EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL

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Em 1996, a Constituição Federal Brasileira garantiu que o Poder Público iria incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas  de ensino à distância. Contudo, o que se observa é que essa modalidade de ensino não está sendo ofertada com a qualidade desejada e nem desenvolvido em todos os níveis de ensino. Esse cenário é fruto tanto da falta de recursos governamentais quanto do preconceito criado pela sociedade com o EaD. 

Certamente, a falta da criação de mecanismos para as aulas em EaD, derivam da baixa atuação dos setores governamentais. Atualmente, o Brasil vem passando por uma pandemia, fazendo com que as escolas passem por grandes adaptações tornando às aula à distância mais comuns, mas essa modalidade acaba excluindo a população mais pobre. Devido à falta de atuação das autoridades, com os mecanismos para o EaD, o estudante não consegue internet de qualidade e nem computador para assistir às aulas. Dessa forma, a lei de incentivo ao EaD, de 1996, não está sendo fiscalizado, pois o governo não disponibiliza os recursos necessários para a população mais carente.

Ademais, é importante ressaltar que o preconceito que a sociedade criou com o EaD traz barreiras para um ensino de qualidade, já que o ensino à distância é uma forma de facilitar o estudo, podendo ser feito de qualquer ambiente. Atualmente, o número de alunos matriculados em ensinos à distância é três vezes menor que o de alunos em aula presencial. Partindo desse pressuposto, no Brasil, a sociedade criou um preconceito com essa modalidade de ensino, por causa que é preciso do preparo do aluno e dos profissionais, que nem sempre é feita, e mecanismos de qualidade para o ensino. Já que o preconceito leva ao governo não investe nessa modalidade.

 Portanto, é de suma importância que o Ministério da Educação junto com escolas, façam um sistema de internet coletiva por bairro e computadores coletivos em bibliotecas, para pessoas de classe baixa e acompanhamento, por meio de palestras,  com o propósito de de incentivar e dar instruções para alunos e professores. Dessa forma, o Poder Público estará incentivando a educação à distância, junto com escolas, dando os veículos e desenvolvendo-a.   

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1 Correção

  1. “fazendo com que as escolas passem por grandes adaptações tornando *às* *aula* à distância mais comuns”. Não se usa crase aqui pois esse “às” é um artigo; Colocar aula no plural para que haja concordância nominal.
    “Dessa forma, a lei de incentivo ao EaD, de 1996, não está sendo fiscalizado”. Fiscalizada pois está se referindo ao substantivo “lei”.
    “por causa que é preciso do preparo do aluno e dos profissionais”. “Por causa que” é incorreto e informal, o correto seria “por causa de”, o que não teria cabimento no contexto, logo, o mais indicado é o velho e bom “porque” ou “pois” (que eu usava quando não sabia o uso dos 4 porquês).
    “Já que o preconceito leva ao governo não investe nessa modalidade” “a não investir” no infinitivo, é o correto para essa oração.
    Sua redação está boa, mas ainda há pontos que precisam melhorar como a conclusão. Melhore sua proposta de intervenção pois um “sistema de internet coletiva por bairro” sairia caríssimo para o governo, haja vista que grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem uma porrada de bairros. Já cidades menores não precisam de um sistema por bairro já que são poucos alunos.

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