Economia Compartilhada

  • 1

Segundo o filósofo grego Platão, “O importante não é viver, mas viver bem”. Em virtude disso, a economia colaborativa  no século XXI vem tomando espaço. Nesse viés, discussões a respeito de dois fatores decorrentes tornam-se interessantes: A questão do consumo mais sustentável e a melhoria da vida cotidiana.

Em primeiro lugar, é imprescindível ressaltar a importância da economia compartilhada na preservação do planeta. Para o intelectual Sêneca, viver em harmonia com a natureza proporcionará ao homem uma vida digna. Como exemplo disso, tem-se a redução do número de automóveis nas grandes cidades, através do sistema de caronas. Portanto, a economia cooperada, ao contrário das outras, além de oferecer oferta, gera bem-estar.

Em segundo lugar, a economia colaborativa é uma maneira de melhorar a vida da população, tendo em vista que aumenta a flexibilidade financeira. De acordo com pesquisas da USP, este modelo pode contribuir com mais de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) no setor de serviços no Brasil. Dessarte, este meio econômico é um estímulo à melhoria de vida das pessoas que moram não só em grandes cidades, mas também em outras regiões do país.

Sendo assim, para que a economia solidária se mantenha em alta na sociedade contemporânea, ajudando com a renda dos brasileiros, cade ao SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promover e divulgar nas redes sociais, pessoas que têm o objetivo de crescer na área de serviço cooperado, aumentando assim, suas oportunidades no mercado. Com tal medida, a sociedade viverá bem, de acordo com a máxima de Platão

 

OBS: GENTEEEEEEEE, fiz modelo ENEM, se vocês puderem me dar nota eu agradeço de <3, e dicas para melhorar também :)

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa tarde!
    Pontos extremamente positivos:
    – Fez diversas alusões super pertinentes sobre o tema (na introdução citou Platão, depois Sêneca e ainda pesquisa da USP).
    – Você domina muito bem conectivos, o que faz com que seu texto seja alinhado, e tenha início, meio e fim.
    – Na conclusão, usou SEBRAE como agente, o que sai do comum e mostra especificidade.
    – Tese boa.
    – Usou a última linha para retomar ideias anteriores. Perfeito!
    Pontos negativos:
    – Segunda linha da conclusão, escreveu cabe errado.
    -No segundo parágrafo, eu não usaria ‘Portanto’, é só um detalhe, mas ficaria melhor encaixado usando na conclusão do texto.
    – Também na conclusão, recomendo relembrar a estrutura da proposta de intervenção: quem vai fazer, o que, como e a finalidade + detalhamento). No seu caso, o modo e o detalhamento não estão bem explícitos.
    – Usar alusões é muito bom, mas tem que tomar sempre o cuidado para realmente estar ligado ao tema e explicar, mesmo que rápido, a ligação entre eles. Nunca só coloque o dado (principalmente se for uma frase) sem dar uma explicada.
    Nota:
    C1= 180
    C2= 180
    C3= 160
    C4=180
    C5 = 160
    TOTAL = 860
    Se gostar da correção, entre em contato comigo, talvez a gente possa fazer parceria de correção! :)

    • 2
  2. Gostei das alusões no primeiro parágrafo e a maneira organizada de colocar os tópicos a serem abordados
    No primeiro desenvolvimento eu achei que você cumpriu com os quesitos de aprofundamento sobre o assunto abordado e qual a finalidade daqueles acontecimentos.
    No segundo desenvolvimento eu senti falta de uma explicação sobre o que seria a economia colaborativa, sugiro que você coloque, mesmo que minimamente, uma explicação básica para pessoas leigas sobre oque ela se trata, mas de resto ta ok as alusões e pesquisas e a finalidade. ;)
    No último parágrafo, achei que faltou um pouco mais de detalhes, como na máxima de Platão, que você poderia colocar que ela estabelece um regime justo que permitisse que as pessoas vivessem em paz, simples, porém necessário a explicação ao meu ver. Além disso, poderia ter colocado com mais detalhes de que maneira a sociedade viverá bem, de qual maneira, com quais ações, a economia solidária conseguirá fazer com que a sociedade viva bem, entende?
    C1= 180
    C2= 180
    C3= 180
    C4=180
    C5 = 160
    TOTAL = 880

    • 1
  3. Boa noite, a sua redação ficou muito bem estruturada, usou ótimas citações e as relacionou com o tema perfeitamente, além do uso correto da norma culta. Porém, creio que não mostrou a situação problema de uma forma muito expressiva, nem as consequências do seu não uso, evidenciou apenas seus pontos positivos.
    Erros: Não se usa “através”, pois as redações devem ser escritas no sentido literal, substitua pela expressão “por meio”.
    Sugestão: Na conclusão você poderia ter citado exemplos como: hortas compartilhadas, sistema de caronas dentro de uma empresa com seus próprios funcionários…
    Nota: 800
    Parabéns pelo seu desempenho!

    • 1
  4. ´Muito boa estrutura do seu texto. A tese foi de forma muito bem organizada e esclarecida ao decorrer do texto, o paragrafo de conclusão foi bem aprestado, retomando ideias anteriores.Os parágrafos estão bem coesos entre si, uso da norma culta de forma excelente. Suas ideia estão bem claras e objetivas. NOTA 860.
    Parabéns!👌

    • 1
  5. Boa tarde sua redação ficou excelente. Ficou bem estruturada ,usou concordâncias e também demonstrou o uso da norma padrão dá pra perceber que vc sabe do assunto começou falando da obra de Platão parabéns usu areas de conhecimentos que ficou muito bem na sua redação tanto na conclusão como na introdução. Nota 800 continue assim para os seus tao sonhados 1000. E se puder ver uma das minhas redações fico agradecida tambem parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.