Educação básica no Brasil

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Promulgada pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 1948, a declaração dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, a falta de materiais didáticos e a ausência de infraestrutura nas escolas impossibilita que uma parcela da população desfrute bem desse direito universal na prática. Nessa perspectiva esses desafios devem ser superados para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o principal fator para que o país se desenvolva. Contudo o Brasil não possui o sistema público de educação eficiente e isso é claramente refletido na população brasileira. Diante do exposto, é necessário ressaltar que a falta de materiais pedagógicos é um impasse na educação, segundo sistema de avaliação da Educação Básica  (saeb), 61,4% dos diretores das escolas públicas disseram que em 2017 não houve livros suficientes para todos os alunos. Isso dificulta que todo o conteúdo programado seja cumprido pelos professores.

Faz-se Mister, ainda, salientar a ausência de infraestrutura, isto é, muitas escolas não possuem laboratório de ciências e de informática, biblioteca, banheiros adequados e uma estrutura básica. De acordo com o pedagogo Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda, ou seja, investir na educação é apoiar a transformação da sociedade.

Diante  dos fatos supracitados é necessário que medidas sejam tomadas  a fim de que esses dilemas sejam resolvidos, pois o crescimento de um país está diretamente ligado à educação. Nesse contexto é essencial que o governo federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC) aumente a disponibilidade de materiais didáticos nas escolas e que ofereçam recursos para que haja uma melhoria na infraestrutura escolar. A partir dessas ações espera-se uma melhoria no sistema educacional.

 

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7 Correções

  1. Bom dia !
    Desenvolvimento I :
    Comece sempre com conectivos como: Em primeira análise, primeiramente , entre outros.
    Desenvolvimento II:
    Pode também usar conectivos, se caso o seu desenvolvimento I tem haver com o desenvolvimento II, use alguns como por exemplo, além disso, ademais…
    Se caso o seu desenvolvimento II nao tem ligação com o desenvolvimento I, voce pode colocar Em segunda analise, por outro lado , entre outros!

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  2. Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Competência 5: 120
    Pontos para aprimorar:
    1- uso de vírgula em expressões como: “Neste Contexto”, “contudo”…
    2- evitar o senso comum. Em um dos parágrafos n houve repertório;
    3- Usar o “repertório” no início do parágrafo, pois poderá desenvolver os 3 períodos dele. Tipo: repertório, argumentação e conclusão.
    Procure firmar mais a “Tese”, ou seja, falar seus argumentos no inicio para desenvolver dps;
    4- Adicionar mais conectivos no texto, de forma que ele torne-se mais coeso, como por exemplo, no início do parágrafo para retomar o que foi dito na introdução. Ex.: ademais, nessa conjuntura, nesse contexto, nesse viés…
    5- Na conclusão, deve-se responder quatro perguntas:
    Quem? O quê? Como? Para quê?
    Neste caso, falto o “como?” ( por meio de quê?) e um pouco do “para quê?”
    Dica: leia algumas redações nota mil!!
    P.s.: vc escreve legal, só precisa aprimorar. 🌻😊

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  3. Bom dia.
    Gramática.
    1.”…a falta de materiais didáticos E a ausência de infraestrutura nas escolas impossibilitaM…” vb no plural por causa da conj aditiva E.
    2. A vírgula após “contudo” é recomendável. Na verdade, os próprios gramáticos tratam isso como caso facultativo, de modo q ñ configura um erro ñ usá-la. Mas, numa redação ,pra evitar descontos de pontuação por causa dessas polêmicas , eu usaria.
    3. “…possui O sistema público…”. Trocaria o O pelo UM, ficando “…possuiu UM sistema…”
    4. Vale lembrar, vale ressaltar etc. Use essas expressões com moderação.
    5.”…um impasse na educação…”. Porque é um impasse ? R: porque “…dificulta que todo o conteúdo programado seja cumprido pelos professores”. Veja que vc faz uma afirmação e coloca o seu argumento bem depois, distante dessa afirmação. Colocou ,entre a afirmativa e o seu respectivo argumento, um dado com uma frase gigante. Além disso, colocou um ponto final antes. No meu caso optaria por “Diante do exposto, é necessário ressaltar que a falta de materiais pedagógicos é um impasse na educação, UMA VEZ QUE dificulta que todo o conteúdo programado seja cumprido pelos professores. ISSO SE EVIDÊNCIA pelos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), segundo OS QUAIS 61,4% dos diretores das escolas públicas afirmam que em 2017 não houve livros suficientes para todos os alunos.”. Sacou? Vc basicamente tinha feito assim afirmação + dados + argumento. Nessa nova construção houve só a inversão (afirmação + argumento + dados) e o uso de alguns conectivos amarrando uma coisa a outra.
    6. “…Diante dos fatos supracitados…” ? Porque ñ usou um simples “portanto ou dessa forma”?
    Cuidado com isso. Tem examinador que ñ gosta disso ñ, isto é, o uso de uma expressão grande quando se pode usar algo mais simples e objetivo. Quer dizer…obviamente sou aluno, mas se eu você um examinador acharia no mínimo desnecessário.
    Conteúdo.
    1.Tese muito boa.
    2.Senti falta de um aprofundamento no fato de haver essa escassez de materiais didáticos. Tipo, vc poderia colocar como causa pra esse problema a falta de investimento em educação pelo Poder Público, por exemplo, e aí entrar com algum dado sobre investimento do Gov na educação.
    3. “…e isso é claramente refletido na população brasileira…”. Faltou aquele exemplinho de como isso reflete na população.
    4. Proposta de intervenção pouco detalhada.
    Na intervenção vc só diz que o Gov deve disponibilizar mais materiais. Porém COMO ele faria isso ? Colocando mais dinheiro na educação? Comprando obras-primas para os materiais cada vez mais baratas ? Pegou a ideia? Faltou o COMO fazer !
    5. De forma geral , entendi o que vc quis passar com a ideias , que , por sinal, são muito produtivas. Texto bom. Investe na organização porque no tocante a ideias pra argumentar vc está no caminho certo , pelo menos eu acho isso hahaha. Espero ter ajudado. Abraços !

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  4. A redação está ótima e bem elaborada. Acho que faltou um pouco mais de argumentação durante o desenvolvimento e introdução, mas o restante está bem encaixado e elaborado.
    O tema está bem colocado, as informações corretas, os dados necessários e informacionais.
    É um tema abrangente que exige cuidado na fala, nas informações e dados fornecidos e você soube colocar muito bem isso. Com um pouco mais de argumentação ficaria excelente ao meu ver.

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  5. Sua redação está dentro do tema proposto e não houve fuga ao tema. Eu visualizei poucos erro de ortografia. A linha raciocino a redação está boa e os argumentos também seguem uma boa escrita. A ideia de usar dados para basear os seus argumentos na redação é muito boa inclusive sendo um requisito exigido pelo enem, porém faltou citar as fontes de onde os dados foram retirados.
    Já na conclusão você pode citar mais de uma proposta de intervenção. Eu não sou nenhuma especialista, mas daria um 780 para sua redação se arrumar esse pontos citados sua nota deve subir. Continue praticando para chegar anota 1000. E bons estudos.

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  6. O texto está muito bem articulado. Porém, senti falta de vírgulas após os conectivos. Então, lembre-se de sempre usá-las após cada conectivo, porque o não uso da mesma perder pontos na competência 1, que é o uso da forma padrão.
    Seu texto está muito bem amarrado e com um ótimo repertório sociocultural, soube exemplificar e seus desenvolvimentos ficaram ótimos

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