Educação pública de qualidade no Brasil: um direito a ser conquistado

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O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.

Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.

Em segundo plano, o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.

Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação deve investir mais em escolas públicas, por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias, fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital. E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.

Corrigir no padrão Enem, obrigada pessoal!

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6 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vou corrigir sua redação ao longo do seu texto ok?
    O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, ( ACHO QUE SERIA MELHOR SE VOCÊ FINALIZASSE ESSE PARAGRAFO E COMEÇASSE UM OUTRO COM ”TAL FATO PODE SER RELA…”) tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. ( AQUI FICOU A DESEJAR, EU ACHO QUE VOCÊ PODE CONECTAR MELHOR AS IDÉIAS DO FILME COM A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO PUBLICA) Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.

    Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções ( ESSE PERÍODO FICOU MUITO LONGO, DEIXOU ELE MUITO CANSATIVO, ALÉM DE NÃO DEIXAR MUITO ESPAÇO PARA A ARGUMENTAÇÃO ) . Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.( EU TÔ MEIO CONFUSA EM RELAÇÃO A IDÉIA QUE VOCÊ QUIS PASSAR , VOCÊ PODERIA TER EXPLICADO UM POUCO MELHOR NA SUA ARGUMENTAÇÃO, VOCÊ PODERIA TER DITO POR EXEMPLO QUE AS ESCOLAS PARTICULARES TEM UM MELHOR ENSINO,ESTRUTURAS E CONDIÇÕES DO QUE A PUBLICA POR QUE NELA OS RESPONSÁVEIS PELAS INSTITUIÇÕES SÃO MONETIZADOS PRA DAR UM ENSINO DE QUALIDADE NESSE CASO É POSSÍVEL VER UM REFLEXO DO CAPITALISMO NÉ EM QUE AS RELAÇÕES SÃO LIGADAS AO DINHEIRO, AI VOCÊ PODE MELHORAR ESSA EXPICAÇÃO QUE EU DEI, COLOCAR MAIS DETALHES E PROBLEMATIZAR MAIS ; D )

    Em segundo plano, o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino ( ACHO QUE AO INVÉS DE COLOCAR ESSE REPERTÓRIO DA CONSTITUIÇÃO VOCÊ PODERIA TER COLOCADO UM QUE COMPROVASSE QUE OS MINISTÉRIOS NÃO INVESTEM O SUFICIENTE, ASSIM , ESSA IDÉIA FICARIA MAIS FORTE ) . Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem ( ”TENDO QUE SE RECORREREM” FICOU UM POUCO ESTRANHO ) a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior ( EXPLIQUE POR QUE ), a fim de exemplo.

    Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação deve investir mais em escolas públicas ( É MEIO CHATO TER QUE COLOCAR O MINISTÉRIOS DA EDUCAÇÃO PRA RESOLVER UM PROBLEMA QUE ELE MESMO TÁ CRIANDO NÉ , MAS FAZER O QUE KSKKS ENEM NÉ , MAS SE VOCÊ PUDER COLOCAR OUTRO AGENTE AJUDARIA MUITO TMB) , por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias, fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital. E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição( FALTOU UM DETALHAMENTO)

    Enfim espero ter ajudado , não vou colocar nota pois eu acho que não sou muito justa ao colocar , mas sua redação é boa, dá pra ver que você escreve muito bem , continue praticando e bons estudos ;)
    PS; Desculpe pelos erros de digitação

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  2. Olá! Gostei muito de sua redação. Gostei da extrutura do seu texto . Ele apresenta uma boa tese , possui repertório sócio cultural . Seria apenas uma observação ,no segundo desenvolvimento acharia que deveria ser substituído a expressão “a fim de exemplo”. Sinte falta da sua tese na introdução …
    Competência 1 : 180
    Competência 2 : 200
    Competência 3 : 120
    Competência 4 : 200
    Competência 5 : 200

    Nota: 900. Parabéns pela nota !

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  3. ……….Competência 1: entre 180 e 200…………
    ………..Competência 2: entre 180 e 200…………….
    …………Competência 3: entre 160 e 200…………..
    …………Competência 4 : entre 160 e 200…………..
    ……….Competência 5: entre 160 e 200…………….

    Entre 840 e 1000
    👏👏👏👏👏👏👏👏

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  4. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

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  5. Olá, gostei muito da sua redação. Vou citar alguns pontos positivos e negativos que identifiquei.
    Pontos positivos:
    • Você soube argumentar bem
    • Você também soube usar bons repertórios e isso ajuda muito na competência 2
    • Não há muito erros de gramática

    Pontos negativos:
    • Senti falta de alguns conectivos no texto
    • Tente evitar períodos longos

    No mais é isso, sua redação está ótima. Continue praticando!!
    Entre 880 ou mais

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  6. Olá! Boa tarde!
    Sua redação me parece muito correta. Está bem pontuada, usou repertório nos 3 parágrafos, soube argumentar e etc. Entretanto, sua conclusão deve apresentar: conectivo de conclusão + reescrever a tese + proposta de intervenção. Você usou o conectivo de conclusão e a proposta de intervenção bem, mas não reescreveu sua tese.

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