Iniciante

Educação. Direito ou Privilégio?

  • 1

A ”Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel no livro ”The Metropolis and Mental Life” – ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que necessitam de maior atenção. Conquanto, os altos índices de crianças e adolescentes fora da escola vem se reverberando em meio a sociedade, tendo em vista a banalização do tema apresentado.

Primordialmente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse problema. Nesse sentido, cabe acrescentar a trivialização de tal empecimento, de modo a contribuir aos baixos índices de frequência escolar registrados no Brasil.

Ademais, a constituição federal de 5 de outubro de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 6 direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Segundo o INEP, existem ainda cerca de 2 milhões de jovens fora da escola. Diante de tal exposto, é nítido o descaso com essas pessoas e a normalização da situação em que se encontram. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por meio dos Governos Estaduais criem escolas com horários funcionais variados. Em contrapartida a gestão pública deve dar a devida situação de estudos para a família dessas crianças, dando a devida situação de vida para que possam focar nos estudos. Assim, se consolidará uma sociedade mais humanitária, onde o povo em conjunto com seus governantes não exerçam a ”Atitude Blasé” como afirma George Simmel.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite!
    Voce escreve muito bem!

    Sua introducao esta boa tente ser mais clara na tese;
    Os desenvolvimentos tem que ter um topico frasal, repertorio sociocultural, explicacao do repertorio e um desfecho final bem critico. E deve ter 3 ou 4 periodos e todos interligados por conectivos!

    Sua intervencao esta boa.

    Dica: evite repeticoes de palavras…

    C1 – 180
    C2 – 180
    C3 – 160
    C4 – 180
    C5 – 200 ====== 900

    • 1
  2. INT:
    -demarque a sua tese na introdição do texto

    DES1:
    -tome cuidado ao utilizar o termo “ausência”- vc pode ter certeza que ñ existe absolutamente nenhuma medida? Substitua por “escassez” ou “insuficiência”.
    -desenvolva melhor o seu argumento, utilizando exemplos ou dados oficiais que sustentem o que foi ressaltado.
    -crie uma ligação/ponte com o próximo parágrafo.

    DES2:
    -“documento mais importante do país”: afirmação perigosa de se fazer e insignificante para a qualidade do texto. Sugiro tirá-la.

    CONC:
    -cuidado com a repetição de termos (“devida situação” x2)
    -o tema da redação abre espaço para discutir sobre desigualdade social. Será que apenas “horários funcionais variados” seria uma intervenção para um problema evidenciado sobretudo por questôes econômicas?
    -retome a sua tese

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.