo de reler seu texto. Também senti falta de repertório sociocultural no primeiro desenvolvimento

    A Conclusão está excelente, a proposta de intervenção está completa, porém contém elementos que podem se retirados para evitar o excesso de informações.

    C1 – 120
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200
    Nota – 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.