*MODELO ENEM*
Em meio à pandemia que assola o ano de 2020, um dos setores que foi afetado e carece de atenção, é o setor educacional. As estratégias de retomada do ensino esbarram em dificuldades, tais como níveis de ensino, idade dos alunos, ensino público ou privado e acesso às plataformas digitais.
Primeiramente, o modelo atual de ensino visa o contato direto entre os alunos e o trabalho em equipe. Uma vez que foram implementados o isolamento e o distanciamento social, a fim de diminuir a transmissão do novo coronavírus, tais interações foram impossibilitadas. Para além disso, continuar com ano letivo traz ainda outros problemas, a exemplo da maioria das escolas particulares: como lidar com as plataformas digitais e adaptar os alunos a esse novo modelo de ensino, especialmente as crianças, que necessitam de um maior acompanhamento na hora de desenvolver atividades remotas.
Por outro lado, temos também uma grande parcela da sociedade que tiveram as aulas completamente paradas, trata-se do ensino público, que abarca 70% dos alunos do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde muitos desses estudantes não tem acesso aos meios básicos para a educação à distância, como celular e internet. Além disso, faltam a esses discentes acompanhamento por parte da família, uma vez que sem o auxílio do professor se faz necessária a presença de um adulto para supervisionar e tirar possíveis dúvidas.
Com o intuito de equiparar os meio de acesso à educação, em meio a esse momento de flagelo da sociedade, é necessário o apoio do poder público, para auxiliar os alunos de menor renda e fornecer os meios necessários para que o acesso ao ensino seja mantido com qualidade. Ademais a colaboração das famílias e sociedade se faz indispensável para evitar a evasão escolar em meio a pandemia.
Vanderlan Deise Vando
Boa tarde! sua redação é boa, mas tem alguns ponto que deve ser aclarados.
No D1 ficou meio confuso essa sua colocação( o modelo atual de ensino visa o contato direto entre os alunos e o trabalho em equipe.)
Deu a intendente que seria o contato dos alunos com o trabalho em equipe. :) ficou ambígua. possibilidade de mais de uma interpretação.
No D2 vc generalizou aqui ( temos também uma grande parcela da sociedade que tiveram as aulas completamente paradas, trata-se do ensino público) note que vc deixa claro que o ensino publico está parado, mas não é bem assim, há cidades que implantou, mesmo que falho, o sistema de aulas online.
Espero ter ajudado, abraços!
veramacedox
Olá, tudo bem? Logo de inicio vi que sua introdução ficou bem menor que o restante do seu texto e é sempre bom manter um texto visualmente harmonioso, senti falta também de você falar brevemente do que seria abordado nos parágrafos seguintes. Muito bom seus parágrafos argumentativos, só senti falta de uma critica que marcasse sua autoria criticando o problema exposto. Sua conclusão ficou muito superficial, faltou mais detalhamento. Meu conselho para a intervenção do ENEM é que você responda sempre essas 4 perguntas na conclusão:
O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação)
Quem deve resolver o problema? (Agente social)
Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo)
O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)
Essas perguntas eu peguei do site Beduka para te explicar melhor, o artigo todo é muito bom e pode te ajudar bastante. Lembre-se também de escolher uma dessas 4 perguntas para fazer um detalhamento maior. Espero ter ajudado, bons estudos e sucesso!
jordluvjm
olá. Sua redação está em um caminho muito bom entretanto ainda consigo visualizar algumas falhas.
Na sua introdução acredito que falta uma característica marcante para da um impacto.
Seu parágrafo de argumentação 1: achei muito expositivo não vi sua opinião sobre isso. Precisaria destacar mais essas dificuldades que você citou.
seu parágrafo de argumentação 2: Ainda muito expositivo não vejo sua opinião a cerca do assunto.
conclusão: Não responde todas as perguntas necessárias para a conclusão modelo ENEM.
sua nota ficaria entre 600~700.
Tente prestar atenção nos parágrafos de argumentação e deixar mais implícita seu ponto de vista sobre o assunto.