Estudante

Educação Financeira e Qualidade de Vida

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Em seu livro intitulado “Do Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, notável educador financeiro, apresenta as características de orçamento e investimento, destacando suas diferenças. Contudo, tal aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade, sendo importante uma análise acerca do assunto.

Primeiramente, é crucial destacar o que torna orçamento e investimento diferentes. Este sugere organização geral do ciclo de entradas e saídas de caixa, – o seu principal objetivo é tornar as finanças pessoais sustentáveis. Esse, por outro lado, refere-se a multiplicar os recursos monetários disponíveis do orçamento, abrangendo, então, apenas um dos aspectos orçamentários. Conclui-se, portanto, que um está inserido noutro.

Todavia, o supracitado é, por vezes, confundido pela sociedade, de modo que visualiza os investimentos como sua gestão orçamentária. O efeito disso é, em muitos casos, a desistência de melhora de qualidade de vida, já que, sem a gestão das entradas e saídas, é insustentável a busca por investimentos. Não é de se surpreender, nesse âmbito, que a maior parte da população não possui reserva de emergência – equivalente a seis meses de salário -, mas saiba investir na bolsa de valores.

Compreende-se, assim, que orçamento e investimentos são conceitos distintos, mas que devem ser abordados em conjunto. Entretanto, grande parte da população brasileira, ao não possuir tal conhecimento, desiste de usar seus recursos financeiros de maneira adequada, pondo em risco, desse modo, sua qualidade de vida.

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10 Correções

  1. D1:
    “Este sugere organização geral do ciclo de entradas e saídas de caixa, – [1] o seu principal objetivo é tornar as finanças pessoais[2] sustentáveis.”
    [1] Aqui suponho ter sido um erro de digitação, mas entre a vírgula e o travessão, é preferível utilizar o último nesse tipo de frase. Talvez até poderia colocar dois pontos. Gosto dessas duas pontuações (travessão e dois pontos) por darem destaque.
    [2] Um detalhe; o orçamento não serve apenas para finanças pessoas, pode haver um orçamento empresarial também, então eu não sei se o principal objetivo é pessoal, acredito que ambos sejam igualmente relevantes. Porém, dentro da argumentação, está ok.

    D2:
    “Todavia, o supracitado é, por vezes, confundido pela sociedade[3], de modo que visualiza os investimentos como sua gestão orçamentária.”
    [3] Eu trocaria a palavra “sociedade” para diversificar o vocabulário, porque você a utilizou na introdução. Mesmo que tenha sido um parágrafo antes, acho melhor não arriscar e escrever algo como “maioria das pessoas” e isso, naturalmente, exigiria modificar a concordância do verbo.

    “Não é de se surpreender, nesse âmbito, que a maior parte da população não possui reserva de emergência – equivalente a seis meses de salário -, mas saiba investir na bolsa de valores.”
    Qual é a fonte dessa informação? Parece-me que seria necessário citá-la.

    A palavra população também foi repetida na conclusão, e dessa vez está mais próximo, então é melhor substituir “da população brasileira” por “dos brasileiros” e fazer, novamente, as alterações necessárias de concordância.

    O texto segue corretamente a estrutura dissertativo-argumentativa, está muito bem escrito. Parabéns! Continue escrevendo ;-)

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  2. Em seu livro intitulado “Do Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, notável educador financeiro, apresenta as características de orçamento e investimento, destacando suas diferenças. Contudo, tal aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade, sendo importante uma análise acerca do assunto.

    Comentário: Introdução clara e bem estruturada. A referência ao livro de Thiago Nigro estabelece uma base sólida para o desenvolvimento do tema.

    Primeiramente, é crucial destacar o que torna orçamento e investimento diferentes. O orçamento sugere organização geral do ciclo de entradas e saídas de caixa, e o seu principal objetivo é tornar as finanças pessoais sustentáveis. O investimento, por outro lado, refere-se a multiplicar os recursos monetários disponíveis do orçamento, abrangendo, então, apenas um dos aspectos orçamentários. Conclui-se, portanto, que um está inserido no outro.

