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Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

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A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê o direito social a segurança como imanente aos cidadãos brasileiros. Para dar suporte à Lei Maior, em 2008 foi aprovada a Lei Seca, ou Lei 11.705, com intuito de reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito, ocasionadas pela ingestão de álcool. Apesar dos efeitos positivos, a instituição dessa Lei não foi suficiente para evitar que os motoristas continuassem dirigindo embriagados. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, o individualismo mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a pós-modernidade é vigorosamente influenciada pelo egoísmo. Por essa perspectiva, os motoristas, ao ingerirem álcool e dirigirem, não levam em conta que estão colocando as vidas de outras pessoas em riscos. Isto é, estão interessados apenas em se divertirem consumindo bebidas, o que consequentemente leva à imprudência no trânsito. Assim, é inconcebível que este cenário continue a perdurar.

Em segundo plano, a inação das esferas públicas ainda é um empecilho à solução da questão. Segundo o filósofo John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Nesse sentido, não basta apenas criar leis para a promoção da segurança no trânsito, mas também é necessário o fomento de meios para torná-las efetivas. Primeiramente, a população carece de ser educada e conscientizada no que tange aos perigos da associação do álcool com a condução de um veículo. Ademais, falta fiscalização dos bares, que vendem bebidas para menores de idade, e dos motoristas ébrios.  Logo, é substancial a mudança dessa situação.

Indubitavelmente, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação conscientize as crianças e adolescentes sobre os perigos da combinação do álcool com a direção, por meio de atividades nos colégios e projetos de extensão. Por exemplo, os estudantes podem realizar pesquisas sobre as consequências do consumo de álcool antes de conduzir um veículo, fazer blitz educativas, distribuição de panfletos em bares e campanhas nas mídias sociais em parceira com a Polícia Militar. Tais ações possuem a finalidade de educar os motoristas e as novas gerações sobre a importância de dirigir sóbrio. Além disso, compete aos setores de segurança pública aumentar as fiscalizações no tráfego de automóveis. A partir disso, será possível obter efeitos mais positivos da implantação dessa Lei no Brasil.

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3 Correções

  1. Estou avaliando por competência.
    O seu texto está muito bom. Parabéns!!!
    C1: A leitura é fluida e você domina muito bem a norma padrão. Não contêm erros ortográficos e mostra que você tem um vocabulário rico simples, isto leva a uma compreensão do texto de uma forma universal.
    C2: Você conhece muito bem a estrutura exigida e compreendeu a proposta do tema. Porém não apresentou uma tese que é obrigatória no ENEM.
    Modelo de tese: Diante disso, faz-se imperiosa a análise de que o egocentrismo enraizado no brasileiro e a falta de ação do Estado o tomar medidas para o não cumprimento das leis, são os fatores que favorecem este quadro.
    C3: As citações foram aplicadas de forma perfeita, tendo uma ótima conexão com o texto. É visível que o seu texto foi planejado e executado da forma esperada.
    C4: Você conhece muito bem a forma de uso dos conectivos e sem repetições. Desta forma, todas as partes do texto se conectem.
    C5: Foi apresentado uma proposta de intervenção com todos os critérios exigidos pelo ENEM. Uma belíssima proposta.

    Cada competência vale 200 pontos.
    COMPETÊNCIA I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
    COMPETÊNCIA II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    COMPETÊNCIA V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Caso queriam mais detalhes sobre a estrutura da Redação do Enem, tem tudo no site do inep. Estou anexando o link abaixo.
    http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos

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  2. Tua redação está MUITO boa. Vou destacar bons pontos: não há fragmento de frases, fuga do tema, erros ortográficos nem erros de pontuação. A proposta de intervenção está muito boa, foi bem específica citando órgãos responsáveis e de sua correta função. Então, vou deixar dicas extras que recebi de meus professores pra enriquecer mais ainda a tua redação:

    1. Utilize ponto e vírgula, travessão, parênteses, dois pontos… quando você faz uso dessas pontuações, apresenta uma redação diferente do senso comum. Normalmente só usam ponto final, vírgulas ou reticências.
    2. Use palavras menos conhecidas como sinônimos pra não repetir, caso venha a utilizar, como acontece com palavras do tipo “pessoas”, por “indivíduos”… etc.
    3. Notei que tu usou ótimas palavras para inicio de novos parágrafos, sem fazer uso de conjunções comuns. Faça isso sempre… está ótimo.
    4. Acredito que fará uma tremenda diferença usar a substituição do uso do “que” por “o qual”, em que por “no qual”, por quem em troca de “pelo qual”… nexos menos comuns e de uso mais avançado da língua portuguesa ficam melhores que palavras mais “difíceis”, porque mostra uma redação mais fluida, fugindo do senso comum, mostrando DOMÍNIO da matéria.
    5. Na conclusão, uso o termo “núcleo familiar” que especifica quando tu quer responsabilizar as famílias da educação em casa, por exemplo. O uso das instituições estão corretos e muito bem utilizados.

    Fiz 23 de 25 pontos na redação da UFRGS, espero ter ajudado. Aprendi muitas coisas que melhoraram a minha redação. Tudo de bom!

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  3. Tua redação está MUITO boa. Vou destacar bons pontos: não há fragmento de frases, fuga do tema, erros ortográficos nem erros de pontuação. A proposta de intervenção está muito boa, foi bem específica citando órgãos responsáveis e de sua correta função. Então, vou deixar dicas extras que recebi de meus professores pra enriquecer mais ainda a tua redação:

    1. Utilize ponto e vírgula, travessão, parênteses, dois pontos… quando você faz uso dessas pontuações, apresenta uma redação diferente do senso comum. Normalmente só usam ponto final, vírgulas ou reticências.
    2. Use palavras menos conhecidas como sinônimos pra não repetir, caso venha a utilizar, como acontece com palavras do tipo “pessoas”, por “indivíduos”… etc.
    3. Notei que tu usou ótimas palavras para inicio de novos parágrafos, sem fazer uso de conjunções comuns. Faça isso sempre… está ótimo.
    4. Acredito que fará uma tremenda diferença usar a substituição do uso do “que” por “o qual”, em que por “no qual”, por quem em troca de “pelo qual”… nexos menos comuns e de uso mais avançado da língua portuguesa ficam melhores que palavras mais “difíceis”, porque mostra uma redação mais fluida, fugindo do senso comum, mostrando DOMÍNIO da matéria.
    5. Na conclusão, uso o termo “núcleo familiar” que especifica quando tu quer responsabilizar as famílias da educação em casa, por exemplo. O uso das instituições estão corretos e muito bem utilizados.//rt

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