Estudante

“Efeitos da disseminação de Fake News nas redes sociais”

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No século XX, os dados falsos noticiados à população e as propagandas enganosas foram alguns dos principais fatores que permitiram a ascensão do Regime Nazista na Europa. Infelizmente, no século XXI, as famigeradas “Fake News” ainda são uma ameaça à democracia ocidental. Portanto, considerando-se a sua crescente disseminação nas redes sociais, se faz crucial a análise das suas causas e consequências, as quais destacam-se: a inexperiência das gerações mais antigas e o agravamento da polarização política nacional.

A princípio, é importante ressaltar que, de modo geral, as pessoas nascidas antes da década de 80 apresentam maior dificuldade com os avanços tecnológicos. Isto é, por não terem crescido imersos na era digital, como a Geração Z, esse grupo é muito mais exposto às “Fake News”, pois se impressiona com maior facilidade a, por exemplo, áudios e vídeos fora do contexto ou imagens chamativas, principalmente em mídias como “Facebook” e “Whatsapp”. Por conseguinte, isso gera um compartilhamento de informações falsas automático, tal como: “vacinas causam autismo”. Logo, é notável o papel de apoio desse público na problemática.

Ademais, a discussão política extremista atual também deve ser levada em conta. Nesse sentido, nas propagandas nazistas, é observável a ultra valorização de uma figura – Hitler – paralelamente com a depreciação de outra – judeus – , ambas exageradas. Da mesma forma, esse cenário se repete no Brasil, onde há a exaltação de um político e a anulação de outro, utilizando-se de termos como “mito” e “ladrão”. Desse modo, ocorre a divulgação frequente de inverdades, que visam proteger um lado e atacar o opositor. Naturalmente, isso influencia de modo negativo as eleições, pois gera votos não conscientes e baseados em mentiras. Assim, é inadmissível que essa situação perdure.

Por fim, é primordial que medidas sejam tomadas para resolver o impasse. O Governo Federal, especificamente o Poder Legislativo, deve promover uma maior conscientização da população sobre o tema, por meio da criação de uma lei que preveja a aplicação de multa para espalhamentos propositais de informações não empíricas. Assim sendo, essa medida teria a finalidade de frear os efeitos da disseminação de “Fake News” nas redes sociais.

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3 Correções

  1. – boa escrita, com poucos desvios gramaticais ✔️
    – apresentação de repertório ✔️
    – algumas partes do texto pareceram um pouco deslocadas ✖️
    – apresentação de recursos coesivos, porém poderia utilizar conectivos/conectores melhor colocados ✔️/✖️
    – apresentação do tema e de tese na introdução ✔️
    – na conclusão, a proposta de intervenção teve os elementos apresentados, entretanto, deixou a desejar no detalhamento (inclusive, orações adjetivas não serão mais consideradas detalhamento, por exemplo: “por meio da criação de uma lei QUE preveja a aplicação de multa para…”, o indicado seria: “por meio da criação de uma lei, havendo a aplicação de multa para…”, por exemplo.

    Só ter mais atenção ao que é cobrado nas competências e fazer alguns ajustes. No mais, a redação está boa. Parabéns! 👏🏼

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  2. boa redação mas dicas pra vc
    -1 paragrafo de desenvolvimento coloque algo como Diante desse cenário, De acordo com, Por outro lado.
    dicas de competências.
    Priorize as competências exigidas

    As competências exigidas pelo Enem são:

    Dominar a escrita formal da língua portuguesa; Um dos critérios básicos de uma redação, seja ela do Enem ou de qualquer outro processo seletivo, é, sem dúvida, a utilização correta das regras gramaticais. Portanto, separe um tempinho para estudar temas como acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação, crase e separação silábica, por exemplo.

    Compreender o tema e não fugir do que é proposto; Os corretores são experientes e sabem muito bem quando um candidato está “enrolando” na redação. Portanto, deixe bem claro por meio do seu texto que você compreendeu o tema e que organiza bem as suas ideias.
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;As informações, fatos e argumentos que apresentar ao longo do texto precisam ser consistentes e organizados. Ou seja, ao menor sinal de contradição, lá se vão os seus pontos.
    Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;De nada adianta ser uma enciclopédia de informações, citações e referências se, na redação do Enem, você simplesmente não usa as ferramentas do português a seu favor. Usar corretamente os advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais, pois elas dão coesão ao texto e, principalmente, fazem com que suas ideias se relacionem.
    Respeito aos direitos humanos. Mais do que avaliar a sua escrita e argumentação, a redação do Enem sempre traz uma reflexão importante para os temas propostos. Dessa forma, uma das competências avaliadas é o exercício da cidadania baseado em uma proposta de intervenção, ou seja, qual seria a sua iniciativa para enfrentar, em maior ou menor grau, o problema apresentado.
    Percebeu como todas as competências estão interligadas? Além disso, vale lembrar que existem algumas regrinhas que podem fazer você zerar na redação do Enem. Olha só:
    -Fazer desenhos ou usar linguagem não verbal;
    -Escrever menos de 8 linhas;
    -Escrever em outro idioma;
    -Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado.

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  3. Oi, tudo bem?
    Dicas sobre as competências. (Se vc já dominou a estrutura do Enem, não precisa ler)

    Competência 1
    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2
    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5
    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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