    Comentário: Parágrafo bem desenvolvido e articulado. Sugiro apenas uma pequena correção na última frase para melhorar a fluidez: “Conclui-se, portanto, que um está inserido no outro.”

    Todavia, o supracitado é, por vezes, confundido pela sociedade, de modo que visualiza os investimentos como parte de sua gestão orçamentária. O efeito disso é, em muitos casos, a desistência de buscar uma melhora de qualidade de vida, já que, sem a gestão das entradas e saídas, é insustentável a busca por investimentos. Não é de se surpreender, nesse âmbito, que a maior parte da população não possui uma reserva de emergência – equivalente a seis meses de salário -, mas saiba investir na bolsa de valores.

    Comentário: O parágrafo está bem elaborado e apresenta uma reflexão importante sobre a confusão entre orçamento e investimento. Sugiro apenas algumas pequenas correções para tornar o texto mais claro.

    Compreende-se, assim, que orçamento e investimentos são conceitos distintos, mas que devem ser abordados em conjunto. Entretanto, grande parte da população brasileira, ao não possuir tal conhecimento, desiste de usar seus recursos financeiros de maneira adequada, pondo em risco, desse modo, sua qualidade de vida.

    Comentário: Conclusão concisa e que reforça a importância da educação financeira para a qualidade de vida.

    Espero que esses comentários ajudem a esclarecer as correções feitas e a aprimorar ainda mais a sua redação!

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  3. Introdução:

    “Em seu livro intitulado “Do Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, notável educador financeiro, apresenta as características de orçamento e investimento, destacando suas diferenças. Contudo, tal aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade, sendo importante uma análise acerca do assunto.”

    Seu parágrafo está bom, eu não tenho o costume e não conheço bem a técnica de deixar os argumentos em aberto na introdução e aborda-los apenas nos desenvolvimentos. Mas se isso for uma boa forma de ser avaliado no Enem, então está bom!

    Desenvolvimento 1:

    “Primeiramente,(1)
    é crucial destacar o que torna orçamento e investimento diferentes. Este sugere organização geral do ciclo de entradas e saídas de caixa, – o seu principal objetivo é tornar as finanças pessoais sustentáveis. Esse, por outro lado, refere-se a multiplicar os recursos monetários disponíveis do orçamento, abrangendo, então, apenas um dos aspectos orçamentários. Conclui-se, portanto, que um está inserido noutro.”

    (1) Em alguns vídeos de professores, e de alunos com 900+ que eu já vi, dizem que não é indicado o uso desse conectivo “primeiramente “, ao invés disso substitua por: a priori, diante desse cenário, etc.

    Conclusão:

    “Compreende-se, assim, que orçamento e investimentos são conceitos distintos, mas que devem ser abordados em conjunto. Entretanto, grande parte da população brasileira, ao não possuir tal conhecimento, desiste de usar seus recursos financeiros de maneira adequada, pondo em risco, desse modo, sua qualidade de vida.”

    Não consigo identificar os 5 elementos da proposta de intervenção obrigatórios na prova do Enem: agente, meio, ação, detalhamento e finalidade. Se seu objetivo é o Enem, recomendo que pesquise e estude mais sobre a estrutura da redação Enem.

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  4. se for modelo enem: não ficou claro quais seus argumentos na introdução, o 1: aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade e o 2?
    no desenvolvimento 1, deveria falar sobre seu argumento 1, que é o fato de ser pouco conhecido pela sociedade, mas ao meu ver, parece que ficou mais expositivo e não argumentativo.
    No 2 o msm.
    Na conclusão, para ser modelo enem, pesquise os 5 pilares.
    Mas vc tem uma boa escrita e uso de conectivos.

    Se não for modelo enem, desconsidere td.

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