Educação antirracista

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Segundo a Constituição Federal de 1988 todos são iguais perante à lei. Entretanto é visto que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas causando uma série de problemas para esta sociedade.

Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira. Nesse sentido a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ” em uma sociedade racista, não basta apenas não ser racista. É necessário ser antirracista”.

Com base nesse argumento o Estado criou a lei 10.639/2003 que determina como obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas do país. Todavia após 22 anos a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material e capacitação profissional para ministrar sobre a temática.

Portanto é imprescindível que o Ministério da Educação como órgão que rege e fiscaliza o sistema de educação brasileiro invista na capacitação profissional dos docentes e disponibilize material didático acerca do tema. Além de monitorar e exigir a vigência da lei visando a igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos ,sociólogos e ativistas que tratem do assunto.

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4 Correções

  1. Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!

    C1: Vou avaliar a gramática, falta o emprego de vígulas nas cusa redação, principalmente depois dos conectivos. NOTA = 80 pontos

    C2: Falta uma interligação do repertório sociocultural com a sua argumentação, você apenas jogou o repertório e não fez uma conexão com seu ponto de vista. NOTA = 120 pontos

    C3: Seu texto precisa de mais argumentação, citando adjetivos, porém eu vejo que você escreve bem, porém tem que aprofundar mais sua redação. NOTA = 80 pontos

    C4: Sempre iniciar o segundo desenvolvimento com um conectivo de adição, como “Ademais”. NOTA = 120 pontos

    C5: Está faltando a finalidade da intervenção e o detalhamento da conclusão que são fundamentais para uma conclusão nota 1000. NOTA = 120 pontos

    NOTA FINAL = 520 PONTOS

    Atualmente estou como corretora de redações, faço correções por vídeo também, você pode ser meu aluno, entre em contato pelo insta @suaredacaonota_1000

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  2. COMPETÊNCIA 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa

    A redação apresenta boa estrutura sintática, mas contém desvios gramaticais que comprometem a formalidade e a coesão textual.

    Erros identificados:
    1. “Entretanto é visto que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas causando uma série de problemas para esta sociedade.”
    • O termo “é visto” não é adequado, pois carece de um sujeito claro. Melhor reescrever de forma mais objetiva:
    Sugestão: “Entretanto, observa-se que os afrodescendentes têm sua história e herança apagadas, o que causa uma série de problemas para essa sociedade.”
    • O uso de “esta” deveria ser “essa”, já que se refere a algo já mencionado.
    2. “Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira.”
    • Falta uma vírgula após “escravocrata”, pois há uma oração subordinada explicativa.
    • O termo “ação” não é o mais preciso, pois a escravidão foi um processo e não uma ação isolada.
    Sugestão: “Uma vez que o Brasil se formou como um país escravocrata, as consequências desse passado perduram até a contemporaneidade brasileira.”
    3. “Nesse sentido a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ‘em uma sociedade racista, não basta apenas não ser racista. É necessário ser antirracista’.”
    • Deve haver uma vírgula após “sentido”.
    • O trecho “não basta apenas” contém redundância (basta já significa “ser suficiente”).
    Sugestão: “Nesse sentido, a ativista e socióloga Angela Davis aponta que ‘em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista’.”
    4. “Todavia após 22 anos a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material e capacitação profissional para ministrar sobre a temática.”
    • Falta vírgula após “Todavia”.
    • O sujeito “a majoritária parte das instituições de ensino” é singular, portanto o verbo deveria estar no singular (possui em vez de possuem).
    • A expressão “a majoritária parte” não é comum na norma culta. Melhor usar “a maior parte” ou “a maioria”.
    Sugestão: “Todavia, após 22 anos, a maioria das instituições de ensino não possui material e capacitação profissional para abordar a temática.”
    5. “Além de monitorar e exigir a vigência da lei visando a igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos ,sociólogos e ativistas que tratem do assunto.”
    • O trecho inicia com “Além de”, mas não há um sujeito explícito, deixando a construção truncada.
    • Falta uma vírgula após “filósofos”.
    Sugestão: “Além disso, é necessário monitorar e exigir a aplicação da lei, visando à igualdade de acesso aos direitos por meio da inclusão do estudo de filósofos, sociólogos e ativistas que tratem do assunto.”

    Nota na Competência 1: 160.

    COMPETÊNCIA 2 – Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação

    A redação atende ao tema proposto (“A importância do ensino da história e cultura afro-brasileira para a construção de uma sociedade mais igualitária”). Há um bom entendimento do assunto, mas alguns pontos poderiam ser aprofundados.

