Segundo a Constituição Federal de 1988 todos são iguais perante à lei. Entretanto é visto que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas causando uma série de problemas para esta sociedade.
Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira. Nesse sentido a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ” em uma sociedade racista, não basta apenas não ser racista. É necessário ser antirracista”.
Com base nesse argumento o Estado criou a lei 10.639/2003 que determina como obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas do país. Todavia após 22 anos a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material e capacitação profissional para ministrar sobre a temática.
Portanto é imprescindível que o Ministério da Educação como órgão que rege e fiscaliza o sistema de educação brasileiro invista na capacitação profissional dos docentes e disponibilize material didático acerca do tema. Além de monitorar e exigir a vigência da lei visando a igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos ,sociólogos e ativistas que tratem do assunto.
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1: Vou avaliar a gramática, falta o emprego de vígulas nas cusa redação, principalmente depois dos conectivos. NOTA = 80 pontos
C2: Falta uma interligação do repertório sociocultural com a sua argumentação, você apenas jogou o repertório e não fez uma conexão com seu ponto de vista. NOTA = 120 pontos
C3: Seu texto precisa de mais argumentação, citando adjetivos, porém eu vejo que você escreve bem, porém tem que aprofundar mais sua redação. NOTA = 80 pontos
C4: Sempre iniciar o segundo desenvolvimento com um conectivo de adição, como “Ademais”. NOTA = 120 pontos
C5: Está faltando a finalidade da intervenção e o detalhamento da conclusão que são fundamentais para uma conclusão nota 1000. NOTA = 120 pontos
NOTA FINAL = 520 PONTOS
Atualmente estou como corretora de redações, faço correções por vídeo também, você pode ser meu aluno, entre em contato pelo insta @suaredacaonota_1000
wbrunozz
COMPETÊNCIA 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa
A redação apresenta boa estrutura sintática, mas contém desvios gramaticais que comprometem a formalidade e a coesão textual.
Erros identificados:
1. “Entretanto é visto que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas causando uma série de problemas para esta sociedade.”
• O termo “é visto” não é adequado, pois carece de um sujeito claro. Melhor reescrever de forma mais objetiva:
Sugestão: “Entretanto, observa-se que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas, o que causa uma série de problemas para essa sociedade.”
• O uso de “esta” deveria ser “essa”, já que se refere a algo já mencionado.
2. “Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira.”
• Falta uma vírgula após “escravocrata”, pois há uma oração subordinada explicativa.
• O termo “ação” não é o mais preciso, pois a escravidão foi um processo e não uma ação isolada.
Sugestão: “Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata, as consequências desse passado perduram até a contemporaneidade brasileira.”
3. “Nesse sentido a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ‘em uma sociedade racista, não basta apenas não ser racista. É necessário ser antirracista’.”
• Deve haver uma vírgula após “sentido”.
• O trecho “não basta apenas” contém redundância (basta já significa “ser suficiente”).
Sugestão: “Nesse sentido, a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ‘em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista’.”
4. “Todavia após 22 anos a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material e capacitação profissional para ministrar sobre a temática.”
• Falta vírgula após “Todavia”.
• O sujeito “a majoritária parte das instituições de ensino” é singular, portanto o verbo deveria estar no singular (possui em vez de possuem).
• A expressão “a majoritária parte” não é comum na norma culta. Melhor usar “a maior parte” ou “a maioria”.
Sugestão: “Todavia, após 22 anos, a maioria das instituições de ensino não possui material e capacitação profissional para abordar a temática.”
5. “Além de monitorar e exigir a vigência da lei visando a igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos ,sociólogos e ativistas que tratem do assunto.”
• O trecho inicia com “Além de”, mas não há um sujeito explícito, deixando a construção truncada.
• Falta uma vírgula após “filósofos”.
Sugestão: “Além disso, é necessário monitorar e exigir a aplicação da lei, visando à igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos, sociólogos e ativistas que tratem do assunto.”
Nota na Competência 1: 160.
COMPETÊNCIA 2 – Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação
A redação atende ao tema proposto (“A importância do ensino da história e cultura afro-brasileira para a construção de uma sociedade mais igualitária”). Há um bom entendimento do assunto, mas alguns pontos poderiam ser aprofundados.
