Educação domiciliar

  • 1

Pode-se afirmar que a educação domiciliar caracteriza-se como o ensino acadêmico da criança em sua residência, promovido pelos próprios pais ou por professores particulares. Nesse sentido, a educação domiciliar contrapõe-se à educação formal prevista em lei, prejudicando a criança e privando-a de um ensino de qualidade. Nesse âmbito, convém analisar as principais causas, consequências e possível solução para esse impasse social e educacional de suma importância.

No que tange à prejudicialidade da educação domiciliar, pode-se entender a privação do ambiente escolar como uma das principais causas, uma vez que os jovens só têm acesso ao ambiente doméstico, podendo afetar negativamente a sua formação como cidadão. Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado brasileiro prover uma educação de qualidade aos seus cidadãos. Logo, não cabe aos responsáveis pela criança o dever de instruí-la academicamente, visto que tal atitude pode ser muito nociva para a mesma.

Em consequência do ensino em domicílio, pode ocorrer uma má formação educacional no indivíduo, uma vez que o ambiente doméstico não conta com a instrumentalização fornecida por uma instituição de ensino. Além disso, outro aspecto relevante é o fato de que a aparente educação domiciliar pode, muitas vezes, ser utilizada como meio de ocultar um grave problema social, como, por exemplo: o trabalho infantil ou a violência doméstica, conforme o Centro de Referências em Educação Integral (CENPEC).

Tendo em vista os aspectos observados, pode-se concluir que é mister a ação do Estado brasileiro para contornar essa prejudicialidade atual. Em síntese, cabe ao Ministério da Educação proporcionar um ambiente escolar de qualidade, por meio de reformas estruturais em instituições de ensino, em especial as públicas, visando ofertar um local propício a educação, com o intuito de fornecer as crianças e adolescentes uma educação de qualidade conforme é previsto na Constituição Federal.

 

Oie, tudo bom?❤ Se possível, corrijam conforme as competências do Enem e dando a nota pfv

Thanks por lerem❤

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa Norma Padrão e Compreensão de proposta, ótima estruturação de texto e argumentações, proposta de intervenção razoável. lhe aconselho só analisar alguns erros de gramática e continuar nessa linha de construção de redação. Parabéns, ótima Redação apenas se aprimore cada vez mais que bons resultados virão!!! Continue Assim

    • 1
  2. sua escrita é ótima!
    não vi erros mas tenho palpites para melhorar sua escrita.
    *Não coloque “pode-se afirmar”, pois parece que tinha algo antes desse termo. Comece apenas com “a educação domiciliar…”
    *Use mais de um agente na conclusão, pois não devemos colocar a “culpa” em apenas um órgão
    *Falta repertório sociocultural, sua estrutura é ótima. Mas o repertório ajuda a conseguir 200 pontos na C3.
    espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.