No filme “ A procura da felicidade”, é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que cidadãos têm o bem-estar social afetado por dívidas decorrentes da ausência de educação financeira. Logo, torna-se preciso analisar os fatores influenciadores de tal conjuntura: negligência familiar e governamental.
De início, é válido ressaltar a importância da família para a introdução da educação financeira na vida dos indivíduos. Pois, segundo o modelo sistêmico do terapeuta Salvador Minuchin, a família é a principal influência comportamental do ser humano. Entretanto, com a carência de tempo decorrente da exarcebada preocupação com o êxito pessoal, comportamento característico da sociedade moderna, responsáveis negligenciam a aplicabilidade dessa didática para seus filhos. Com efeito, introduzem na sociedade indivíduos que não sabem conviver com finanças, o que pode contribuir para crise econômica do país e endividamento de cidadãos.
Outrossim, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática,visto que, sendo o responsável por garantir o bem-estar social apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em que os direitos só tangem apenas a teoria por falta de cumprimento e expressividade. Diante disso, apresenta-se para sociedade um aparente estado de anomia,o que faz a população não reivindicar a implementação da didática financeira em seu cotidiano.
Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de inserir a educação financeira na vida de todos. Por isso, é necessário que o Governo federal aliado às instituições de ensino, promova campanhas educacionais a cerca do tema, por meio das mídias sociais e digitais, a fim de tornar público a importância dessa disciplina. Além disso, é ideal que o mesmo agente promova a inserção da matéria de educação financeira desde o ensino fundamental e estenda essa iniciativa aos familiares por intermédio de reuniões mensais, para que seja sanada a problemática. Dessa maneira, o exposto no filme “ A procura da felicidade” não será mais uma realidade de brasileiros.
Willyans
No filme “ A procura da felicidade”(1), é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que (2)cidadãos têm o(3) bem-estar social afetado por dívidas decorrentes da ausência de educação financeira. Logo, torna-se preciso analisar os fatores influenciadores de tal conjuntura: negligência familiar e governamental.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- os cidadãos*.
3- têm o seu*.
De início, é válido ressaltar a importância da família para a introdução da educação financeira na vida dos indivíduos. Pois(1), segundo o modelo sistêmico do terapeuta Salvador Minuchin, a família é a principal influência comportamental do ser humano. Entretanto, com a carência de tempo decorrente da exarcebada(2) preocupação com o êxito pessoal, comportamento característico da sociedade moderna, (3)responsáveis negligenciam a aplicabilidade dessa didática para seus filhos. Com efeito, introduzem na sociedade indivíduos que não sabem conviver com finanças, o que pode contribuir para crise econômica do país e (4)endividamento de(5) cidadãos.
1- não se utiliza “pois” depois de ponto final, só após ou entre vírgula.
2- exacerbada”.
3- os responsáveis*.
4- e para o endividamento*.
5- eu trocaria por “dos cidadãos”.
Outrossim, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática,visto que, sendo o responsável por garantir o bem-estar social (1)apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” (2)do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em que os direitos só tangem apenas a teoria por falta de cumprimento e expressividade. Diante disso, apresenta-se para sociedade um aparente estado de anomia,o que faz a população não reivindicar a implementação da didática financeira em seu cotidiano.
1- vírgula.
2- vírgula.
Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de inserir a educação financeira na vida de todos. Por isso, é necessário que o Governo federal(agente)(1)(2) aliado às instituições de ensino, promova campanhas(ação) educacionais a (3)cerca do tema, por meio(modo) das mídias sociais e digitais, a fim de tornar público a importância dessa disciplina(finalidade). Além disso, é ideal que o mesmo agente(agente) promova(4) a inserção da matéria de educação financeira(ação) desde o ensino fundamental(detalhamento) e estenda essa iniciativa aos familiares(5) por intermédio (modo)de reuniões mensais, para que seja sanada a problemática(finalidade). Dessa maneira, o exposto no filme “ A procura da felicidade” não será mais uma realidade de brasileiros.
1- letra minúscula.
2- vírgula.
3- acerca*.
4- repetição de palavras próximas, evite isso.
5- vírgula.
C1: 120
C2:200
C3:200
C4:200
C5:200