EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL

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O livro “O Menino do Dedo Verde” de Maurice Druon narra a história de Tistu, um menino que, ao não se adaptar à rotina escolar, é expulso da escola e obrigado a ter aulas em casa com o professor Bigode. Contudo, o modelo de educação domiciliar é extremamente prejudicial ao desenvolvimento saudável da criança, além de se afastar exponencialmente da realidade brasileira. Essa inaplicabilidade se deve tanto à falta de condições de algumas famílias de manter esse ensino, quanto pela necessidade de interação social das crianças , o que prejudica a já crítica educação do país.

Segundo o filósofo Jeremy Bentham, o bem é aquele que atinge o máximo de indivíduos possíveis . Porém, com a implantação de uma educação caseira, apenas pessoas abastadas, com boas condições financeiras dariam um bom ensino aos filhos, com professores particulares, e equipamentos tecnológicos, por exemplo, enquanto as mais pobres-que são a maioria- seriam totalmente excluídas do cenário educacional. Logo, a educação domiciliar não é uma opção válida, e só deixaria ainda mais evidente o já imenso abismo entre pobres e ricos.

Ademais, o método dialético de Sócrates defende o diálogo como forma de alcançar o conhecimento. Porém , a educação domiciliar impossibilita a interação social entre as crianças, tão importante desde a mais tenra idade para o desenvolvimento de habilidades essenciais para toda a vida, como o trabalho em equipe. Assim, o ensino caseiro cria uma bolha, e forma cidadãos mimados e sem capacidade de resolver e lidar com problemas ou outros indivíduos.

Destarte, é necessário que o Estado invista na educação escolar , com o envio de verbas aos governos, que devem melhorar o ensino, fornecendo incentivos aos professores, e equipando melhor as escolas, com livros e materiais didáticos, a fim de mostrar às famílias que esse é o método de ensino mais benéfico ao aprendizado das crianças, e assim, desestimular o ensino caseiro, tão prejudicial aos infantes. Cabe ainda a essa instituição de poder através propagandas mostrar os prejuízos causados ao estudante por esse método, a fim de que a história de Tistu não se repita.

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2 Correções

  1. Parágrafo[1]-Gostei da sua dissertação, porém o seu repertória não teve coesão com o seu período posterior “o modelo de educação domiciliar é extremamente prejudicial ao desenvolvimento saudável da criança, além de se afastar exponencialmente da realidade brasileira.” você poderia ter exemplificado essas situações ou primeiramente trocado seu repertório para algo que comprovasse a sua tese (ex;relatória de uma pesquisa em relação as desvantagens que as crianças que possuem educação domiciliar tem, prejuízos que essas crianças enfrentam..). acho que você poderia ter removido ” o que prejudica a já crítica educação do país.” no final do parágrafo.Por conseguinte, eu não consegui intender bem sua tese de desenvolvimento (pesquise videos sobre como melhorar a coesão na redação).[2].”pobres-que são a maioria-“(o uso do hífen neste caso está errado).Em relação a sua tese acho que você poderia pesquisar sinônimos de palavras para dar maior credibilidade ao seu texto.[3].” cria uma bolha, e forma cidadãos mimados ” acho que nesse trecho você poderia ter se expressado de outra maneira(lembre-se que o texto dissertativo-argumentativo tem que ter linguagem clara, para que qualquer pessoa consiga compreender e concordar com o seu ponto de vista.[4].Você poderia ter citado o Governo Brasileiro invés de ” o Estado” e o Ministério da educação invés de “aos governos” e em relação ao último período “Cabe ainda a essa instituição de poder através propagandas mostrar os prejuízos causados ao estudante por esse método, a fim de que a história de Tistu não se repita.” ele parece estar deslocado no parágrafo, acho que seria melhor remove-lo.

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  2. Introdução: Você apresentou um repertório sociocultural relacionado ao tema e deixou bem claro seu posicionamento sobre o assunto e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.
    Desenvolvimento 1: Acho que você organizou suas ideias de forma bem clara e concisa, mas antes de apresentar a citação, teria sido melhor iniciar o parágrafo com o tópico frasal do primeiro argumento. A segunda frase ficou um pouco longa, o que pode prejudicar a leitura, então ficaria melhor dividi-la em duas.
    Desenvolvimento 2: Assim como no primeiro desenvolvimento, senti falta do tópico frasal no início do parágrafo. Você repetiu a conjunção “porém”, procure diversificar e usar outras, como: No entanto, entretanto, todavia, contudo.
    Conclusão: A proposta de intervenção está bem completa e detalhada.
    Nota: 920
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 180
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

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