Efeito das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

  • 1

No filme “Tempestade: planeta em fúria” após uma série de desastres naturais – resultantes das mudanças climáticas -, cientistas criam um sistema por meio do qual eles podem controlar o clima. Não distante da ficção, no Brasil e no mundo o número de desastres naturais é cada vez maior. Isso ocorre em detrimento das mudanças de clima, que derivam de ações impensadas – a exemplo do desmatamento – acarretando o aquecimento global e a extinção de espécies.
Em primeiro plano, o aquecimento global é resultado do desmatamento desenfreado, além da queima de combustíveis fósseis. Neste sentido, no filme “O Lorax: em busca da trúfula perdida” após a derruba de todas as trúfilas das florestas, já não havia mais ar, o que levou a população a comprar ar engarrafado para sobreviver. Isto posto, com a redução do número de árvores -que transformam gás carbônico em oxigênio- os níveis de gás carbônico são cada vez mais altos , o que leva ao aumento do efeito estufa.
Em segunda análise, a extinção de espécies surge como efeito da problemática do parágrafo anterior, visto que com a Terra cada vez mais quente há o derretimento das calotas polares e a incidência das queimadas naturais, como ocorreu no início de 2020 nas florestas australianas. Analogamente, no filme “A era do gelo”, com o aquecimento global, as calotas passam a derreter, levando a morte e debandada de animais. Similarmente, a queima natural de florestas e derretimento do gelo faz com que o habitát natural de diversas espécies seja destruído e muitas delas acabam morrendo.
Portanto, é mister que a Organização das Nações Unidas, em parceria com a World Wildlife Fund, promovam campanhas de incentivo à preservação do meio ambiente e diminuição da queima de combustíveis fósseis, nas mídias sociais, de maneira que ocorra a diminuição da incidência de gás carbônico. Destarte, o nível de CO2 na atmosfera diminuirá, resultado na diminuição do efeito estufa, além de controlar as mudanças climáticas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite. (Não sou professor, mas darei minha opinião ao conhecimento que me pertence).
    Primeiramente, sua introdução foi bem elaborada, pois, você fez uma analogia de filmes em relação ao tema e encaixou muito bem.
    Seu desenvolvimento também merece elogio, a organização dos argumentos foi clara e consistente, sendo o desmatamento, derretimento de calotas polares, emissão de gases poluentes e as queimadas na qual ocasionam as mudanças climáticas.
    A conclusão também achei satisfatória, o mesmo apresentou o agente, a ação e o detalhamento.
    Continue com o ritmo meu caro, você tem um bom repertório, domínio da norma culta e conhecimento interdisciplinar, eu lhe parabenizo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.