Educação infantil no Brasil

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                                      A educação infantil no Brasil

  Durante o mandato do presidente Getúlio Vargas, a educação infantil brasileira se tornou prioridade do Governo Federal, ao reconhecer a importância do ensino infantil para o bem do país. Desse modo, é evidente o dever do Estado garantir um ensino adequado para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, não só a falta de investimentos em escolas, como também o desprezo familiar contraria tal direito.

  Em princípio, as crianças necessitam de um ensino qualificado para despertar o desenvolvimento cognitivo. Todavia, a educação pública, lamentavelmente, ainda não chegou a esse objetivo, uma vez que não há estrutura adequada que atenda de maneira confortável todas as crianças, como é retratado do documentário brasileiro “Pro Dia Nascer Feliz”, onde mostra a realidade do ensino público e privado de três Estados Nacionais, analisando a aprendizagem e o comportamento dos alunos sob um aspecto desigual. Em consequência, o futuro profissional desses estudantes é afetado, visto que não houve uma formação adequada na base de ensino.

  Ademais, a influência familiar é primordial para uma boa educação. Isso porque, segundo o sociólogo Èmile Durkheim, a família funciona como a primeira Instituição Social, é nela que os valores éticos e morais são apresentados para conviver em sociedade. Dessa maneira, à medida que a criança não tem estimulos dos pais para conhecer os moldes educacionais, ela cresce, infelizmente, fora do ensino. Por consequência, o número de jovens em idade escolar na rua ou no trabalho ilegal, aumenta demasiadamente.

  Portanto, a fim de garantir um ensino de qualidade, o Ministério da Educação – responsável pelo ensino público – deve criar metodologias de ensino as crianças. Isso será feito por meio de convênios com prefeituras municipais que cumpririam o acordo firmado, construindo crêches nas áreas rurais e urbanas da cidade. Adicionalmente, os Estados devem propagar no rádio e na redes sociais, a importância do acompanhamento da família na educação de seus filhos, assim, certamente,  pensamento do sociólogo será efetivado. 

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5 Correções

  1. INTRO
    -2 problemáticas facilmente identificadas
    -introdução por citação histórica
    -não consegui identificar a sua tese, ou seja, a sua crítica a respeito da temática, haja vista que “Desse modo, é evidente o dever do Estado garantir um ensino adequado para o desenvolvimento das crianças” é um saber universal, não uma opinião (-C2/-C3)
    -retire a vírgula após ‘Governo Federal’ e coloque uma após ‘desperzo familiar’ (2x -C1)

    D1 (a falta de investimentos em escolas)
    -uso de expressão pessoal: ‘lamentavelmente’ (é lamentável pra vc, mas pode não ser para outra pessoa) (-C4)
    -ausência de vírgula (frase explicativa): “adequada que atenda, de maneira confortável, todas as…” (-C1)
    -troque o ‘onde’ por ‘no qual’ (-C1)
    -período muito extenso, resultado na ausência de conectivos(-C4). É aconselhável que vc separe a afirmação da sua ideia (2° período) da sua citação, interligando elas com um conectivo. Desse modo, conclua o período colocando um ponto final após “confortável, todas as crianças” e comece a sua citação com um conectivo
    -parágrafo bem argumentado (+C3 / +C4)

    D2 (desprezo familiar)
    -acentuação ‘estímulos’ (-C1)
    -expressão sentimentalista ‘infelizmente’ (-C4)
    -bom uso de repertório (+C2)
    -sem erros gritantes de gramática (+C1)
    -durante todo o seu parágrafo vc argumentou sobre a familia e a influencia dela, porém, na sua tese de fechamento, vc citou algo que nem havia sido discutido ainda, o que deixou essa tese vaga(-C3), além do foco ter ficado um pouco perdido.(-C2) Você pode alterar esse sentido para o contexto do parágrafo adicionando uma ideia complementar que envolva a problematização do seu parágrafo: (ex) “…aumenta demasiadamente, resultante da ausência familiar que rege na sociedade hodierna”.

    CONCLUSÃO
    -ausência de crase: “…às crianças.” (-C1)
    -ausência de vírgula: “…prefeituras municipais, que cumpririam o acordo…” (-C1)
    -erro de acentuação: “creches” (-C1)
    -“no rádio” da ideia de objetivo; substantivo. O ideal seria na rádio/nas rádios (-C4)
    -não tem problema nenhum retomar às passagens do texto, não precisa ser necessariamente da introdução

    ação: criar metodologias de ensino as crianças
    agente: Ministério da Educação
    meio/modo: por meio de convênios com prefeituras municipais
    finalidade: a fim de garantir um ensino de qualidade
    detalhamento: que cumpririam o acordo firmado, construindo creches nas áreas rurais e urbanas da cidade

    |DICA|
    -não perca espaço falando muito sobre sua citação, o importante é sua tese
    -troque esses infelizmente/lamentavelmente… por erroneamente, negativamente…
    -cuidado com o uso da vírgula

    |NOTA|
    C1: 160 (vírgulas, crase, acentuação)
    C2: 160 (perda de foco e uso de senso comum, porém, bom uso de repertorios)
    C3: 180 (boa argumentação)
    C4: 160 (use mais conectivos e evite expressões sentimentalistas)
    C5: 200 (atendeu aos 5 critérios)
    NOTA: 860

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  2. *Competência 1: 160; algumas inadequações *Competência 2: 200 ;
    *Competência 3: 200 ;organizou muito bemargumentos no texto
    *Competência 4: 160, fez um bom uso dos conectivos intraparágrafo e interparágrafo *Competência 5: 180, o objetivo não ficou muito claro

    NOTA:900

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  3. 1 intro- cuidado na colocação de vírgulas.
    2 D1: você argumentou bem suas ideias,de forma que o leitor interprete bem.
    3 D2: o argumento foi muito bom e você lidou bem com as ideias apresentadas.
    Conclusão: você fez uma boa conclusão recontando a ideia do sociólogo.

    Continue assim que você vai longe!

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  4. Introdução: A contextualização histórica foi bem relacionada ao tema, mas senti falta da problematização. Você apresentou os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, indicando que houve um bom planejamento de texto. A frase: “Desse modo, é evidente o dever do Estado garantir…” ficou um pouco sem coesão, acho que ficaria melhor assim: “Desse modo, é evidente que o dever do Estado é garantir…”.
    Desenvolvimento 1: Você apresentou a ideia geral, desenvolveu e provou seus argumentos muito bem. A segunda frase ficou longa, o que pode prejudicar um pouco a fluidez da leitura, então ficaria melhor dividí-la em duas.
    Desenvolvimento 2: O argumento desenvolvido nesse parágrafo foi bem apresentado e as ideias estão bem conectadas.
    Conclusão: A primeira proposta de intervenção está bem completa, respondendo as cinco perguntas. Você retomou o sociólogo Durkheim, mas para mim não ficou muito claro como o pensamento dele vai ser efetivado. “Creches” não tem acento. O certo seria: “… metodologia de ensino para as crianças…”
    Nota: 880
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

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  5. Intro =
    Erro na colocação de vírgula na primeira sentença.

    D1 = “Em consequência…(do quê?)” – quanto mais especificar, melhor.

    Conclusão =
    na rádio ***
    O pensamento ***
    Você retomou o reportório exposto no D2, o ideal é retormar a tese da introdução.

    Geral =
    É preferível que substitua “infelizmente, lamentavelmente”, pois são expressões sentimentalistas e isso deixa seu texto muito pessoal.

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