Doutor

Economia vs meio ambiente

  • 4

O filme “o menino que descobriu o vento” conta a história, baseada em fatos reais, do jovem William Kankuamba, um garoto de Moçambique que em prol do sustento da família criou uma fonte de energia sustentável sem afetar o meio ambiente.   De maneira análoga é possível afirmar que o meio ambiente e a economia podem ser conciliadas de forma que uma não afete a outra, de acordo com a criação do garoto William.   Esse ocorrido serve de exemplo para muitas áreas da economia brasileira que vêm gerando a destruição lamentável do ambiente devido ao desmatamento crítico ignorado pelo governo e o alto número de irregularidades nas leis do país.

Em primeiro plano, deve-se analisar a atuação questionável do governo sobre as questões ambientais no Brasil.   De acordo com o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro feito em 2019, ele afirmou que a primeira missão de seu governo seria, “não atrapalhar quem quer produzir”.   Dessa forma, a negligência contra o meio ambiente se mostra explícita no contexto atual e de maneira inacreditável, o governo que deveria ser o principal apoiador das causas ambientais se tornou o principal obstáculo contra essa luta.

Segundamente, observa-se que os regulamentos importantes para a segurança, tanto dos trabalhadores, quanto do ambiente são desconsiderados por grande parte das empresas brasileiras.   Um exemplo disso é o vazamento de rejeitos de mineração ocorrido na cidade de Brumadinho em Minas Gerais que acabou em um número considerável de mortes e destruição.   Desse modo, fica claro que a legislação do país não está sendo devidamente aplicada, e as péssimas condições de trabalho levam aos grandes desastres ambientais, como os ocorridos recentemente.

Com vista no que foi mencionado, o IBAMA, juntamente ao Ministério da Justiça, deve criar um programa de fiscalização e regulamentação das leis, por meio de verbas governamentais, em que serão feitas reuniões mensais a fim de acabar com as péssimas condutas nas empresas brasileiras.   Além disso, o Estado deve discutir meios para equilibrar a economia e o meio ambiente de forma segura.   Dessa forma, talvez , futuramente o país esteja livre de impactos da natureza provocados pela ação humana.

Obs: eum sei que a introdução ficou extremamente longa e vou ficar atenta a isso , gostaria de ajuda nas vírgulas se puderem dizer onde eu errei nessa questão – corrijo de volta : D

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia, Barbara!
    Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa maravilhosa redação.
    Tudo parece estar perfeito. Não consigo notar quaisquer erros de língua portuguesa, seus argumentos são sólidos e você apresenta fatos e conceitos concretos que os sustentam efetivamente. Sua conclusão, nem se fala! A proposta de intervenção está muito boa e detalhada.
    Em relação ao que disse sobre o tamanho do primeiro parágrafo, não vejo qualquer problema neste tamanho; acho que você escreveu exatamente o que precisava ser informado ao leitor. Claro, isso pode se tornar um problema se você não tiver mais espaço, mas acredito que, se sua letra for pequena, tudo cabe no limite das 30 linhas :)
    Suas vírgulas não tiveram muitos erros, por isso irei abordar os casos isoladamente:
    “ele afirmou que a primeira missão de seu governo seria, “não atrapalhar quem quer produzir”.” — neste trecho, não deve haver vírgula antes da citação, pois esta faz ligação direta com o que fora dito antes. Isto é, não deixe que o fato de um trecho ser uma citação faça você encará-lo de forma diferente. Ignorando as aspas, você colocaria a vírgula depois do “seria”? Não, pois seria incorreto. Fique com isso em mente.
    ” Dessa forma, a negligência contra o meio ambiente se mostra explícita no contexto atual e de maneira inacreditável, o governo que deveria ser o principal apoiador das causas ambientais se tornou o principal obstáculo contra essa luta.” — Aqui há mais problemas de vírgula. Primeiramente, “de maneira inacreditável” deve estar entre vírgulas por ser um adendo, um aposto; O mesmo vale para “que deveria ser o principal apoiador das causas ambientais”. Lembre-se: aposto sempre será entre vírgulas ou após dois pontos.
    “observa-se que os regulamentos importantes para a segurança, tanto dos trabalhadores, quanto do ambiente são desconsiderados por grande parte das empresas brasileiras.” — A segunda vírgula foi posicionada de forma errada. Corretamente, a vírgula deveria estar após “ambiente”. Isso se deve porque ao usar a expressão “Tanto X quanto Y”, não deve-se cortar com vírgula. As vírgulas, neste caso, exercem novamente a função de isolar o aposto da frase principal.
    ” e as péssimas condições de trabalho levam aos grandes desastres ambientais, como os ocorridos recentemente.” — Não tenho tanta certeza sobre esse trecho quanto aos outros citados, mas não acho que há vírgula após “ambientais”. Se este for um caso que pode ser escrito de ambas as formas, sugiro que opte por não colocar vírgula neste caso porque o resto da frase já possui outras vírgulas. O excesso de vírgulas, mesmo quando usadas corretamente, podem cansar o leitor com as pausas, assim como um motorista irrita-se em parar em todos os semáforos de minuto em minuto.
    Há outro trecho que quero comentar que não tem relação com vírgulas nem é algo que prejudicaria sua nota, mas sim um fator mais subjetivo:
    Você finaliza sua redação com a frase “Dessa forma, talvez , futuramente o país esteja livre de impactos da natureza provocados pela ação humana.” Neste caso, eu diria que o trecho ficaria melhor sem o “talvez”. Ele enfraquece um pouco sua mensagem, por usa natureza incerta. Sem essa palavra, a frase soaria mais assertiva e confiante, tonalidade ideal a um texto dissertativo ou persuasivo.
    Espero que minha correção tenha lhe ajudado! Independente dos erros mencionados, seu texto está ótimo, como já mencionado. Continue exercitando sua escrita ;)

    • 1
  2. – Letra inicial maiúscula do nome do filme
    -“De forma análoga…” tem uma vírgula aí…
    -Posso eu estar errada,mas esse D1 está…estranho,é a palavra que eu achei menos estranha kk Ademais,aparentemente o parágrafo aparentemente só foi jogado aí
    -“Talvez”? O que esse “talvez” tá fazendo aí?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.