Efeitos da cultura do cancelamento no Brasil.

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A popularização das plataformas digitais, no século XXI, possibilitou a ampliação das interações pessoais com o encurtamento do espaço-tempo. Nesse contexto, tornou-se simples reunir indivíduos que apresentam opiniões semelhantes e desencadear movimentos sociais, como a Primavera Árabe em 2011. À vista disso, a prática de cancelar compromissos ou serviços expandiu-se e, na hodiernidade, figuras públicas são “canceladas” nas redes sociais, ou seja, são condenadas por atos ofensivos. Assim, convém analisar os impactos do cancelamento e os limites do uso da internet para as críticas.

Em primeira análise, a exposição nas comunidades digitais oportuniza processos de julgamento das atitudes do ser. Sob esse viés, a obra “A sociedade do espetáculo”, de Guy Debord, evidencia essa perspectiva, uma vez que as relações sociais são mediadas por imagens, isto é, o poder aquisitivo e os bens de consumo demonstram quem é o homem para outrem. Por esse pensamento, expressões preconceituosas, ofensivas e palavras mal compreendidas provocam abundantes comentários negativos e, possivelmente, fomentam o cancelamento. Entretanto, observa-se que, com essas ações, há uma maior visibilidade para a figura pública, reproduz-se a lógica punitivista e os problemas estruturais de desigualdade não são resolvidos.

Ademais, em alusão às ideias do sociólogo Émile Durkheim, o “fato social” é geral, exterior e coercitivo aos cidadãos. Por conseguinte, o comentário agressivo é um “fato social”, pois instiga os demais usuários da rede a potencializarem as críticas sem a verificação da validade da publicação. Dessa forma, posto que notícias falsas são amplamente veiculadas, há a possibilidade que injustiças sejam cometidas justamente na busca por justiça. Logo, é preponderante o limite do uso da internet para promover levantes críticos em um perfil social, já que as discórdias e os discursos de ódio podem ser indevidos.

Depreende-se, portanto, que os impactos do cancelamento e uso ilimitado da rede constituem desafios. Para superá-los, cabe a mídia, grande difusora de informações e principal veículo formador de opinião, promover a importância da investigação das notícias nas plataformas digitais, por meio de publicações recorrentes que alertem os usuários das divulgações falsas na rede, a fim de não propiciar o cancelamento de inocentes. Além disso, faz-se necessário que as adversidades sociais, como ações segregacionistas e preconceituosas, sejam combatidas sem violência verbal ou física. Destarte, o uso da tecnologia estará aliado com o propósito de mudança social, como na Primavera Árabe.

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3 Correções

  1. parabéns! o texto está claro e bem estruturado! as ideias foram organizadas de maneira com que a leitura se tornasse fácil,e os repertórios foram bem desenvolvidos e de grande valia para o texto. o tema não foi tangenciado e a estrutura requerida está ótima. continue escrevendo e trabalhando em seus erros e acertos. tu vai longeeeeeee. boa sorte!!!!!!

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  2. Ótima redação Victória! Aqui vai uma outra ideia de como descrever o ato de cancelamento, acredito que ficaria mais compreensível se disposto dessa forma.

    O termo “cancelamento”, antes utilizado para serviços, compromissos e correlatos, na atualidade com a disposição da internet, ganhou um novo significado, a condenação de figuras públicas por atos considerados ofensivos.

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  3. Oie!

    Sua redação esta com estrutura correta, bem escrita e traz repetório.

    INTRODUÇÃO

    Apresentou contexto :
    “A popularização das plataformas digitais, no século XXI, possibilitou a ampliação das interações pessoais com o encurtamento do espaço-tempo. ”

    Abordou o tema deixando claro a compreenção dele:
    “Nesse contexto, tornou-se simples reunir indivíduos que apresentam opiniões semelhantes e desencadear movimentos sociais, como a Primavera Árabe em 2011. À vista disso, a prática de cancelar compromissos ou serviços expandiu-se e, na hodiernidade, figuras públicas são “canceladas” nas redes sociais, ou seja, são condenadas por atos ofensivos.”

