Mestre

Educação financeira no Brasil

  • 1

No filme, ”Até que a sorte nós separe”, o personagem Tino acaba ganhando na loteria e vive uma vida de máxima ostentação. Pela falta de controle financeiro, o interprete acaba falindo e precisa da ajuda de um vizinho para sair dessa situação difícil. Desse modo, é necessário que o Governo Federal comece a focar nesse assunto.

A obra cinematográfica mostra que o consultor financeiro vai ensinando ao protagonista como cuidar de suas finanças, porém nem todos os brasileiros tem esse acesso a um conselheiro. Esse hábito de poupar e pensar no futuro é pouco explorado pela sociedade. Ademais, o problema piora com o grande histórico de endividamento e inflação que o país vem passando.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aproximadamente 11 milhões de famílias possuem alguma dívida. Ademais, a economia brasileira se encontra em péssimo estado e o planejamento focado no futuro deve ser primordial para sobreviver a situações de crise. Em soma, se não houver uma planificação das dividas, elas possivelmente poderão aumentar e causar transtorno no bolso de diversas pessoas.

Portanto, é necessário que o Ministério da Economia e o Ministério da Educação façam programas educacionais visando o planejamento de finanças dentro de todas as escolas no Brasil. Também, dentro dos colégios existiriam jogos e estudos para fornecer aprendizado financeiro para os estudantes visando que as próximas gerações saibam como controlar seus gastos. Dessa forma, o problema poderá ser trabalho e aos poucos sendo resolvido.

Compartilhar

3 Correções

  1. No filme, ”Até que a sorte nós separe”, o personagem Tino acaba ganhando na loteria e vive uma vida de máxima ostentação. Pela falta de controle financeiro, o interprete(1) acaba falindo e precisa da ajuda de um vizinho para sair dessa situação difícil. Desse modo, é necessário que o Governo Federal comece a focar nesse assunto.(2)
    1 – intérprete
    2 – você precisa fazer um paralelo da ficção com a realidade, por exemplo:
    “Fora da ficção, atualmente, a comunidade brasileira, em geral, passa por problemas semelhantes[…]”

    A obra cinematográfica mostra que o consultor financeiro vai ensinando ao protagonista como cuidar de suas finanças, porém nem todos os brasileiros tem esse acesso a um conselheiro. Esse hábito de poupar e pensar no futuro é pouco explorado pela sociedade. Ademais, o problema piora com o grande histórico de endividamento e inflação que o país vem passando.

    Observação: Por que as pessoas pensam pouco na vida financeira no Brasil? Quais as consequências disso? De que forma a inflação e endividamento pioram o problema?
    Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aproximadamente 11 milhões de famílias possuem alguma dívida. Ademais, a economia brasileira se encontra em péssimo estado e o planejamento focado no futuro deve ser primordial para sobreviver a situações de crise. Em soma, se não houver uma planificação das dividas(3), elas possivelmente poderão aumentar e causar transtorno no bolso de diversas pessoas.
    3 – dívidas

    Observação: Por que o planejamento focado no futuro não é aplicado na vida financeira dessas pessoas que têm dívida? De que forma o planejamento focado no futuro poderia ser realizado? Por que o planejamento focado no futuro é primordial para sobreviver a situações de crise? Dica: https://www.youtube.com/watch?v=TEphh6EIYGU&t=144s&ab_channel=Lumaeponto

    Portanto, é necessário que o Ministério da Economia e o Ministério da Educação(agente) façam programas educacionais(ação) (4) visando o planejamento de finanças(finalidade) dentro de todas as escolas no Brasil. Também, dentro dos colégios existiriam jogos e estudos para fornecer aprendizado financeiro(detalhamento) para os estudantes(4) visando(5) que as próximas gerações saibam como controlar seus gastos. Dessa forma, o problema poderá ser trabalho(6) e aos poucos sendo resolvido.
    4 – programas educacionais, visando[…](faltou vírgula)
    5 – evitar repetições de palavras iguais próximas.
    6 – trabalhado.

    • 2
  2. Olá!

    Nada a frisar na sua introdução, gostei muito. Nos dois desenvolvimentos, achei a argumentação bem trabalhada mas percebi que usou o mesmo conectivo, o “ademais”, não sei se isso tira pontos nos vestibulares mas acho que deveria evitar usar mais de uma vez no texto, só para garantir. Sua conclusão ficou impecável.

    Lembrando que não sou especialista no assunto, mas gostei muito da sua redação. Sucesso!

    • 1
  3. Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Bom.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Ótimo!

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Regular, pois em termos de diversidade cultural houve apenas apelo para prevenção. E a inflação? As adversidades? Prós e contras argumentos?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.