Efeitos da disseminação das “Fake News” nas mídias sociais

  • 0

No filme norte-americano, ”A esposa de mentirinha”, o personagem principal, Danny, tem sua vida repleta de mentiras, tendo que vive-lá distante de sua própria realidade cotidiana. A trama revela as dificuldades do modo de vida cheio de inverdades e como isso afeta tanto o mesmo, quanto as pessoas ao seu redor. Fora da ficção apresentada, está muitos cidadãos brasileiros, que se afundam com falsas notícias exibidas diariamente nas mídias. Que os levam a ter conclusões distintas da realidade. Isso ocorre, seja pela vaga abordagem de tais temas e, também, pela falta de pesquisas que promovem a comprovação das tais notícias.

Sob essa análise, acerca da lógica referente as ”Fake News”, a constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6°, o direito a proteção como inerente a todo cidadão brasileiro e, com isso, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o combate a essas disseminações, das mesmas no Brasil. Esse fator leva os internautas á repercutirem vários fatos inverídicos propostos pelas mídias, segundo as ideias do filósofo, John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a proteção a falsos acontecimentos.

Ademais, ao descaso das esferas governamentais nessa questão, acaba se tornando um dos principais agentes responsáveis pelas falsas informações, pois não há um cuidado com os receptores, causando confusões e mais propagações das mesmas. Na série estadunidense, Gatunas, onde uma das protagonistas é exposta à internet, com relatos falsos e maliciosos postados por seu ex-namorado, sobre si mesma, uma série de julgamentos maldosos são impostos a ela, prejudicando-a em sua vida social. Paralelo a isso, a falta de recorrentes pesquisas, que provem essas publicações das mídias, prejudica o sistema brasileiro, danificando o cotidiano de muitos, assim como na série.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para que os cidadãos não se prejudiquem mais, urge que Ministério Publico crie, por meio de campanhas publicitarias, um projeto que promova o combate as ”Fake News”. É de suma importância, que o Ministério, também atuem sobre a conscientização das consequências que tais notícias causam para a comunidade. Só assim, o fim da propagação de tais comportamentos -que compartilham essas notícias- será minimizado e, a ”Fake News” não será uma realidade tão recorrente no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Sara! Não sou nenhuma especialista em redação, porém tenho um pouco de conhecimento e, portanto, irei corrigir o seu texto. Caso você discorde de algo pode dizer, ok?

    INTRODUÇÃO:
    – “Que os levam a ter conclusões distintas da…” faltou um conectivo para dar continuidade as ideias no inicio dessa frase.
    – Você apresentou a tese e os argumentos que serão abordados nos parágrafos de desenvolvimento, muito bom!

    D1:
    – às “Fake News” com crase
    – “constituição federal”, não sei se foi erro de digitação, mas o certo seria escrever Constituição Federal com letra maiúscula.
    -” á repercutirem” remova o acento do “a”.
    – Argumentação fraca, pois no fim do parágrafo você só expõe o pensamento do filósofo e o seu? Lembre-se os repertórios são para dar embasamento aos seus argumentos/opinião.

    D2:
    – “Ademais, ao descaso das esferas”, o correto seria: “Ademais, o descaso das esferas”.
    -Na série estadunidense, Gatunas,” tire a vírgula antes do nome da série.

    CONCLUSÃO:
    – “publicitarias” faltou acento: “publicitárias”.
    – “Portanto, é mister que o Estado tome providências para que os cidadãos não se prejudiquem mais, urge que Ministério Publico crie” – ao meu ver seria interessante se você colocasse um ponto antes daquele urge porque você inicia o parágrafo fazendo uma afirmação e apenas na sequencia irá mencionar as medidas que devem ser tomadas para solucionar o problema.
    – ” atuem” , o correto seria “atue”.
    – ” a ”Fake News” , o correto seria: às “Fake News”.

    Você apresentou alguns desvios gramaticais, como uso incorreto de vírgulas e acentos. Além disso, faltou alguns conectivos para deixar o texto mais fluído e coerente. No entanto, nada que uma revisada nas regras gramaticais não resolva. De modo geral, seu texto foi bem construído, você apresentou um repertório legitimado e referenciou corretamente. Como eu disse anteriormente, não sou especialista, porém acredito que se você continuar praticando, vai longe. Bons estudos!

    • 1
  2. Olá, seguem algumas correções e sugestões.

    [INTRODUÇÃO]
    Seria interessante se, ao fim desse parágrafo, fosse adicionada a tese que você irá detalhar nos desenvolvimentos 1 e 2.

    [DESENVOLVIMENTO]
    “Ademais, ao descaso das esferas” – Creio que o correto seria: “Ademais, o descaso das esferas”

    “Na série estadunidense, Gatunas[…]” – Creio que o correto seria: “Na série estadunidense “Gatunas”[…]”

    [CONCLUSÃO]
    “por meio de campanhas publicitarias” – Faltou acentuação, o correto seria: “publicitárias”.

    Essas correções foram mais específicas em relação a sua posição na redação. Entretanto, houve um problema que ocorreu em todo o texto: uso incorreto das vírgulas, crases e, em menor quantidade, o uso de ponto final. Acredito que seja importante que você faça uma revisão relacionada a gramática. Ademais, a redação está interessante.

    Em relação as competências do ENEM, acredito que você foi bem nas respectivas competências: 2, 3 e 5. Com um pouco mais de esforço você irá conseguir evoluir nas outras competências.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.