Aprendiz

Educação financeira

  • 0

No filme “ A procura da felicidade” é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou que gozasse dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, visto que, cidadãos têm o bem-estar social afetado por dívidas decorrentes da ausência de educação financeira. Logo, torna-se preciso analisar os influenciadores para tal conjuntura como: a negligência do papel da família e do Estado.

A priori, é válido ressaltar a importância da família para a introdução da educação financeira na vida dos indivíduos. Pois, segundo o modelo sistêmico do terapeuta Salvador Minuchin, a família é a principal influência comportamental do ser humano. Entretanto, com a carência de tempo decorrente da exaustiva jornada de trabalho responsáveis negligenciam a aplicabilidade dessa didática para seus filhos. Desse modo, introduzem na sociedade indivíduos que não sabem conviver com finanças, o que pode configurar uma frustração no êxito profissional podendo evoluir para depressão e outros problemas sentimentais.

Em segunda análise, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática. Visto que, sendo o responsável por resguardar os direitos e garantir o bem-estar social apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein,em que, os direitos só abrangem apenas a teoria devido a ausência de cumprimento e expressividade. Nesse sentido, esse cenário apresenta-se para sociedade como um estado de anomia o que faz a população não reivindicar a implementação da didática financeira em seu cotidiano.

Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de inserir a educação financeira na vida de todos. Por isso, é necessário que o Governo Federal aliado às escolas promova campanhas educacionais a cerca do tema por meio das mídias sociais e digitais, a fim de tornar público a importância dessa disciplina. Além disso, é ideal que o mesmo agente promova a inserção da matéria de educação financeira desde o ensino fundamental e estenda essa iniciativa aos familiares através de reuniões mensais, visando sanar com a problemática. Dessa maneira, o exposto no filme “ A procura da felicidade” não será mais uma realidade de brasileiros.

Compartilhar

6 Correções

  1. Ótima redação, vejo pouco a se acrescentar aqui.
    Concordo com os comentários feitos pelo Daniel, tome cuidado com o uso de gerúndios e repetição excessiva dos mesmos termos, pois isto torna a leitura bastante cansativa. Corretores são humanas, e o humor deles pode afetar a correção, é sempre uma possibilidade a se considerar. É visível seu conhecimento em termos de vocabulário, então busque utilizá-lo colocando conectivos novos no lugar das citadas repetições pelo (novamente hehe) Daniel.

    C1: 160 (motivos já ditos)
    C2: 200 (compreendeu a proposta)
    C3: 200 (repertório extenso, soube selecionar diversas informações e diluí-las para fortalecer seu argumento)
    C4: 200 (boa aplicação dos mecanismos de conexão, ou melhor, ótima)
    C5: 200 (proposta completinha, parabéns!)

    • 1
  2. Parabéns pela sua redação!

    Sucesso…

    Sua introdução ficou muito boa….
    Seus desenvolvimentos também estão bons, porém achei que faltou vc ser mais crítica nos desfechos finais de cada parágrafo.
    Sua intervenção está perfeita com um fechamento a altura.

    Dica: Tente não escrever verbos gerúndios em suas redações e também não repetir muito as palavras, veja no teu texto tem: 11 palavras “para” e 6 “que” cuidado…. entre outras…

    Felicidades e novo 2021 para você!!!

    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 200
    C5 = 200
    ================= 920 PONTOS

    • 1
  3. Olá, não possuo muito conhecimento sobre as redações mas digo que seu texto ficou muito bom, vc incluiu bem o filme no contexto, colocou também autoridades no seu desenvolvimento mostrando que você possui um bom repertório cultural além de fazer uma conclusão completa. Sempre busque melhorar e chegará longe. Meus parabéns continue assim, Deus abençoe.

    • 0
  4. Parabéns pelo texto

    Você demonstra elevado domínio da norma escrita, uso de referências, tese bem delimitada,possui coesão e coerência,texto bem organizado, conclusão bem definida, porém faltou os resultados esperados com tais soluções que você mencionou. Essa redação vale entre 850 a 980 pontos, não esqueça de de escrever os resultados esperados

    • -1
  5. Boa alusão na introdução e ótima retomada na conclusão. Vi num vídeo, acho que foi do Lucas Felpi ou Débora Aladim que não é muito bom colocar esse “a priori” na primeira parte do desenvolvimento; reparei tmbm em alguns errinhos no emprego da vírgula, mas nada muito gritante. Conclusão Simples e objetiva.

    • -1
  6. posso declarar que ficou muito boa e so quero ganhar pontos e é issoooooo muita obrigada mano sdbchdb hcbkhsdbchbsjd d hd WB Cbdchbdhsbchb hwcy dcvgdvgcv yeg WEBDvbgvuycvuyaevbudchbhcbuadcguadvcgvagd vdcauvcbushabchbsubchbsdhbcbausbshasuhbcuhabsdhuc cd sbacubhdsbc shdc dshb ahsd j asd x sbch sdbb s ds dhsh d d h sh k dk h KH SH Kk vtvycvvgvEm segunda análise, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática. Visto que, sendo o responsável por resguardar os direitos e garantir o bem-estar social apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. De

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.