Segundo o sociólogo Zygmunt Balman “as redes sóciais nao ensinam a dialogar”. Nesse viés, a polarização dos indivíduos nas redes pode ser prejudicial ao país sendo consequência da ausência de conversa entre as partes a favor e contra. Nesse cenário, são cabíveis duas questões : a eleição de dirigentes larápios e a manipulação da opinião pública.
Em primeira análise, e válido que a desunião do povo, promove “brecha” para a nomeação de políticos corruptos. Tendo em vista que, nos debates promovidos nas redes, praticamente nao existe diálogo sobre as reais questões do país como desigualdade e pobreza. Em vez disso, a grande maioria dos cidadãos, defende a própria opinião sem conhecer o outro lado, sem chegar a uma anuência com os demais. Desse modo, por meio da falta de consenso do povo, políticos punguistas chegam ao poder, mergulhando o país em tempos difíceis. Entretanto, um povo unido sera capaz de retomar o equilíbrio e a igualdade no país.
Em segunda observação, a mídia por vezes utiliza seu poder para atrair e convencer. Partindo desse pressuposto, inflamar as massas através de fake news, coloca em risco a democracia, intensificando a polarização e interferindo até mesmo na qualidade de vida dos indivíduos, que acabam aderindo a teorias negacionistas, como os grupos anti-vacina. Por não haver diálogo, caraminholas se espalham, e ninguém chega a discutir realmente a veracidade dos fatos, pois ambas as partes estão em profunda falta de entendimento.
Tendo em vista os questionamentos citados anteriormente, é notório que a polarização afronta a democracia. Sendo assim, cabe as redes sóciais promoverem o diálogo, através da criação de salas de bate-papo interativo com fito de estabelecer conferências entre internautas sobre as mais diversas questões. Também, toda a população deve participar de um ato em prol da democracia, elegendo um porta voz do povo, com o intuito de mitigar a corrupção. Ademais, a mídia deve promover debates semanalmente com sociólogos, mostrando os males que a polarização pode trazer ao país. Alem disso, a escola deve disseminar o diálogo entre os estudantes, afim de que sejam formados cidadãos que saibam ouvir e respeitar a opinião de outrem. Dessa maneira, haverá diálogo e a polarização será mitigada.
marianailezyszyn
(nota: também sou uma uma estudante que busca melhorar a redação)
De acordo com a banca do ENEM, a nota fica:
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 120
TOTAL: 600
Vamos agora para alguns pontos importantes do texto:
° “Segundo o sociólogo Zygmunt [1]Balman “as redes [2]sóciais [3]nao ensinam a dialogar”. Alguns de desvios gramaticais leves aqui: primeiramente, o correto seria “Bauman”; segundamente, “sociais” não possuem acento; e terceiramente, “não” possui o til.
° “Nesse viés, a polarização dos indivíduos nas redes pode ser prejudicial ao país sendo consequência da ausência de conversa entre as partes a favor e contra[4].” Talvez dê para desenvolver mais a introdução aqui, até porque o parágrafo ficou com 5 linhas, quando o recomendado seria maio ou menos 7. Recomendo abordar uma tese com dois núcleos (como você já fez) e uma relação de causa e consequência; como, por exemplo, a questão da bolha cultural e de debate no qual as pessoas estão inseridas hoje em dia – até nas redes sociais -, em que é mostrado para elas [a partir da escolha por algoritmos] conteúdos que reforçam seu ponto de vista, tendo como consequência a falta de conhecimento acerca do “outro” lado do debate e a alienação quanto à tomada de decisões (ou seja, o indivíduo perde a capacidade crítica e se torna um mero reprodutor da opinião alheia que lhe agrada).
º “Em primeira análise, [5]e válido que a desunião do povo[6], promove “brecha” para a[…]”. Falta um acento agudo no “é” e acho que essa vírgula estaria equivocada, pois está separando o sujeito do predicado.
° “Tendo em vista que, nos debates promovidos nas redes, praticamente [6]nao existe diálogo[…]”. Idem.
° “Entretanto, um povo unido [7]sera capaz de retomar o equilíbrio e a igualdade no país.” Falta um acento agudo no “será”.
° “Sendo assim, cabe [8]as redes [9]sóciais promoverem o[…]”. Primeiro, creio que caiba aqui um acento grave no “às”, além da questão já citada da palavra “sociais”.
° “[10]Alem disso, a escola deve disseminar o diálogo entre os estudantes, [11]afim de que sejam formados cidadãos que saibam ouvir e respeitar a opinião de outrem. Dessa maneira, haverá diálogo e a polarização será mitigada[12]”. “Além” teria o acento agudo, além de “a fim” ser o correto para designar finalidade, pois a palavra usada é utilizada como substantivo (significando normalmente “parecido”, “semelhante” etc). Por último, creio que as quatro propostas de intervenção devem ser substituídas para no máximo duas, que estejam completas e tenham os requisitos necessários (a saber, agente, ação, finalidade, modo/meio, detalhamento).
Enfim, apesar de várias coisas para melhorar, dá pra ver que o seu texto tem uma estrutura bem próxima daquela que é pedida – continue, desse modo, a treinar sua redação. Espero que eu tenha ajudado com minhas sugestões (pois não sou especialista), até! :)