Durante o período colonial brasileiro, o álcool era visto como forma de relações comerciais e status social, que se perpetuou com o passar das décadas até tornar-se algo popular. Contudo,a bebida implica para a implantação da lei seca com afinco no Brasil quando há a mistura de indivíduos sem responsabilidades e direção . Sob essa perspectiva, cabe analisar os efeitos da lei vigente, como a consciência para criar proteção e o aumento de fiscalizações.
Em primeira análise, vale ressaltar a questão de criar consciência. Após a crise de 1929, nos Estados Unidos, o novo presidente, Franklin D. Roosevelt, implantou a lei seca para diminuir os acidentes e impor novas regras. De maneira análoga, no contexto atual brasileiro, a proibição corrabora para evitar a morte de motoristas alcoolizados ou pessoas inocentes nas ruas, pois há a presença de sinalizações, campanhas e punições para casos de infringir o regulamento. Sendo assim, torna-se uma técnica de proteção populacional.
Ademais, segundo pesquisas do governo federal, mais de 40% das causas dos acidentes é o uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir e, por isso, infere-se medidas preventivas. Dessa forma, um dos fatores que estimulam a respeitar a lei seca é o aumento de fiscalizações, com o uso de testes, como o bafômetro, porque gera um sentimento de medo das possíveis punições e provoca reflexão no motorista bêbado. Por conseguinte, é viável que ações continuem a ser tomadas por parte da segurança pública.
Fica evidente, portanto, acerca da discussão a respeito dos efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Logo, cabe ao governo, por meio de incentivos fiscais, aumentar o número de policiais nas rodovias, a utilização de bafômetro e faça punições severas para infratores a fim de evitar possíveis acidentes. Além disso, é preciso que as instituições de ensino criem campanhas e aulas educativas para os pais e alunos, com o objetivo de demonstrar os malefícios de dirigir alcoolizado. Desse modo, o álcool continuará a ser motivo de felicidade e não de tragédia.
juankk
O texto está bem feito na questão estrutural, na minha opinião o uso de palavras foi bom (apesar de em algumas partes haverem pequenas inadequações).
Eu apenas senti que você acabou de certa forma tangenciando o tema nos parágrafos de argumentação: você trouxe dados e um fato histórico (o que é ótimo!) mas não consegui ver eles se conectando bem à tese.
Sinto também que faltou apenas um pouco de detalhamento na proposta de intervenção, e eu não senti grande harmonia em geral entre os 4 parágrafos.
No todo, a redação está ok, mas sempre dá para melhorar com mais treino! Minha nota seria 660.
Leonardo Cornelio
Competência 01 – 160 pontos
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 02 – 160 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio
do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 03 – 120 pontos
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista.
Competência 04 – 120 pontos
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 05 – 160 pontos
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 720
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caio0452
Durante o período colonial brasileiro, o álcool era visto como forma [objeto] de relações comerciais e [status social, que se perpetuou] [1] com o passar das décadas até tornar-se algo popular. Contudo,a bebida implica [2] para a implantação da lei seca [Lei Seca] com afinco no Brasil quando há a mistura de indivíduos sem responsabilidades e direção . ((Sob essa perspectiva, cabe analisar os efeitos da lei vigente, como a consciência para criar proteção e o aumento de fiscalizações. —–> Tese))
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[1] A oração “que se perpetuou…” retoma “status social” da maneira que está escrita. Você deveria ter retomado “álcool”, porque foi o álcool que se perpetuou, não o status social. Esse foi um problema de coesão (competência 4)
[2] Essa parte do texto ficou confusa. A bebida implica o quê? O verbo implicar significa “ocasionar” e é transitivo direto e precisa de um complemento sem uma preposição. Por exemplo: O álcool implica problemas de saúde. Exemplo incorreto: o álcool implica para problemas de saúde (incorreto).
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Em primeira análise, vale ressaltar a questão de criar consciência. Após a crise de 1929, nos Estados Unidos, o novo presidente, Franklin D. Roosevelt, implantou a lei seca para diminuir os acidentes e impor novas regras. De maneira análoga, no contexto atual brasileiro, a proibição corrabora [colabora] para evitar a morte de motoristas alcoolizados ou pessoas inocentes nas ruas, pois há a presença de sinalizações, campanhas e punições para casos de infringir o regulamento. Sendo assim, torna-se uma técnica de proteção populacional.
Ademais, segundo pesquisas do governo federal, mais de 40% das causas dos acidentes é o uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir e, por isso, infere-se [3] medidas preventivas. Dessa forma, um dos fatores que estimulam a respeitar a lei seca é o aumento de fiscalizações, com o uso de testes, como o bafômetro, porque gera um sentimento de medo das possíveis punições e provoca reflexão no motorista bêbado. Por conseguinte, é viável que ações continuem a ser tomadas por parte da segurança pública.
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[3] Não é adequado usar a palavra “infere” aqui, porque ela significa “deduz” e isso não faz sentido no contexto da frase.
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Fica evidente [4], portanto, acerca da discussão a respeito dos efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Logo, cabe ao governo, por meio de incentivos fiscais, aumentar o número de policiais nas rodovias, a utilização [utilizar] de bafômetro e faça punições severas para infratores [punir severamente] a fim de evitar possíveis acidentes. Além disso, é preciso que as instituições de ensino criem campanhas e aulas educativas para os pais e alunos, com o objetivo de demonstrar os malefícios de dirigir alcoolizado. Desse modo, o álcool continuará a ser motivo de felicidade e não de tragédia.
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[4] Não é possível encontrar sujeito gramatical de “fica evidente”. O que fica evidente? Sugestão de escrita: “Fica evidente, portanto, acerca da discussão a respeito dos efeitos da implantação da lei seca no Brasil, que há a necessidade de punições e fiscalização mais firmes.”. Assim fica claro que “fica evidente … que há a necessidade de punições e fiscalização mais firmes.”
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Em geral, a análise nos parágrafos 2 e 3 foi rasa e tangenciou em muitas partes o tema e a tese. Esses parágrafos trouxeram um comparativo, depois uma consequência de introduzir a lei (reduzir as mortes), e em seguida apenas alguns dados auxiliares à proposta de intervenção. É importante que elas retomem a sua tese, da importância de analisar os efeitos da lei vigente.
A proposta de intervenção é boa, mas faltaram alguns pontos. Seria mais viável o uso de radares do que o de mais policiais. Além disso, um dos problemas da lei é implementá-la, o que não é feito de maneira efetiva. É importante ressaltar que isso deve ser feito. Como essas campanhas funcionarão, e como conseguirão a atenção dos pais?
C1 120 C2 80 C3 80 C4 120 C5 160
560
Jonata Leal dos Santos
Parabéns, sua redação está bem estruturada, bons argumentos e apresentou domínio da forma culta. Nos desenvolvimento achei que poderia explorar um pouco mais.
Na sua conclusão, na 2ª proposta de solução deveria completar mencionando como seria essas aulas educativas.
Ninha nota seria 820
Continue treinando você está indo muito bem.
Abraços!