    Pontos positivos:

    ✅ A menção à Lei 10.639/2003 é pertinente e bem aplicada.
    ✅ A citação de Angela Davis contribui para o argumento.
    ✅ Há uma relação entre passado e presente ao abordar a escravidão e suas consequências.

    Pontos de melhoria:
    • O desenvolvimento poderia explorar mais os impactos sociais da falta da implementação da lei.
    • A argumentação sobre a ineficiência na aplicação da lei poderia ser embasada em dados ou exemplos concretos, como relatórios de órgãos públicos ou estudos acadêmicos.
    • O uso do termo “contemporaneidade brasileira” é correto, mas poderia ser substituído por uma formulação mais clara, como “o contexto atual do Brasil”.

    Nota na Competência 2: 160.

    COMPETÊNCIA 3 – Seleção e organização das informações

    A redação apresenta uma estrutura lógica, mas há momentos em que as ideias poderiam ser organizadas de forma mais fluida.

    Pontos positivos:

    ✅ Há uma progressão clara entre a exposição do problema e a proposta de intervenção.
    ✅ A introdução delimita bem o tema.

    Pontos de melhoria:
    • O segundo parágrafo apresenta um argumento válido, mas poderia ser melhor conectado ao restante do texto.
    • A proposta de intervenção surge de forma um pouco abrupta; uma transição mais suave ajudaria.

    Nota na Competência 3: 160.

    COMPETÊNCIA 4 – Coesão e coerência

    A redação utiliza conectivos, mas há algumas falhas na fluidez.

    Pontos positivos:

    ✅ Uso adequado de conectores como “Todavia” e “Nesse sentido”.
    ✅ Clareza na relação entre a lei e o problema discutido.

    Pontos de melhoria:
    • A transição entre os parágrafos poderia ser mais natural.
    • Alguns períodos longos poderiam ser reescritos para melhorar a fluidez.

    Nota na Competência 4: 160.

    COMPETÊNCIA 5 – Proposta de intervenção

    A proposta de intervenção atende aos cinco elementos exigidos (ação, agente, efeito, meio e detalhamento), mas poderia ser mais desenvolvida.

    Pontos positivos:

    ✅ O agente (Ministério da Educação) e a ação (investimento na capacitação profissional e material didático) são bem definidos.
    ✅ Há um objetivo claro (garantir a igualdade de acesso aos direitos).

    Pontos de melhoria:
    • Poderia especificar como o material didático seria disponibilizado (por meio de editais, parcerias com universidades, etc.).
    • O monitoramento da lei poderia ser melhor detalhado (por exemplo, fiscalização via relatórios ou incentivos financeiros para escolas que cumprirem a norma).

    Nota na Competência 5: 160.

    NOTA FINAL: 800.

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  3. ## **Competência 1 – Domínio da norma culta da língua portuguesa**
    Sua redação apresenta problemas gramaticais e de pontuação, que comprometem a norma culta:

    ❌ **Erro de crase:** *”perante à lei”* → O correto é **”perante a lei”**, pois “perante” não exige crase.
    ❌ **Pontuação inadequada:** Falta de vírgula após conectivos (*”Entretanto é visto que…”* deveria ser *”Entretanto, é visto que…”*).
    ❌ **Concordância verbal:** *”a majoritária parte das instituições de ensino não possuem material…”* → “parte” é um substantivo singular, então o verbo deveria estar no singular: **”não possui material…”**.
    ❌ **Problema de construção frasal:** *”as consequências dessa ação perduram até a contemporaneidade brasileira.”* → “Contemporaneidade” não é um termo adequado para o contexto. Melhor: **”as consequências dessa ação ainda são evidentes na sociedade brasileira atual.”**

    🔹 **Veredito:** Há erros que comprometem a formalidade e fluidez do texto. Embora não sejam graves o suficiente para prejudicar a compreensão, indicam fragilidades no domínio da norma culta.

    **Nota: 120/200**

    ## **Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural**
    Você demonstra compreensão do tema e apresenta repertório pertinente, mas há algumas limitações:

    ✅ **Repertório válido:** A citação de Angela Davis é relevante, mas carece de maior contextualização.
    ✅ **Uso da legislação:** A menção à **Lei 10.639/2003** é acertada e bem integrada.
    ⚠ **Referência superficial à Constituição:** Você menciona que “todos são iguais perante a lei”, mas não especifica o artigo (Art. 5º da Constituição). Isso enfraquece o uso da referência.

