Educação em tempos de isolamento social. Como equalizar o ensino nesse cenário?

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*Se possível corrigir com as competências do Enem*

Educação durante a pandemia e as desigualdades sociais

 

Em meio à pandemia do novo coronavírus que assola o ano de 2020, um dos setores que foi afetado e carece de atenção  é o setor educacional. Uma vez que foram implementados o isolamento e o distanciamento social, a fim de diminuir a transmissão da Covid-19. As estratégias de retomada do ensino tiveram dificuldades, tais como níveis de ensino, idade dos alunos, ensino público ou privado e acesso às plataformas digitais.

Primeiramente, o modelo de ensino presencial, visa o contato direto entre os alunos e o trabalho em equipe, e uma vez que o vírus em circulação é altamente contagioso, tais interações foram impossibilitadas. Para além disso, continuar com ano letivo traz ainda outros problemas, a exemplo da maioria das escolas particulares: como lidar com as plataformas digitais e adaptar os alunos a esse novo modelo de ensino, onde eles precisam ser autônomos no processo de aprendizagem, especialmente as crianças, que necessitam de um maior acompanhamento na hora de desenvolver atividades remotas, que utilizam sistemas de internet.

Por outro lado, temos também uma grande parcela da sociedade que tiveram as aulas suspensas na maior parte das cidades, trata-se do ensino público, que abarca 70% dos alunos do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que muitos desses estudantes não têm acesso aos meios básicos para a educação à distância, como celular e internet. Há uma grande disparidade na distribuição de renda dos brasileiros, o que dificulta para que sejam adquiridos os equipamentos necessários, uma vez que a internet no Brasil é um serviço privado.

Portanto, com o intuito de equiparar os meio de acesso à educação, em meio a esse momento de flagelo da sociedade, é necessário o apoio do poder público, para auxiliar os alunos de menor renda e fornecer os meios necessários para que o acesso ao ensino seja mantido com qualidade, por meio de distribuição de internet e equipamentos para o estudo à distância. Ademais a colaboração das famílias e sociedade se faz indispensável para evitar a evasão escolar em meio a pandemia, pois segundo Nelson Mandela “A arma mais poderosa para mudar o mundo é a educação”.

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2 Correções

  1. Introdução: achei muito boa, mas em modelo de enem, a introdução precisa proporcionar ao menos dois caminhos, são esses que você vai citar e abranger em cada desenvolvimento. Uma sugestão é logo na introdução você apresentar o porque é importante o setor educacional, não vi seu ponto de vista claro logo no início, o que é importante, pois logo na introdução o corretor vai saber o que você vai defender ao longo do texto, resumindo, você só apontou um fato, que a pandemia está prejudicando a educação e está tendo dificuldade em sua retomada. Seria mais viável após apresentar o tema igual você fez, colocar “Nesse sentido, convém analisar as causas e consequências dessa problemática”, ou ainda “Nesse sentido, convém citar as dificuldades digitais e a desigualdade por parte do ensino público como fatores inteiramente ligados a esse impasse”, você até sinalou isso na sua introdução, mas não facilitou muito ao corretor, precisa deixar bem explícito os assuntos que você vai relacionar ao tema, pois são estes que vão dar a base ao resto do texto.
    No desenvolvimento mais uma vez só vi fatos, não há um ponto de vista, uma argumentação firme, senti falta de um “é inadmissível por causa de …”, “isso não deve ser aceito pela sociedade por …” Ou seja, você apresenta o fato, igual você fez, mas precisa complementar com uma opinião pessoal, uma conclusão do que você deixou expôs. Senti falta de conectivos como “Nesse viés, Logo, Assim, Ademais, Além disso” entre outros, é viável que a cada duas linhas e meia coloque um conectivo.
    Conclusão: Faltou uma introdução logo no início, um exemplo de introdução “Portanto, é necessário que medidas precisam ser tomadas a respeito desse problema” e assim começar a proposta de intervenção, você apresentou duas propostas, mas nenhuma por completo, nenhuma atingiu as 5 competências, é melhor apresentar uma só com todas as competências.

    Enfim, depois de muita crítica (espero que construtiva, sério) vou elogiar muito você pelo portfólio e afins, gostei bastante do seu vocabulário, achei um vocabulário rico e tenho certeza que você é capaz de desenvolver uma redação do enem nota 1000.
    Sua redação está ótima, mas com foco no enem muitas coisas precisam ser acrescentadas, indico algumas vídeo aulas a respeito pra você ter uma base de como deve fazer redação modelo enem, foi isso que muito me ajudou, tenho certeza que depois que você pegar a prática vai ser só sucesso.

    Parabéns e foco no 1000!!

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  2. BOA TARDE! Sou só uma estudante, mas vou deixar aqui minhas observações sobre sua redação.

    – Ficou difícil entender quais argumentos você ia defender no texto. Tente deixá-los bem definidos na introdução.
    – No D1 você não desenvolveu o argumento, na verdade, adicionou outro. Ficou bem vago. Tente desenvolver seu argumento do tópico frasal e embasar direitinho.
    – No segundo o tópico frasal não ficou muito bom. Tome cuidado, porque vejo que você está deixando bem vagos seus argumentos.
    – Na conclusão lembre de detalhar todos os elementos que o enem pede.

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