Educação e suas vertentes

  • 0

A educação é um meio fundamental para o desenvolvimento sociocultural da sociedade. É também, um direito a todos que é corroborado pela Constituição federal, (CF) que visa expandi-la através do estado. Contudo, tal literalidade não é vista na pratica, ficando apenas no texto constitucional.

 

Primeiramente, segundo o ativista politico Nelson Mandela: ” A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Visto isso, nota-se que a educação tem um poder transformador nas vidas da pessoas, por meio dela o indivíduo consegue ter acesso e um entendimento melhor das coisas, influenciando diretamente no seu estilo de vida, pois com tal conhecimento conseguirá ter por exemplo: um emprego melhor, uma saúde melhor e, também proporcionar melhores condições aos membros de sua família.

Entretanto, nota-se que o acesso à educação ainda é um percalço nas vidas dos Brasileiros. No ano de 2018, segundo o (IBGE), Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, havia cerca de 11,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais  não alfabetizadas, o que perfaz uma taxa de 6,8 porcento.  Vale ressaltar também a dificuldade de levar o ensino a determinadas regiões do país, devido a uma precária urbanização, além do mau reconhecimento dos profissionais educacionais.

Desse modo, cabe ao estado realmente efetivar o que diz o texto constitucional. E , em parceria com o Ministério da Educação, direcionar um maior investimento nas politicas publicas visando uma maior expansão do ensino, buscando parcerias com empresas de ensino facilitando o acesso dos Brasileiros. Efetivando, também, a contratação de mais profissionais, e valorizando os mesmo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:

    Expôs-se o posicionamento do autor quanto à decadência da educação brasileira, haja vista os postulados constitucionais. Não obstante, seria interessante elencar os dois núcleos da sua tese na introdução, com o objetivo de informar o leitor preliminarmente a respeito do desenvolvimento da dissertação.

    Desenvolvimento:

    2° parágrafo: você soube usufruir da alusão, mostrando argumentos e exemplos de como a educação é essencial para o bem-estar do indivíduo.

    3° parágrafo: com dados, conseguiu fundamentar a tese de que a educação está sendo negligenciada pelo Governo.

    Conclusão:

    Respondeu as 4 questões (quem, o que, como e para que), além de um detalhamento pertinente ao desdobramento das ações cabíveis. Contudo, faltou retomar algo citado na introdução, de modo a finalizar o texto com coesão, indicando um bom planejamento para tecê-lo.

    Nota: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.