Iniciante

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (ENEM 2013).

  • 0

Na série “Sex Education”, é retratado que o irmão da personagem Maeve aconselha seu namorado Jackson a não dirigir após ele consumir bebida alcoólica. Fora da ficção, no Brasil, embora exista a Lei Seca, lei que penaliza motoristas alcoolizados, sua implantação não reduziu de maneira significativa os casos de condutores que dirigem embriagados. Nesse sentido, isso se deve à falta de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas(principalmente bares), que resulta no aumento de casos de motoristas sob efeito do álcool.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a ausência da conscientização sobre tal lei é um problema, No cotidiano, é possível observar que em bares e outros lugares não há nenhuma forma de conscientização, como cartazes, avisos ou alertas sobre os problemas de dirigir alcoolizado, nem avisos sobre a Lei Seca são colocados, o que minimiza seus efeitos, Dessa forma, é possível perceber que, com a ausência dessa conscientização, principalmente em locais que são “fonte” do problema, os impactos no trânsito são significativos, tendo em vista que haverá mais condutores embriagados. Então, providências devem ser tomadas.

Consequentemente, o aumento de casos de motoristas afetados pelo álcool afeta no tráfego do país. Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego(Abranet), 30% dos acidentes de trânsito ocorrem devido ao consumo de álcool antes da condução do veículo e, segundo Ministério da Saúde, metade deles resultam em morte. Logo, infere-se que a direção dos condutores embriagados resultam em graves consequências, podendo inserir vítimas que não possuem ligação com esses motoristas, haja vista a desorientação deles causada pelo álcool.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Saúde deve divulgar a Lei Seca e abordar sobre seus efeitos, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem ser divulgadas tanto em meios gerais(redes sociais, lugares públicos, entre outros) quanto em locais que vendem bebidas alcoólicas, incluindo bares. Assim, tal ação terá a finalidade de permitir um trânsito seguro e maior eficiência da Lei Seca no Brasil.

Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

2 Correções

  1. Na série “Sex Education”, é retratado que o irmão da personagem Maeve aconselha seu namorado Jackson a não dirigir após ele consumir bebida alcoólica. Fora da ficção, no Brasil, embora exista a Lei Seca, lei que penaliza motoristas alcoolizados, sua implantação não reduziu de maneira significativa os casos de condutores que dirigem embriagados. Nesse sentido, isso se deve à falta de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas(principalmente bares), que resulta no aumento de casos de motoristas sob efeito do álcool.(1)
    1 – tese: causa(falta de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas) e consequência(aumento de casos de motoristas sob efeito do álcool).
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a ausência da conscientização sobre tal lei é um problema. No cotidiano, é possível observar que (6)em bares e outros lugares(6) não há nenhuma forma de conscientização(2), como cartazes, avisos ou alertas(7) sobre os problemas de dirigir alcoolizado, nem avisos sobre a Lei Seca são colocados, o que minimiza seus efeitos, Dessa forma, é possível perceber que, com a ausência dessa conscientização, principalmente em locais que são “fonte”(3) do problema, os impactos no trânsito são significativos, tendo em vista que haverá mais condutores embriagados. Então, providências devem ser tomadas.
    2 – Evita generalizar. E se houver algum bar com cartaz?
    3 – fontes
    6 – vírgula(advérbio de lugar).
    7 – vírgula(exemplificação).
    Consequentemente, o aumento de casos de motoristas afetados pelo álcool afeta no tráfego do país. Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego(Abranet), 30% dos acidentes de trânsito ocorrem devido ao consumo de álcool antes da condução do veículo e, segundo Ministério da Saúde, metade deles resultam em morte. Logo, infere-se que a direção dos condutores embriagados resultam(4) em graves consequências, podendo inserir vítimas que não possuem ligação com esses motoristas, haja vista a desorientação deles(5) causada pelo álcool.
    4 – a direção / resulta.
    5 – Não precisa do “deles”, pois causa ambiguidade entre “motoristas” e “vítimas”.
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Saúde(agente) deve divulgar a Lei Seca(ação) e abordar sobre seus efeitos, por meio(meio) de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem ser divulgadas tanto em meios gerais(redes sociais, lugares públicos, entre outros) quanto em locais que vendem bebidas alcoólicas, incluindo bares(detalhamento). Assim, tal ação terá a finalidade de permitir um trânsito seguro e maior eficiência da Lei Seca no Brasil. (finalidade)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: arrasou na introdução amg, adorei o repertório e vc se posicionou bem em sua tese.
    DESENVOLVIMENTO: achei que vc abordou muito bem o tema no seu d1 e d2. E uma dica mara que eu te dou, tente usar “Em primeira análise” ou então “Em primeiro plano” ao invés de “em primeiro lugar” fica bem melhor :)
    CONCLUSÃO: Como todos sabem, na conclusão o Enem exige que vc “responda” 5 perguntinhas. Então vamos lá
    QUEM? – 40 PONTOS
    O QUÊ? – 40 PONTOS
    COMO? – 40 PONTOS
    PARA QUÊ? – x
    DETALHAMENTO – 40 PONTOS

    C1: 160 – Sua redação possui pequeninos erros e acredito que tenha vírgulas em excesso
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200 – Você usou adequadamente os conectivos, porém tente utilizar de outros melhores que esses para que seu texto fique mais elaborado.
    C5: 160

    NOTA FINAL: 920
    PARABÉNS VC É TOP :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.