Educação: Quem conhece esse direito?

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A Constituição Federal de 1988 trouxe várias mudanças, e entre elas está o direito de acesso à educação, sendo dever do Estado e da família promover que este seja executado. Contudo, há pessoas, principalmente as que vivem em regiões de periferia, e/ou que não tiveram nenhuma formação educacional, que desconhecem que elas têm, previsto pela lei, o direito de estudar. E é nesse contexto que o jornalista Gilberto Dimenstein defendeu em sua obra ”O Cidadão de Papel” a teoria de mesmo nome. Para Gilberto, um Cidadão de Papel é uma população que não conhece os direitos que a lei prevê a ela, ou ainda, a falta de execução das leis pelo Estado.

A princípio, sabe-se que uma das principais razões da evasão escolar é a necessidade do jovem – principalmente os meninos – de auxiliar na renda da família, precisando então abandonar a escola para se inserir no mercado de trabalho. Como resultado disso, há uma alta probabilidade desses jovens se envolverem com a criminalidade, pois uma pessoa com ensino tende a questionar, enquanto que é mais fácil ser convencido de algo aquele que não teve acesso ao ensino.

Por outro lado, muitas vezes no caso das meninas, nota-se uma necessidade de que elas cuidem dos irmãos mais novos e de que colaborem nas tarefas domésticas. Além disso, há também o abandono escolar como fruto de uma gravidez precoce, tornando-se ainda mais difícil para a adolescente retomar os estudos, visto que nem sempre outra pessoa pode cuidar de seu filho enquanto ela estuda.

Portanto, é imprescindível que o Governo Federal juntamente ao Ministério da Educação organizem medidas de combate ao abandono dos estudos, por meio de incentivos como auxílio de renda além do Bolsa Família para as famílias que mantêm os filhos na escola, a fim de manter as crianças e adolescentes estudando. O custo para acabar com a evasão escolar é menor do que o custo que esta acarreta. E dessa maneira, o número de cidadãos de papel, que não luta por seus direitos, irá diminuir no Brasil.

 

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3 Correções

  1. bom dia!
    tenho alguns pontos para chamar sua atenção:
    – sua introdução está boa, o repertório escolhido foi muito bom. o que faltou foi apresentar as teses que você iria argumentar sobre no desenvolvimento. isso não ficou claro e dificultou a compreensão do seu argumento.
    – é essencial adicionar um repertório, uma alusão ou uma citação em TODOS os parágrafos. isso garante 200 pontos na competência 4. no seu caso, senti a ausência desse fator nos dois parágrafos de desenvolvimento. caso dê um branco e você não consiga lembrar de nada, os dados dos textos motivadores servem justamente para isso.
    – na proposta de intervenção faltou deixar claro o grupo alvo dessa mudança; quem o governo está visando ajudar? ademais, tecnicamente o ministério da educação faz parte do governo federal, então o correto seria usar “por intermédio” em vez de “juntamente”.

    nota final = 200 + 160 + 180 +160 + 180 = 880

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  2. sua introdução, saiu um pouco do padrão por conta da suas 2 alusões, n sei se isso é bom, mas achei boa e clara, mas n sei no ponto de vista dos corretores, por mim eu deixava, mas por medo eu tirava kkkkkk.

    Desenvolvimento, esta claro, porém, cade a alusão? uma segunda fonte para comprovar oq vc diz? Vc usou 2 na introdução e nenhum nesses 2 parágrafos, acho q é importante vc fortalecer oq diz com uma alusão. Inclusive dava pra por sua alusão da introdução aq. Também uma sugestão é vc finalizar o parágrafo, tipo assim: “portanto, é necessário que medidas sejam tomadas” ou ” em síntese, precisa urgentemente mudar esse quadro”.

    Conclusão esta boa, esta completa, mas da sensação de que esta fraca, porém esta completa.

    Resumindo, seu texto esta muito bom ok? kkk é chatão receber criticas mas fazer oq, seu texto esta claro, organizado, esta ok.

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  3. Sua redação está muito boa, com ótimos argumentos e exemplos sobre a temática, além do domínio da norma culta. Só há alguns pontos a destacar:
    – Na introdução, foi usado um bom repertório no início, só faltou explicitar mais na tese sobre o que ia ser argumentado no texto, no lugar de falar da obra “O Cidadão de Papel”, esta que poderia ser usada em alguns dos desenvolvimentos ou até mesmo no início porque você citou ela na conclusão.
    – Nos dois desenvolvimentos, foram citados ótimos argumentos, mas faltou a legitimação, como uso de dados, citações, contextos históricos, que demonstraria maior conhecimento acerca do assunto.
    – Na conclusão, há a presença dos 5 elementos, mas seria interessante duas propostas de intervenção para ficar mais completo.

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 160
    TOTAL: 760

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