educação financeira nas escolas

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Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a educação, vê-se que a há muito tempo a educação financeira é vista como um problema. Isso acontece não só pelo aspecto cultural, mas também a lenta mudança da mentalidade social.

Sob esse viés, a população brasileira possui um histórico de consumir até mesmo quando não é necessário, com isso a maioria das famílias acabam ficando endividadas por fazerem compras em prestações e não saberem economizar. Segundo uma pesquisa feita pelo Endividamento e inadimplência do consumidor(Peic), o percentual de famílias com dividas chega a 70% e o Brasil atinge o maior nível em 11 anos.

Ademais, a sociedade costuma acreditar que apenas a classe alta precisa saber como cuidar da melhor forma do seu dinheiro, a parte menos rica também precisa de educação financeira para não entrarem em situações que poderiam ser evitadas se desde cedo tivessem aprendido sobre economia no colégio. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil o problema da educação financeira não encontra respaldo político ou social para ser solucionado.

Portanto, cabe ao Ministério da educação e o Ministério da economia criar palestras nos colégios com profissionais da economia, com o intuito que os jovens desde cedo saibam como lidar com dinheiro, em conjunto o Mec deve criar aulas que ensinem sobre o tema, que foquem com problemas que tem haver com o cotidiano, com o objetivo dos alunos aprenderem sobre economia.

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3 Correções

  1. C1: 120 (vírgula, concordância, acentuação, erros gramaticais).
    C2: 160 (Utilize mais dados e repertório).
    C3: 120 (explore mais o seu argumento e tenha projeto de texto)
    C4: 160 (coloque mais conectivos e cuidado com a repetição de palavras).
    C5: 120 ( incompleta).

    NOTA: 680.

    Lembre-se que os órgãos públicos devem ser escritos com letra maiúscula( Ministério da Educação)

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  2. Olá, tudo bem? No seu texto, conseguimos perceber que falta um pouco da estrutura que é esperada pelo enem.
    O meu comentário será com base nos meus conhecimentos de como a banca espera uma redação.
    Foco, você está no caminho certo. Espero que te ajude com minhas pontuações sobre sua redação…
    c1- 120 deve se atentar as vírgulas
    c2-160- Aqui é onde se trata do repertório sócio cultural, e ele deve ser legitimado, pertinente e produtivo. O seu não ficou produtivo, para ficar, é necessário que o repertório faça link com o tema. Descrever como tem a ver com a realidade.
    c3-120 pois faltou o projeto de texto aí, deixar claro a sua tese. E também todas as outras observações feitas nas outras competências, acabam implicando na pontuação dessa.
    c4-160- Procure enriquecer o seu texto com mais elementos coesivos.
    c5-120- A conclusão deve conter 5 elementos: AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO, MODO/MEIO e FINALIDADE. A sua conclusão encontra-se incompleta.
    DICA: De um resumo na sua introdução do que vai ser abordado no d1 e d2. Como assim um resumo? Mostrando a sua tese! Por exemplo:
    Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a educação, vê-se que a há muito tempo a educação financeira é vista como um problema. Visto que, muitas instituições de ensino ainda não trabalha isso com os alunos e esse embate continua em razão da negligência estatal e também a lenta mudança da mentalidade social.
    A negligência estatal e a lenta mudança… Seriam aí a sua tese, o resumo do que vai ser abordado no seu d1 e d2.
    Você está no caminho!!! Vai conseguir!

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  3. Oi :)
    Na introdução senti falta da sua tese. Aquilo que vc pensa sobre a educação financeira nas escolas

    Seus argumentos foram : (1)aspecto cultural (2) lenta mudança na mentalidade

    Respotas ao argumento 1 ( Mas e o aspecto cultural? Desde quando isso acontece?)
    *Sob esse viés, a população brasileira possui um
    histórico de consumir até mesmo quando não é
    necessário
    *famílias acabam ficando endividadas por fazerem compras

    Reposta ao argumento 2 (como essa mudança de mentalidade pode ocorrer?, Todos pensam dessa forma?)
    *sociedade costuma acreditar que apenas a classe alta precisa saber como cuidar da melhor forma do seu dinheiro.
    *a parte menos rica também precisa de educação financeira

    Proposta de intervenção ( Faltou detalhamento)
    Ministério da educação e o Ministério da economia criar palestras nos colégios com profissionais da economia (?)

    O Mec deve criar aulas que ensinem sobre o tema, que foquem com problemas que tem haver com o cotidiano(?)

    * A redação possui traços de autoria e respeita o gênero dissertativo argumentativo

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