Educação dos surdos no Brasil

  • 1

No filme “a familia belier”, é narrada a história de uma jovem, que encontra a oportunidade de estudar fora, entretanto ela chega ao impasse de deixar os pais e o irmão surdos, que dependem dela para a comunicação, sendo ela que traduz a linguagem dos sinais. Fora do mundo cinematográfico, é nítido que a população de surdos deparam-se com grandes dificuldades e sofrem com a discriminação, por não conseguirem eventualmente desfrutar da comunicação diária. Diante desses aspectos, torna-se essencial à discussão para intervir esses problemas.
Em primeira análise, na Grecia antiga pessoas deficientes eram totalmente desprezadas, muitas vezes mortas quando bebês, e em hipótese nenhuma considerados cidadãos. Com milhares de anos já passado, ainda encontra-se as situações de intolerância e discriminação aos deficientes. Impondo-os às grandes dificuldades diárias de convivência. Além disso, a falta de apoio e oportunidades são, imensuravelmente, um grande obstáculo dessa parcela da sociedade.
Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o estados é o principal responsável em garantir o bem-estar da sociedade. Todavia, isso não vem ocorrendo no Brasil, uma vez que deficientes auditivos se deparam  com escolas que não possuem preparo eficiente, sendo essas, altamente desprovida do conhecimento da libras, língua dos sinais, além disso, professores não são preparados para obterem esse conhecimento da libras, impossibilitando a comunicação entre os docentes e os discentes prejudicados. Impedindo muitos dos portadores de surdez chegarem a obterem conhecimentos básicos.

Em suma, medidas cabíveis devem serem tomadas para superar esses conflitos sociais, o governo deve impor projetos para a requalificações de professores em libras, aumentando a grade curricular do ensino fundamental e médio, inserindo a libras como conteúdo disciplinar para todos os alunos. Ademais, é fundamental para haver o cessamento das discriminações é essencial o investimento em campanhas televisivas e em escolas, enfatizar às necessidades da inclusão social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei de sua redação a abordagem inicial foi bem concisa você colocou bem os argumentos,e citou fatos históricos,foi bem argumentado,poderia na finalização ser mais enfática quanto a relação de inclusão e determinar as soluções são só libras, mas condições de informatizar para uma melhor comunicaçao onde isso já é possível para quem é cego.

    • 1
  2. Gostei muito do seu texto, e concordo que a comunidade surda deve ser incluída, não só na rede educacional, mas em todos os lugares! Há alguns erros, mas isso se melhora com o tempo!
    Parabéns, que tenhamos a inclusão e que um dia todos nós possamos pensa da mesma forma que você pensa!
    A comunidade surda agradece 🤟🏻

    • 1
  3. Pelo visto vc domina o assunto…Todavia,seu texto não está bem organizado,pois, primeiramente não há parágrafos ( Introdução, desenvolvimento, 1 e 2 se a redação for para o ENEM e conclusão) Encontrei erros ortográficos e pelo que vi vc se empolgou de mais com as vírgulas…rsrsrs
    VOU TRANSCREVER SEU TEXTO E APONTAR OS ERROS ( VOU ENVIAR NO PRIVADO,porque vou fazer um ”mapinha” com dicas também)
    Irei mandar um anexo…
    Bjo
    Nota final:860

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.