Iniciante

Educação para cidadania : o conhecimento como instrumento político de libertação (corrijo de volta )

  • 1

 

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “ É no segredo da educação que se assenta, o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”. De fato, a educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o ambiente familiar, a interação entre ambos é muito importante, posto que o conhecimento adquirido, é um instrumento, que visa à convivência social, a cidadania e o início da consciência política. Contudo, é evidente no Brasil, a carência em estrutura especializada acerca da formação profissional da equipe e a ausência da participação familiar no desenvolvimento educacional do indivíduo.

A priori, a escola tem um papel fundamental na formação das crianças e dos adolescentes, visto que educar é um ato que visa preparar os alunos para a vida. Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, os profissionais não têm preparo para atender as necessidades educacionais, que funcionam para impulsionar os jovens ao conhecimento acerca da cidadania, com isso, a maior parte dos alunos não tem conhecimento sobre seus direitos, dos quais implicam no exercício da cidadania.
Outrossim, segundo o filósofo Rosseau, “ A educação do homem começa no momento do seu nascimento, antes de falar, antes de entender, já se instrui”, apesar da escola estar nesse processo, a família é que de fato inicia a formação do indivíduo, já que ela é o primeiro espaço para a formação moral e social da criança. Entretanto, muitas famílias não conseguem instruir de forma adequada, seja por falta de conhecimento, trabalho ou por não gostarem de participar do ambiente escolar, no que resulta a falta de interação do indivíduo na sociedade.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental, portanto, que haja uma melhor capacitação dos professores, para instruir os alunos, com o auxílio da mídia, como as propagandas para informar sobre os cursos disponíveis pelo Mec, para habilitar os profissionais. Ademais, o ministério da educação, deve por meio de verbas governamentais, implementar palestras que visem à inclusão da família no ambiente escolar. Dessa forma, o exercício a cidadania poderá ser melhor aplicado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ola, não precisa corrigir de volta. Segue abaixo minhas observações:
    – Introdução bem construída, com boa contextualização e tese bem definida;
    – Após uso de conjunções como “visto que” necessita de vírgula em seguida;
    – ” Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, os profissionais não têm” > ” Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, nas quais os profissionais não têm…”;
    – Ótimo uso de recursos coesivos, deixando o texto bem interligado e coerente;
    – “segundo o filósofo Rosseau, “ A educação do homem começa no momento do seu nascimento, antes de falar, antes de entender, já se instrui”, …” > penso que após esta parte caberia um ponto, ao invés de vírgula. Daí você já começa do mesmo jeito que está ali com o “apesar da…”;
    – Você não colocou o agente da primeira parte da proposta de intervenção, aquele que vai realizar essa capacitação dos professores;
    – nunca coloque uma sigla em um texto antes de identificá-la;
    – Ficou meio estranho você primeiro colocar a sigla MEC e no período seguinte colocar por extenso, é mais coerente colocar primeiro por extenso e deixar a sigla entre parênteses, após isso você pode usar só a sigla à vontade;
    – “o exercício a cidadania…” > “o exercício da cidadania…”;
    NOTAS:
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 120
    TOTAL = 880
    Espero ter ajudado de alguma forma, bons treinos!

    • 2
  2. Boa noite, vou falar algumas coisas que eu observei na sua redação.
    Você tem alguns erros de pontuação que te prejudicariam na competência 1. Por exemplo na citação do Kant tem uma vírgula errada, “é um instrumento” n fica entre vírgulas… Sugiro, então, que você procure observar mais onde vc coloca o ponto final e a vírgula.
    Observei tbm que faltou um pouco de coesão textual, o que prejudicaria a competência 4. Você utilizou poucos pontos nos seus parágrafos de desenvolvimento e, por isso, acabou tendo poucos elementos coesivos. Eu sugiro que você separe mais as orações do seu texto e sempre ligue elas com algum conectivo.
    Pra terminar, na sua conclusão a proposta ficou incompleta… faltou vc detalhar melhor suas duas intervenções. Por isso eu te aconselho a elaborar apenas uma proposta de intervenção, pois assim vc terá espaço para expor o agente, o modo, a ação e a finalidade com clareza e ainda detalhar algum desses elementos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.