Iniciante

Efeitos da Implantação da Lei Seca

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É evidente, no decorrer dos anos, o aumento de acidentes de trânsitos envolvendo motoristas alcoolizados o que acaba acarretando em perdas e traumas nas vítimas. O conceito que ressalta a lei Física “os opostos se atraem” se encaixa perfeitamente diante a tal situação, não só no Brasil mas como no mundo.

Relativamente, o caso Jacqueline Saburido, usado nas aulas do Proerd nas escolas, relata em que a jovem de 20 anos teve 60% do corpo queimado após o carro em que estava junto com sua amigas, ter colidido com um motorista embriagado em 1999, perdendo os cabelos, nariz, os lábios, obteve queimaduras nos olhos causando perda de visão e se submetendo a 120 cirurgias. Após o ocorrido, Jacqueline passa a mensagem do mal que pode ser causado ao dirigir embriagado e alertando as pessoas que não deseja a ninguém o que passou.

Entretanto, em 2008 foi implementada a Lei 11.705/2008 conhecida também como Lei Seca, com o intuito de conscientizar a população sobre o álcool associado a direção. Foi registrado que cerca de 97% da população aprova o uso de bafômetros nas fiscalizações e que houve uma queda media nacional de 6,2% de mortes de acordo com o DATASUS após essa implementação.

Por conseguinte, é notável o primeiro passo dado pelo Governo Federal na iniciativa de não só alertar como também dar medidas drásticas para aqueles que burlam a Lei sujeito a multa. Atualmente cabe aos Estados e Municípios trabalhar mais em campanhas criativas, assim como também a população fazer a sua parte na colaboração para o combater esse problema que afeta muitas vidas inocentes, todavia, se conscientizarem que a liberdade de um individuo termina quando a nossa responsabilidade começa.

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3 Correções

  1. Oi, Thais. Tudo bem?

    Logo na sua introdução, percebi que o texto em geral não atende a estrutura do Enem. Vou tentar resumir para você mas é importante que você estude a estrutura e as competências bem a fundo, ok?

    Bem, a introdução do Enem é composta por três partes:
    – CONTEXTUALIZAÇÃO: você vai introduzir o tema ao leitor de forma clara e objetiva.
    – TRANSIÇÃO: você vai trazer o tema para a realidade brasileira.
    – TESE: você vai apresentar os seus argumentos

    Apesar de você ter feito uma contextualização, falando sobre a questão dos acidentes de trânsito estarem vinculados, principalmente, ao uso de álcool pelos motoristas, você não introduziu tão bem assim. O seu repertório ficou totalmente perdido no texto e em momento algum você não mencionou argumentos. Só aí você já perde ponto nas competências 1, 3 e 4.

    No desenvolvimento, você precisa usar um conectivo interparágrafo que retome o que foi dito anteriormente e, também, introduza o que você ainda vai falar. Recomendo começar com “em primeiro plano, em primeira análise”, sempre seguidos de vírgula. Tem algo também que a gente chama de tópico frasal. Ele vai apresentar o que você vai desenvolver no parágrafo. Não precisa ser muito grande, uma linha é o suficiente. Exemplo: “Em primeiro plano, convém ressaltar a falta de fiscalização nas rodovias como um dos fatores que corroboram o impasse.”

    Depois disso, você vai apresentar um repertório sociocultural, como fez ao usar o caso da moça. No entanto, o repertório é só uma forma de comprovar o seu argumento, não precisa detalhar todo o caso e falar dele o texto inteiro, é só uma base. A partir dele você vai argumentar, criticar, dizer por que aquilo ocorre e citar as consequências também.

    Sua proposta ficou genérica e não atingiu todas as partes da proposta de intervenção (agente, ação, meio, finalidade, detalhamento). Seja mais específica, diga o que deve ser feito e com autoridade!

    Portanto, essas seriam as suas notas, seguindo o parâmetro de correção do Enem:

    COMPETÊNCIA 1 – 80 PONTOS
    COMPETÊNCIA 2 – 120 PONTOS
    COMPETÊNCIA 3 – 120 PONTOS
    COMPETÊNCIA 4 – 120 PONTOS
    COMPETÊNCIA 5 – 120 PONTOS

    TOTAL = 560

    Bem, desculpe se não consegui explicar muito bem. Ressalto novamente que estude a estrutura da redação do Enem por completo e domine as competências!!! Por isso, não desanime! Ir bem na redação do Enem não é necessariamente escrever bem, mas atingir todos os propósitos que a banca pede.

    Sinta-se livre pra me chamar caso tenha ficado alguma dúvida. Desejo muito sucesso e bons estudos!

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  2. Ao ler sua dissertação, nota-se a ausência da sua tese na introdução, e assim você não conseguiu argumentar no desenvolvimento 1 e 2. Te aconselharia a dá uma pesquisada sobre estrutura de redação e ler algumas também, que assim, você vai entender o que estou falando. Espero ter ajudado. Bons estudos! :)

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  3. Oi, vou dar o meu melhor:

    l2: acarreta perdas
    l3: situação, mas
    l4: eu escreveria: relata (a história de uma) jovem de 20 anos (que) teve
    l5: se estava com alguém, já estava junto, né? Sugiro: estava com suaS amigaS
    l11: média

    Em relação ao conteúdo:
    – O tema fala: EFEITOS, então o ideal é abordar as consequências–> positivas ou negativas (só uma das duas, escolha seu posicionamento :)). Ex: (+) diminuiu o número de acidentes nas estradas/ (-) a lei ainda é ineficaz… não há muita punição…
    Você escolhe um efeito e depois um embasamento teórico (algo que comprove o que você disse), ex: dados
    Obs: l= linhas

    Espero ter ajudado :)

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