Pontos positivos:
✅ A menção à Lei 10.639/2003 é pertinente e bem aplicada.
✅ A citação de Angela Davis contribui para o argumento.
✅ Há uma relação entre passado e presente ao abordar a escravidão e suas consequências.
Pontos de melhoria:
• O desenvolvimento poderia explorar mais os impactos sociais da falta da implementação da lei.
• A argumentação sobre a ineficiência na aplicação da lei poderia ser embasada em dados ou exemplos concretos, como relatórios de órgãos públicos ou estudos acadêmicos.
• O uso do termo “contemporaneidade brasileira” é correto, mas poderia ser substituído por uma formulação mais clara, como “o contexto atual do Brasil”.
Nota na Competência 2: 160.
COMPETÊNCIA 3 – Seleção e organização das informações
A redação apresenta uma estrutura lógica, mas há momentos em que as ideias poderiam ser organizadas de forma mais fluida.
Pontos positivos:
✅ Há uma progressão clara entre a exposição do problema e a proposta de intervenção.
✅ A introdução delimita bem o tema.
Pontos de melhoria:
• O segundo parágrafo apresenta um argumento válido, mas poderia ser melhor conectado ao restante do texto.
• A proposta de intervenção surge de forma um pouco abrupta; uma transição mais suave ajudaria.
Nota na Competência 3: 160.
COMPETÊNCIA 4 – Coesão e coerência
A redação utiliza conectivos, mas há algumas falhas na fluidez.
Pontos positivos:
✅ Uso adequado de conectores como “Todavia” e “Nesse sentido”.
✅ Clareza na relação entre a lei e o problema discutido.
Pontos de melhoria:
• A transição entre os parágrafos poderia ser mais natural.
• Alguns períodos longos poderiam ser reescritos para melhorar a fluidez.
Nota na Competência 4: 160.
COMPETÊNCIA 5 – Proposta de intervenção
A proposta de intervenção atende aos cinco elementos exigidos (ação, agente, efeito, meio e detalhamento), mas poderia ser mais desenvolvida.
Pontos positivos:
✅ O agente (Ministério da Educação) e a ação (investimento na capacitação profissional e material didático) são bem definidos.
✅ Há um objetivo claro (garantir a igualdade de acesso aos direitos).
Pontos de melhoria:
• Poderia especificar como o material didático seria disponibilizado (por meio de editais, parcerias com universidades, etc.).
• O monitoramento da lei poderia ser melhor detalhado (por exemplo, fiscalização via relatórios ou incentivos financeiros para escolas que cumprirem a norma).
Nota na Competência 5: 160.
NOTA FINAL: 800.
Manuzinha008
## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa**
Sua redação apresenta problemas gramaticais e de pontuação, que comprometem a norma culta:
❌ **Erro de crase:** *”perante à lei”* → O correto é **”perante a lei”**, pois “perante” não exige crase.
❌ **Pontuação inadequada:** Falta de vírgula após conectivos (*”Entretanto é visto que…”* deveria ser *”Entretanto, é visto que…”*).
❌ **Concordância verbal:** *”a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material…”* → “parte” é um substantivo singular, então o verbo deveria estar no singular: **”não possui material…”**.
❌ **Problema de construção frasal:** *”as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira.”* → “Contemporaneidade” não é um termo adequado para o contexto. Melhor: **”as consequências dessa ação ainda são evidentes na sociedade brasileira atual.”**
🔹 **Veredito:** Há erros que comprometem a formalidade e fluidez do texto. Embora não sejam graves o suficiente para prejudicar a compreensão, indicam fragilidades no domínio da norma culta.
**Nota: 120/200**
—
## **Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural**
Você demonstra compreensão do tema e apresenta repertório pertinente, mas há algumas limitações:
✅ **Repertório válido:** A citação de Angela Davis é relevante, mas carece de maior contextualização.
✅ **Uso da legislação:** A menção à **Lei 10.639/2003** é acertada e bem integrada.
⚠ **Referência superficial à Constituição:** Você menciona que “todos são iguais perante a lei”, mas não especifica o artigo (Art. 5º da Constituição). Isso enfraquece o uso da referência.