    🔹 **Veredito:** O repertório é legítimo, mas sua aplicação poderia ser mais aprofundada. Uma análise mais detalhada dos impactos da lei citada, por exemplo, fortaleceria o texto.

    **Nota: 160/200**

    ## **Competência 3 – Organização das informações e argumentação**
    O texto apresenta uma progressão lógica de ideias, mas com algumas falhas na articulação dos argumentos:

    ✅ **Estrutura bem definida:** Introdução, desenvolvimento e conclusão estão presentes.
    ⚠ **Falta de aprofundamento:** A redação menciona a permanência do racismo, mas não explora dados concretos ou exemplos específicos de como essa exclusão ocorre nas escolas.
    ❌ **Conexão abrupta entre parágrafos:** A transição entre o segundo e o terceiro parágrafo é brusca. Melhorar a coesão ajudaria a tornar a argumentação mais fluida.

    🔹 **Veredito:** A organização está clara, mas a argumentação precisa de mais profundidade e transições mais suaves.

    **Nota: 140/200**

    ## **Competência 4 – Coesão e coerência textual**
    A redação apresenta alguns problemas na coesão textual:

    ✅ **Uso de conectivos:** Você utiliza *”entretanto”*, *”nesse sentido”*, *”portanto”*, mas de maneira mecânica.
    ⚠ **Falta de detalhamento:** A relação entre a citação de Angela Davis e o contexto brasileiro poderia ser melhor explicada.
    ❌ **Trechos truncados:** Exemplo: *”Com base nesse argumento o Estado criou a lei 10.639/2003…”* → Não há relação clara entre a fala de Davis e a criação da lei. Melhor reformular para estabelecer uma conexão mais lógica.

    🔹 **Veredito:** O texto se mantém coerente, mas a coesão poderia ser mais bem trabalhada para evitar que as ideias pareçam desconectadas.

    **Nota: 130/200**

    ## **Competência 5 – Elaboração da proposta de intervenção**
    Sua proposta de intervenção atende a alguns critérios do ENEM, mas apresenta lacunas:

    ✅ **Agente:** Ministério da Educação.
    ✅ **Ação:** Capacitação de professores e distribuição de materiais didáticos.
    ⚠ **Meio de execução:** A fiscalização é mencionada de forma genérica. Como o Ministério da Educação monitoraria o cumprimento da lei?
    ❌ **Falta de detalhamento:** Como os materiais seriam distribuídos? Como a formação dos professores seria realizada?

    🔹 **Veredito:** A proposta está dentro dos critérios, mas falta detalhamento sobre os meios de execução.

    **Nota: 140/200**

    # **Notas finais:**
    – **Competência 1:** 120
    – **Competência 2:** 160
    – **Competência 3:** 140
    – **Competência 4:** 130
    – **Competência 5:** 140

    **Nota final: 690**

    # **O que melhorar para atingir uma nota maior?**

    ✅ **Corrigir erros gramaticais e de pontuação** (uso da crase, concordância verbal, pontuação após conectivos).
    ✅ **Aprofundar os argumentos** com exemplos concretos e dados.
    ✅ **Melhorar a coesão** para que os parágrafos se conectem melhor.
    ✅ **Detalhar mais a proposta de intervenção**, explicando melhor os meios de execução.

    Sua redação tem uma boa base, mas precisa de mais refinamento para alcançar notas mais altas. Com melhorias, pode facilmente chegar a 800+ no ENEM. 🚀

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  4. Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!

    C1: Vou avaliar a gramática, falta o emprego de vígulas nas cusa redação, principalmente depois dos conectivos. NOTA = 80 pontos

    C2: Falta uma interligação do repertório sociocultural com a sua argumentação, você apenas jogou o repertório e não fez uma conexão com seu ponto de vista. NOTA = 120 pontos

    C3: Seu texto precisa de mais argumentação, citando adjetivos, porém eu vejo que você escreve bem, porém tem que aprofundar mais sua redação. NOTA = 80 pontos

    C4: Sempre iniciar o segundo desenvolvimento com um conectivo de adição, como “Ademais”. NOTA = 120 pontos

    C5: Está faltando a finalidade da intervenção e o detalhamento da conclusão que são fundamentais para uma conclusão nota 1000. NOTA = 120 pontos

    NOTA FINAL = 520 PONTOS

    Atualmente estou como corretora de redações, faço correções por vídeo também, você pode ser meu aluno, entre em contato pelo insta @suaredacaonota_1000

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