Regente

Educação e isolamento social: desafios no sistema educacional.

  • 0

No ano de 2020, uma nova realidade se levantou fazendo com que professores e alunos, se adaptassem e enfrentassem um grande desafio. A Educação à Distância (EaD), tem sido o meio de se concretizar a base da aprendizagem. Todavia, em meio a pandemia do covid-19 presente em todo o mundo, o sistema educacional apresenta crescentes desafios em sua estrutura. Desse modo, enfatizam-se como causas: a falta de cultura da auto aprendizagem e a ausência de recursos básicos a sociedade estudantil.

Em primeiro lugar, salienta-se que o sistema educacional que está presente no Brasil, inspirado no modelo Iluminista a qual, os alunos apresentavam total submissão a figura do professor. Nesse sentido, desde o período Iluminista o aluno acostumou-se a ser passivo com os estudos, realidade que por sua vez caracteriza o ensino à distância. Dessa forma, enquanto houver mentalidade passivo por parte dos estudantes aos estudos, as consequências se tornam visíveis dentre elas, a ausência de mecanismos no desenvolvimento intelectual em meio a sociedade, causados visivelmente pelo pensamento recluso.

Outrossim, destaca-se ausência de recursos básicos a sociedade estudantil como fator regente do problema. Nesse contexto, mediante a obra “Contrato Social”, do filósofo Rousseau, cabe ao estado desenvolver ações que visem o bem-estar coletivo, entretanto, observa-se que no Brasil hordieno a proposta de sistematização do ensino à distância, esbarra na ausência do Estado na distribuição de recursos básicos à grande parcela dos estudantes que por sua vez, expõe-se como consequência, a impossibilidade da constante evolução no sistema educacional no país. Nessa perspectiva, não há maneiras de aprender remotamente ou presencialmente, convivendo com a inexistência de mecanismos básicos destinados a área de ensino.

Logo, é necessário que eu MEC juntamente com o Governo Federal, ampliarem projetos que por meio de palestras e vídeo aulas, visem estimular os alunos à desenvolverem a auto-aprendizagem, garantindo a formação de cidadãos críticos no meio social, erradicalizando assim, os pensamentos passivos. Ademais, é dever do Governo Federal atuar mediante a criação de campanhas desenvolvidas com base em fiscalizações, apresentar como objetivo, averiguar as ofertas de recursos básicos ao sistema de ensino remoto, garantindo o bem-estar estudantil. Como efeito, a Educação se fortalecerá.

 

 

✓ se possível corrigir mediante as competências do Enem.

✓ Na folha deu 30 linhas.

✓obg…. (っ.❛ ᴗ ❛.)っ

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:
    Na primeira frase acredito que poderia ter dito qual o grande desafio;
    Faltou uma vírgula após “covid-19”;
    Colocar hífen em auto-aprendizagem.

    Desenvolvimento 1:
    Após “Iluminista” deveria ter uma vírgula;
    “Por sua vez” deveria vir entre vírgulas;
    Após “visíveis” deveria ter uma vírgula ou ponto.

    Desenvolvimento 2:
    Faltou o artigo “a” após “destaca-se”;
    “No Brasil” deveria vir entre vírgulas;
    Substituir “na” por “a” na parte “na ausência do Estado”;
    “Por sua vez” deveria vir entre vírgulas;
    Depois de “consequência” não deveria ter vírgula.
    Antes de “entretanto” mudar a vírgula por ponto.

    Conclusão:
    Substituir “eu” por “o”;
    Explicar a sigla “MEC”;
    Após “MEC” adicionar vírgula;
    Usar o ampliar no singular, visto que está se referindo apenas ao MEC;
    Antes de “por meio de” adicionar vírgula;
    Mudar o verbo “apresentar” no infinito para “apresentando”;
    Faltou a resposta para a pergunta “Para que?”

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.