🔹 **Veredito:** O repertório é legítimo, mas sua aplicação poderia ser mais aprofundada. Uma análise mais detalhada dos impactos da lei citada, por exemplo, fortaleceria o texto.
**Nota: 160/200**
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## **Competência 3 – Organização das informações e argumentação**
O texto apresenta uma progressão lógica de ideias, mas com algumas falhas na articulação dos argumentos:
✅ **Estrutura bem definida:** Introdução, desenvolvimento e conclusão estão presentes.
⚠ **Falta de aprofundamento:** A redação menciona a permanência do racismo, mas não explora dados concretos ou exemplos específicos de como essa exclusão ocorre nas escolas.
❌ **Conexão abrupta entre parágrafos:** A transição entre o segundo e o terceiro parágrafo é brusca. Melhorar a coesão ajudaria a tornar a argumentação mais fluida.
🔹 **Veredito:** A organização está clara, mas a argumentação precisa de mais profundidade e transições mais suaves.
**Nota: 140/200**
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## **Competência 4 – Coesão e coerência textual**
A redação apresenta alguns problemas na coesão textual:
✅ **Uso de conectivos:** Você utiliza *”entretanto”*, *”nesse sentido”*, *”portanto”*, mas de maneira mecânica.
⚠ **Falta de detalhamento:** A relação entre a citação de Angela Davis e o contexto brasileiro poderia ser melhor explicada.
❌ **Trechos truncados:** Exemplo: *”Com base nesse argumento o Estado criou a lei 10.639/2003…”* → Não há relação clara entre a fala de Davis e a criação da lei. Melhor reformular para estabelecer uma conexão mais lógica.
🔹 **Veredito:** O texto se mantém coerente, mas a coesão poderia ser mais bem trabalhada para evitar que as ideias pareçam desconectadas.
**Nota: 130/200**
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## **Competência 5 – Elaboração da proposta de intervenção**
Sua proposta de intervenção atende a alguns critérios do ENEM, mas apresenta lacunas:
✅ **Agente:** Ministério da Educação.
✅ **Ação:** Capacitação de professores e distribuição de materiais didáticos.
⚠ **Meio de execução:** A fiscalização é mencionada de forma genérica. Como o Ministério da Educação monitoraria o cumprimento da lei?
❌ **Falta de detalhamento:** Como os materiais seriam distribuídos? Como a formação dos professores seria realizada?
🔹 **Veredito:** A proposta está dentro dos critérios, mas falta detalhamento sobre os meios de execução.
**Nota: 140/200**
—
# **Notas finais:**
– **Competência 1:** 120
– **Competência 2:** 160
– **Competência 3:** 140
– **Competência 4:** 130
– **Competência 5:** 140
**Nota final: 690**
# **O que melhorar para atingir uma nota maior?**
✅ **Corrigir erros gramaticais e de pontuação** (uso da crase, concordância verbal, pontuação após conectivos).
✅ **Aprofundar os argumentos** com exemplos concretos e dados.
✅ **Melhorar a coesão** para que os parágrafos se conectem melhor.
✅ **Detalhar mais a proposta de intervenção**, explicando melhor os meios de execução.
Sua redação tem uma boa base, mas precisa de mais refinamento para alcançar notas mais altas. Com melhorias, pode facilmente chegar a 800+ no ENEM. 🚀
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1: Vou avaliar a gramática, falta o emprego de vígulas nas cusa redação, principalmente depois dos conectivos. NOTA = 80 pontos
C2: Falta uma interligação do repertório sociocultural com a sua argumentação, você apenas jogou o repertório e não fez uma conexão com seu ponto de vista. NOTA = 120 pontos
C3: Seu texto precisa de mais argumentação, citando adjetivos, porém eu vejo que você escreve bem, porém tem que aprofundar mais sua redação. NOTA = 80 pontos
C4: Sempre iniciar o segundo desenvolvimento com um conectivo de adição, como “Ademais”. NOTA = 120 pontos
C5: Está faltando a finalidade da intervenção e o detalhamento da conclusão que são fundamentais para uma conclusão nota 1000. NOTA = 120 pontos
NOTA FINAL = 520 PONTOS
Atualmente estou como corretora de redações, faço correções por vídeo também, você pode ser meu aluno, entre em contato pelo insta @suaredacaonota_1000