Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil

  • 0

Álcool e condução de veículos são dois componentes que não se misturam. O alcoolismo é um problema sério e se agrava e muito quando relacionado a condução de um automóvel, podendo causar acidentes de trânsito e em casos mais graves pode levar as vítimas a óbito. Entretanto, é comum que os motoristas negligenciem a seriedade do assunto e conduzam um carro ou uma moto mesmo embriagados, oque ocasiona em acidentes graves.

Em primeira análise, é possível observar que a falta de sinalização adequada nas ruas do Brasil somadas á algumas latas de cerveja são a receita perfeita para uma tragédia ao volante. Com o surgimento da Lei 11.705/2008, que proíbe o uso de álcool ao volante, foi reduzido em 27% o número de vítimas oriundas de acidente de trânsito no Grande Rio. Tal como a média nacional de vítimas fatais foi reduzida em 6,2%, segundo o DataSus.

Além das pendências por parte governamental, os condutores também possuem sua parcela de culpa. Pois não é incomum que entre um grupo de condutores, ao menos um tenha pagado a famosa “Quebra.” Sabe-se que este ato ilícito ocorre de forma oculta em um acordo entre algumas auto-escolas e condutores. Estes que por sua vez buscam facilidade para adquirir a habilitação para dirigir, oferecem propina às instituições.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como disse Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Sendo assim, faz-se necessária a ação por parte do Ministério da Educação de promover palestras educacionais para condutores, onde através de preparo adequado, sejam mais aptos a dirigir. Além de que é dever da Policia Federal investigar os casos de aquisição criminosa de habitação com maior vigor.

Compartilhar

1 Correção

  1. Antes de mais nada, prazer! Chamo-me ChroyerJ e é um tremendo prazer poder entregar o meu feedback construtivo sobre sua redação!

    No primeiro parágrafo, é evidente algumas falhas na construção das orações, como, por exemplo, a falta de vírgulas e alguns termos que não encaixam-se tão bem no contexto. Sobretudo, recomendo, Mandanu10, que aproveite mais os conectivos, porque eles são de suma importância dentro dos texto – conectivo: responsável por trazer uma relação de sentido entre as partes do texto.
    Aliás, a introdução da redação é o primeiro contato do corretor com seu texto, portanto deve ser regida com maestria e conseguir exibir o máximo de riqueza no vocabulário usado (ajuda MUITO mesmo você estudar sinônimos de palavras mais corriqueiras)

    P1: Álcool e condução de veículos são dois componentes que não se misturam. O alcoolismo é um problema demasiadamente sério e, infelizmente, extremamente recorrente na humanidade, sobretudo quando a condução de um automóvel é rejida por uma pessoa não sóbria, pode ocasionar em acidentes de trânsito e, nos casos mais graves, pode levar a vítima ao óbito. Entretanto, é costumeiro que os motoristas negligenciem a seriedade do assunto e conduzem um carro ou uma moto, mesmo estando embriagados. (ATENÇÃO:Na introdução, é OBRIGATÓRIO conter: a contextualização do tema, sua tese – opinião sobre – e uma PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)

    Logo, podemos concluir que faltou um encaminhamento argumentativo, a sua proposta de intervenção sobre essa situação.

    No segundo parágrafo, ocorre um a inequação no uso da crase no seguinte trecho: “á algumas latas de cerveja”. O jeito correto de escrever-se seria sem o acento, sobretudo porque esse é um dos casos em que não há a necessidade dessa pontuação.
    Deu para notar que você utilizou muito os DADOS ESTATÍSTICOS e isso não seria nem um pouco ruim, porém em excesso não dá certo numa redação dissertativa-argumentativa. Evite, por favor, mencionar tanto isso. Os dois/três parágrafos que sucedem a introdução devem ter o objetivo de DEFENDER A TESE POR MEIO DE ARGUMENTOS.
    E a sua tese principal é: “é comum que os motoristas negligenciem a seriedade do assunto e conduzam um carro ou uma moto mesmo embriagados, oque ocasiona em acidentes graves.”. Ou seja, que os há muitos motoristas que desconsideram os problemas que a falta de responsabilidade (uso excessivo de álcool) e esse hábito agrava os acidentes. Certo?
    Portanto, você deve começar a desenvolver essa tese por meios de argumentos, e tal tarefa ficou clara no 2° e 3° parágrafo, quando apontou que a falta de sinalização e a falta de profissionalismo dos condutores.

    No terceiro parágrafo, continuando com o desenvolvimento da redação, você dá ênfase que uma grande parcela de culpa é dos condutores. Conquanto perde uma grande parte da coerência e coesão numa má estruturação, o que levou-me a ter uma leitura parada abruptamente no seguinte trecho:
    “Pois não é incomum que entre um grupo de condutores, ao menos um tenha pagado a famosa “Quebra.” Sabe-se que este ato ilícito ocorre (…)”
    Isso acabou “atrasando” minha leitura e correção, foi deveras complicado compreender com facilidade.

    O sua conclusão foi a parte

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.