Iniciante

Educação sexual nas escolas brasileiras

  • 0

Ensino, jovens, tabu. Essas são palavras-chave que caracterizam a educação sexual nas escolas brasileiras, uma que essa problemática está em evidência no século XXI, e segue sem alcançar o apelo necessário para ser resolvida. Nesse contexto, percebe-se uma situação de um grave problema de contornos específicos, em virtude do silenciamento do tema, e das consequências de não haver educação sexual dentro das salas de aula.
Em uma primeira análise, a falta de diálogo acerca do panorama em questão mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse sentido, o filósofo Alemão Jurgen Habermas, traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que o cenário como o da educação sexual nas escolas brasileiras seja resolvida, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a esse problema, que ainda é muito silenciado por muitas famílias, que na maioria das vezes se torna um tabu por causa de questões religiosas ou por ter receio de ter esse tipo de assunto discutido com os seus filhos. Assim, trazer à pauta essa temática e debatê-la amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Além disso, a educação sexual nas escolas do Brasil encontra terra fértil em não haver ensino sobre a problemática que está sendo abordada. Nesse viés, é possível mencionar que no período da a adolescência os jovens tende a começar a desenvolver frequentes dúvidas acerca do sexo e de tudo o que o engloba. Nesse sentido, é necessário destacar que a presença da família como também da escola é essencial nesse processo da vida dos adolescentes. Na série ” Sex Education”, Otis é um jovem que se tornou um terapeuta sexual para seus amigos, pois a procura de ajuda desses adolescentes era frequentemente. Isso mostra uma visão relacionada a importância de aulas de educação sexual nas escolas, para que possam suprir as necessidades dos adolescentes nessa faixa de transição.
Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para minimizar esse quadro. Como solução, é preciso que o Governo, em parceria com as escolas, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a importância da educação sexual no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores, alunos e convidados especialistas no assunto. Além disso, não devem se limitar aos alunos e professores, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam as questões relativas da educação sexual nas escolas e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.

Compartilhar

3 Correções

  1. O que eu mais gostei do texto foi a aplicação de conhecimento de mundo nessa redação. E de como conseguiu contextualizar com uma série atual (alem do pensador habermas que ficou otimo no texto) que atrai esse público-alvo , Os jovens. Parabéns pela redação e sempre busque melhorar cada vez mais, rebuscando o vocabulário pois evolução nunca é ruim

    • 0
  2. Oii!! Sua redação está muito bem redigida, vc, por meio de conectivos, cria uma link muito bom para compreensão do seu texto. Sua introdução tem 3 períodos, sendo o 1° pouco aplicado, ou seja, você usa 3 palavras como outra área do conhecimento, mas percebo que seu repertório não foi pertinente. Seu 2° período é o da contextualização, ele está bem elaborado, porém, você usa 2° período para contextualizar, e no 3°, você aplica a sua tese. Achei um pouco desorganizado, mas está muito bom. Seus estão bons também. Parabéns!

    • 0
  3. Oii bom dia .Obrigada por ter corrigido minha redação .Sua redação esta muito bem desenvolvida. Ligando cada argumento no parágrafo devido ,da pra notar que você tem um conhecimento de mundo amplo ,sua redação e muito bem contextualizada, continue treinando para que seu desempenho seja ainda maior. So assim sua nota vai lá em cima com leitura e prática. Ok tenha um bom dia.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.