Educação, um caminho humanizador na era do consumismo

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        A atual dinâmica estrutural da sociedade impõe ao homem a necessidade de se pensar acerca da sua relação com seus pares . Nesse sentido, diante de um mundo marcado por problemas caóticos de convivência consumista, a Educação assume papel imprescindível na formação social e emocional dos discentes que irão pertencer a uma nova geração de adultos posteriormente.

       Zygmunt Bauman –  renomado estudioso no campo das Ciências Humanas –  discorre, em um de seus livros sobre consumismo, acerca da aculturação estabelecida na Pós-modernidade como fator intrínseco ao Capitalismo da atualidade. Assim, o sociólogo ver que o homem se tornou apenas um sujeito consumidor. Desse modo, pode-se observar que uma educação familiar baseada na valorização do aspecto econômico em detrimento do humanizador favorece a falsa sensação de felicidade, bem como  gera sentimentos individualistas que compõe comportamentos contrários a empatia. Dito isso, nota-se que o consumismo relaciona-se com a exclusão, desigualdade, além de desencadear ações preconceituosas.

    A Educação como forma de transformação da realidade, pensamento comungado pelo educador brasileiro Paulo Freire, vem ao encontro ideal de buscar formar pessoas dotadas de caráter reflexivo sob os pilares da ética e moralidade. Em virtude disso, a escola, como espaço humanizador do sujeito, deve desenvolver a conscientização dos estudantes  a fim de formar indivíduos com o senso empático por meio de ações pedagógicas como: palestras de psicólogos ; atividades recreativas que ressaltem as consequências do perfil consumista; propor aulas temáticas que incidem em contexto socio-emocional, bem como no aspecto protagonista do discente.

     Portanto,  a Educação pode melhorar o convívio social através do estabelecimento reflexivo, promovendo a participação efetiva da família através do diálogo harmonioso sobre  a problemática do consumismo, assim como esforçar-se para a o desenvolvimento do senso conscientizador de seus discentes desde as primeiras séries da vida estudantil. Nesse sentido, a Educação se apresenta como um pilar, indiscutivelmente,importante na formação de uma sociedade pautada em princípios éticos de convivência societária no processo de humanização.

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1 Correção

  1. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 160
    No primeiro parágrafo “discorre em um de seus livros sobre consumismo…” não precisa de vírgula.
    Primeiro desenvolvimento
    – “Assim, o sociólogo vê…”
    – “Dito isso, nota-se que o consumismo relaciona-se com a exclusão, com a desigualdade…”
    Segundo desenvolvimento
    – “A Educação como forma de transformação da realidade – pensamento comungado pelo educador brasileiro Paulo Freire – vem ao encontro… ” – penso que o travessão combina mais nessa situação.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – 120
    No segundo desenvolvimento vc colocou soluções que deveriam estar na conclusão. Muito cuidado!

    Competência 3 – coerência do texto – 160
    Na introdução, você fala sobre “o ser humano pensar em sua relação com seus pares”, mas no decorrer do parágrafo não ficou clara a ligação entre essa parte e suas frases sobre consumismo e educação.
    No primeiro desenvolvimento eu fiquei muito confusa. Você precisa sempre se lembrar que o seu texto tem que ser escrito para uma pessoa que é leiga quanto ao tema, seja ele qual for, e nunca pode escrever como se o leitor fosse um intelectual. Você falou várias coisas e não explicou bem nenhuma delas. Por exemplo, você precisava explicar o que é aculturação e aí sim poderia argumentar sobre ela.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 120
    Sua conclusão poderia ter o que o segundo desenvolvimento teve. Ela é boa, mas um tanto superficial. Como foram dois desenvolvimentos, o adequado é pegar 2 soluções e explicar bem cada uma delas, utilizar agentes e explicar como as soluções serão realizadas por eles. Você não usou nenhum agente, isso é bem perigoso. Poderia ter escolhido o Ministério da Educação, por exemplo.

    Você tem uma ótima linha de pensamento e um excelente português. Escreva com mais calma, enxugue melhor o texto, pense bem nos desenvolvimentos e seja mais detalhado na hora da intervenção.
    p.s.: Seria legal se vc corrigisse uma redação minha tbm, eu ficaria agradecida.

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