    Sua tese esta bem clara:
    “Assim, convém analisar os impactos do cancelamento e os limites do uso da internet para as críticas.”

    “Assim, convém analisar”
    O CONVÉM esta no singular porém sua frase está no plural

    D1
    Apresentou um tópico frasal mostrando o que será falado no paragrafo:
    “Em primeira análise, a exposição nas comunidades digitais oportuniza processos de julgamento das atitudes do ser.”

    Sua explicação para o argumento ficou boa, explicou a obra citada e a conectou com a realidade:

    “Sob esse viés, a obra “A sociedade do espetáculo”, de Guy Debord, evidencia essa perspectiva, uma vez que as relações sociais são mediadas por imagens, isto é, o poder aquisitivo e os bens de consumo demonstram quem é o homem para outrem. Por esse pensamento, expressões preconceituosas, ofensivas e palavras mal compreendidas provocam abundantes comentários negativos e, possivelmente, fomentam o cancelamento.”

    Concluiu o paragrafo deixando claro a indignação com o problema:
    “Entretanto, observa-se que, com essas ações, há uma maior visibilidade para a figura pública, reproduz-se a lógica punitivista e os problemas estruturais de desigualdade não são resolvidos.”

    “Entretanto, observa-se que, com essas ações,…”
    Esse conectivo “entretanto” não é muito adequado pois contradiz o que foi foi falado antes, deixando meio sem sentido, use nesses casos um “como se pode ver”, quer isso dizer”, “por outras palavras”.

    D2
    Apresentou um tópico frasal mostrando o que será falado no paragrago:
    “Ademais, em alusão às ideias do sociólogo Émile Durkheim, o “fato social” é geral, exterior e coercitivo aos cidadãos.”

    Explicou a obra citada com coerência:
    ” Por conseguinte, o comentário agressivo é um “fato social”, pois instiga os demais usuários da rede a potencializarem as críticas sem a verificação da validade da publicação. Dessa forma, posto que notícias falsas são amplamente veiculadas, há a possibilidade que injustiças sejam cometidas justamente na busca por justiça.”

    Concluiu o paragrafo:
    “Logo, é preponderante o limite do uso da internet para promover levantes críticos em um perfil social, já que as discórdias e os discursos de ódio podem ser indevidos.”

    CONCLUSÃO:

    Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
    Agente- Quem fará?
    Ação- O que será feito?
    Modo- Como será feito?
    Detalhamento- De detalhes.
    Efeito- Qual o efeito esperado?

    Você apresentou duas propostas de intervenção:
    Primeira:
    Agente: “cabe a mídia”
    Ação: “ ”
    Modo: “por meio de publicações recorrentes que alertem os usuários das divulgações falsas na rede,”
    Detalhamento: “grande difusora de informações e principal veículo formador de opinião,”
    Efeito: “a fim de não propiciar o cancelamento de inocentes.”

    Segunda:
    “Além disso, faz-se necessário que as adversidades sociais, como ações segregacionistas e preconceituosas, sejam combatidas sem violência verbal ou física.”
    Mas como? Quem vai fazer? de detalhes e o efeito esperado
    Aqui nessa segunda você só apresentou a ação (o que será feito)

    Concluiu o paragrafo ligando com a introdução:
    ” Destarte, o uso da tecnologia estará aliado com o propósito de mudança social, como na Primavera Árabe.”

    Sua redação ficou muito boa parabéns, contudo, fique atenta a erros gramaticais e uso inadequado de conectivos. Além disso, busque trazer números e mais exemplos além de citações, mostrando outras áreas do conhecmento.
    Atenção também ao trazer a proposta de intervenção, uma só ja é suficiente.

    C1 Língua portuguêsa-160
    C2 Abordagem/gênero-200
    C3 Defesa/Coerência-160
    C4 Coesão/Articulação-160
    C5Prop. de intervenção-160
    Nota:840
    Espero ter colaborado com seus estudos!
    Boa sorte!
    :) <3

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