EDUCAÇÃO FAMILIAR EM QUESTÃO NO BRASIL

  • 0

Na obra intitulada “Brasil, País do Futuro”, Stefan Zweig, autor austríaco, defende a ideia da nação se tornar umas das mais importantes mundialmente. No entanto, décadas depois, sua previsão não foi concretizada e os desafios que envolvem a educação familiar – garantidora de acesso à aprendizagem e desenvolvimento pessoal– são um dos empecilhos para isso. Observa-se, assim, que isso se dá em decorrência do descaso educacional e do isolamento social.

Com efeito, é nítido que a negligência por parte de instituições educacionais repercute, sem dúvida, como uma persistente falta de apoio aos pais e responsáveis quando estes pretendem ensinar seus filhos em casa. Isso pode ser exemplificado pelo pensamento do filósofo Immanuel Kant, o qual acreditava que no problema da educação assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Sob essa ótica, percebe-se que quando o pilar da educação não é garantida– em outras palavras, a falta de preparo ofertado aos tutores para que possam desenvolver a didática correta que lhes permitam ensinar seus filhos em casa– não é possível fazer com que a humanidade se aperfeiçoe. Dessa forma, as crianças acabam por adquirir uma educação familiar deficitária, o que pode vir a comprometer seu acesso futuro à uma universidade e posterior entrada no mercado de trabalho.

Além disso, a separação social entre a criança e o ambiente escolar reflete, também,  na contribuição para uma sociedade má desenvolvida. Tal questão ocorre, pois, segundo Mário Sérgio Cortella, educar é papel da família, entretanto, com a ausência de preparo adequado os tutores não conseguem ofertar educação com integridade. Com isso, devido ao fato da criança estudar em casa, ela não participa do ciclo social ,por exemplo,  atividades com outras crianças e conversas em grupos, desse modo, seu desenvolvimento pessoal ficará  comprometido, o que dificultará relações com outras pessoas e poderá desenvolver quadros de segurança e ansiedade.

Portanto, ao entender que os deficits na educação familiar gerados por sua má execução estão diretamente ligados ao desenvolvimento da criança, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe às instituições educacionais, mais especificamente as universidades públicas, promover cursos de capacitação aos pais e responsáveis para que estes aprendam a forma correta de lecionar aos seus filhos em casa. Tal ação, deverá ocorrer por meio de um projeto social que ensine tanto online quanto presencialmente, o qual deverá contar com aulas semanalmente, nas quais, explique e ensine a forma correta de se lecionar em casa e instrua os tutores a utilizar todos os materias escolares, a fim de que as problemáticas envoltas da educação familiar sejam mitigada e as crianças tenham pleno acesso à educação. Ademais, cabe aos pais e responsáveis matricular seus filhos em escolas, mesmo que estes estudem em casa, para que assim possam frequentar esse ambiente regularmente e se desenvolver completamente

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito do seu texto, vc foi bem plausível na hora de escrevê-lo. A introdução está muito boa, gostei bastante do seu repertório sociocultural (Brasil, país do futuro). Os parágrafos de argumentação são um caso à parte, estão muito bem elaborados, com os argumentos bem destacados. Por fim, a conclusão sem duvida está impecável, com todos os elementos bem destacados e interligados.

    Notas por competências:

    C1 200
    C2 200
    C3 200
    C4 200
    C5 200

    Nota total: 1000

    Parabéns, é uma redação exemplar!!

    • 1
  2. olá, irei corrigir apenas a estrutura e argumentação pois não sou boa em gramática.

    Na obra intitulada “Brasil, País do Futuro”, Stefan Zweig, autor austríaco, defende a ideia da nação se tornar umas das mais importantes mundialmente. No entanto, décadas depois, sua previsão não foi concretizada e os desafios que envolvem a educação familiar – garantidora de acesso à aprendizagem e desenvolvimento pessoal– são um dos empecilhos para isso. Observa-se, assim, que isso se dá em decorrência do descaso educacional e do isolamento social. [ gostei da introdução ]

    Com efeito [ já ouvi muitos professores falando que é bom começar com um conectivo como “Primeiramente’, “Em primeira análise”, só uma dica !] , é nítido que a negligência por parte de instituições educacionais repercute, sem dúvida, como uma persistente falta de apoio aos pais e responsáveis quando estes pretendem ensinar seus filhos em casa. Isso pode ser exemplificado pelo pensamento do filósofo Immanuel Kant, o qual acreditava que no problema da educação assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Sob essa ótica, percebe-se que quando o pilar da educação não é garantida– em outras palavras, a falta de preparo ofertado aos tutores para que possam desenvolver a didática correta que lhes permitam ensinar seus filhos em casa– não é possível fazer com que a humanidade se aperfeiçoe. Dessa forma, as crianças acabam por adquirir uma educação familiar deficitária, o que pode vir a comprometer seu acesso futuro à uma universidade e posterior entrada no mercado de trabalho. [ Bom, gostei do argumento.]

    Além disso, a separação social entre a criança e o ambiente escolar reflete, também, na contribuição para uma sociedade má desenvolvida. Tal questão ocorre, pois, segundo Mário Sérgio Cortella, educar é papel da família, entretanto, com a ausência de preparo adequado os tutores não conseguem ofertar educação com integridade. Com isso, devido ao fato da criança estudar em casa, ela não participa do ciclo social ,por exemplo, atividades com outras crianças e conversas em grupos, desse modo, seu desenvolvimento pessoal ficará comprometido, o que dificultará relações com outras pessoas e poderá desenvolver quadros de segurança e ansiedade. [ boa argumentação]

    Portanto, ao entender que os deficits na educação familiar gerados por sua má execução estão diretamente ligados ao desenvolvimento da criança, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe às instituições educacionais, mais especificamente as universidades públicas, promover cursos de capacitação aos pais e responsáveis para que estes aprendam a forma correta de lecionar aos seus filhos em casa. Tal ação, deverá ocorrer por meio de um projeto social que ensine tanto online quanto presencialmente, o qual deverá contar com aulas semanalmente, nas quais, explique e ensine a forma correta de se lecionar em casa e instrua os tutores a utilizar todos os materias escolares, a fim de que as problemáticas envoltas da educação familiar sejam mitigada e as crianças tenham pleno acesso à educação. Ademais, cabe aos pais e responsáveis matricular seus filhos em escolas, mesmo que estes estudem em casa, para que assim possam frequentar esse ambiente regularmente e se desenvolver completamente. [ acredito que vc não precisava colocar essa ultima frase]

    Você desenvolveu uma boa estrutura, gostei bastante dos argumentos, você poderia resumir mais os parágrafos.
    Espero ter te ajudado, continue escrevendo!

    • 1
  3. – introdução adequada ao tema ocorreu o posicionamento.

    no 3 parágrafo com a situação de Mário Cortella, quando ele diz que educar é papel da família, ele se refere a educação como formação de uma pessoa, como caráter, já é escolarização é o dever dos professores fazendo assim que isso seja um pedação da educação. portanto faz com quer o parágrafo perca sentido.

    o desenvolvimento estabeleceu as conexões lógicas entres os argumentos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.