[Deleted User]
  • 0

Efeitos da disseminação das “Fake News” nas mídias sociais [Atribua nota também, por favor / RETRIBUO]

  • 0

A tida como 3ª Revolução Industrial trouxe consigo diversos avanços, principalmente na área tecnológica, transformando completamente o conceito de troca de informações e visões sobre o mundo contemporâneo. Nesse contexto, apesar da era informacional trazer benefícios, a disseminação de fake news está cada vez mais presente nas mídias sociais atuais. Tal conjuntura tem origem inegável dos interesses políticos e econômicos das grandes corporações, que usam desse recurso para manipular a massa populacional. Assim, entre os fatores que contribuem para essa situação está o vigente sistema educacional e a falta de debate sobre o assunto.

Em primeiro plano, vale ressaltar que a educação formal, aliada às vontades sobre o poder público das corporações, alicerça a disseminação de fake news nas mídias sociais. Isso ocorre pois o sistema educacional não ensina sobre como proceder ao receber uma notícia ou mensagem de cunho duvidoso, o que faz com que os alunos acabem por propagar uma fake news sem saber ou averiguar, e esses discentes sairão do processo educacional da mesma forma. Esse pensamento está em paralelo ao que afirma o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, para quem a educação é propositalmente defasada, uma vez que, com isso, os grandes políticos e empresários conseguem manter seu poder através da manipulação das massas pelas fake news.

Além disso, a falta de debate, conjuntamente aos interesses econômicos e políticos, cristaliza a, cada vez maior, disseminação de fake news nas mídias sociais. Tal processo acontece porque atualmente esse assunto não é exposto de forma à fazer a população se conscientizar sobre, levando a mesma ao obscurantismo acerca dele. Essa perspectiva assemelha-se ao que defende o sociólogo Zigmunt Bauman, para quem “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte.”, já que, ao não debater sobre os efeitos negativos da manipulação por fake news, tal problema cai no esquecimento.

Diante dos fatos supracitadosfaz-se necessário que o Governo Federal, por meio de um decreto, crie um programa nacional de combate às fake news, que incluirá no currículo educacional formal uma matéria de análise e averiguação de notícias, além de levar debates públicos sobre isso à todos os meios de comunicação, com a finalidade de preparar a sociedade para conter a disseminação de fake news nas mídias sociais.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, irei tentar te ajudar.
    1° paragrafo = repertorio sociocultural que tem a ver com a temática, períodos coesos
    2° PARAGRAFO= conectivo que conecta os parágrafos, repetiu tal
    3° paragrafo=…. população se conscientizar sobre, não é bom deixar que o corretor pense sobre o que você esta querendo falar, tal novamente
    C1: 160 ( Como é digitado o corretor do teclado corrige as palavras erradas, então não dou 200 por causa disso, para ir treinando e tal )
    C2: 200
    C3: 200
    C4:120
    C5: 200
    Total= 880
    Espero ter ajudado e parabéns pelo ótimo texto
    Não sou prof., só estou tentando ajudar, se me equivoquei em alguma coisa me desculpa

    • 0
  2. Seu texto tem uma ótima estrutura e , consegui visualizar sua tese e seus 2 argumentos, apenas diria que é necessário a utilização de um palavreado mais culto, também notei a repetição da palavra ” Tal ” , “Tal conjuntura , Tal processo” , podendo ser substituído por um simples ” esse ” para não ficar tão repetitivo. Parabéns pela redação acredito que receberia 800 pontos facilmente no ENEM.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.