Por consequência da Revolução Científica, datada a partir da segunda metade do século XX, o acesso à tecnologia tornou-se cada vez mais ascendente e dominante. Nesse contexto, a problemática a respeito da EAD converte-se em uma aliada desse processo revolucionário e globalizado, todavia, a implantação total do sistema exige o acesso igualitário de todos os estudantes, para que o direito à educação siga inalienável. Nessa esteira, percebe-se que, indubitavelmente, o acesso integral ao ensino a distância é um obstáculo devido não só à falta de recursos dos estudantes, mas também a carência de incentivos governamentais.
Em primeiro plano, a ausência de recursos dos educandos é responsável pela dificuldade de expandir totalmente a EAD, pois, para um aprendizado online, são necessárias ferramentas como um bom ambiente de estudo, apoio psicológico e acesso à internet. De fato, dados do IBGE mostram que cerca de 33% da população não tem acesso a web, isto é, estão excluídas do processo revolucionário. Assim sendo, percebe-se que mesmo após avanços tecnológicos, ainda há desigualdades no sistema EAD, o que faz com que os direitos permaneçam apenas no papel.
Igualmente, salienta-se a insuficiência de subsídios públicos como mais uma das causas da dificuldade de tornar o sistema de ensino integralmente a distância, pois, devido a falta de incentivos os alunos seguem com as mesmas carências. Ademais, sob a perspectiva do atual ministro da educação, Abraham Weintraub, existe uma disputa que favorece os estudantes que possuem recursos para o estudo, sendo assim, a desigualdade social aumenta e é retificada, inclusive, pelos poderes governamentais. Destarte, é fato que faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes, para proporcionar auxílio aos educandos, tendo em vista que eles são o futuro desta nação.
Portanto, urge a necessidade de serem tomadas providências para globalizar a educação a distância, cabe ao Ministério da Educação fornecer igualdade de oportunidades, por meio da criação de plataformas didáticas para uso offline e ambientes com acesso a internet para fins educativos, primordialmente o alvo seriam populações em situação de pobreza. Nessa lógica, o intuito de tal medida tem como finalidade o acesso de todos à educação e a diminuição da desigualdade. Em suma, ainda há várias medidas a serem tomadas, porém de acordo com Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.
MaluSilwa
Olá! Boa noite! Li a sua redação e aqui está o Feedback.
A redação está ótima, bem escrita, com muita coerência.
Percebi alguns pequenos deslizes muito comuns em questão pontuação, eu mesma os cometo diversas vezes.
Uso mais conectivos para deixar o texto mais claro!
Por mim, eu gostei muito!
Nota: 920.
(Se você puder dar uma passadinha na minha última redação e corrigir ela, eu agradeceria muito).
Jeanestos
Oi, tudo bem?
Que redação ótima. Gostei muito de ter lido a sua redação, perfeita a sua coesão e a sua coerência textual, assim também como o vocabulário. Só não colocaria a citação na conclusão, já que é necessário, apenas, a retomada do que foi dito anteriormente.
C1: 200 – domínio da língua culta.
C2: 140 – argumentos bons, porém já esperado.
C3: 200 – organização do repertório.
C4: 200 – mecanismos linguísticos (ótimos conectivos).
C5: 180 – a forma da conclusão está detalhada, entretanto previsível.
RodrigoMartins10
Olá, Bruna! Vou te dar aq algumas correções e dicas.
Preste atenção nas pontuações. Há desvios no seu texto tanto de vírgulas quanto de pontos finais(leia e procure tais erros).
Atenção tbm na estrutura dos períodos(especialmente no 2 parágrafo)Períodos mt longos tornam o texto “cansativo” pois há ausência de pontos finais. Portanto, procure fazer no mínimo 3 períodos em cada parágrafo.
Se for possível, nn apresente mais argumentos em sua conclusão(como a citação que usou). Deixe todos os seus argumentos no desenvolvimento. Na conclusão apresente só a retomada de tese e proposta de intervenção+detalhamento.
Enfim, gostei MT do seu texto! Apresenta não tese e bom repertório. Continue evoluindo e treinando, ok!
Nn sou corretor PRO, mas daria entorno dos 800 pontos kk
layllagrasi
Boa tarde, texto bem aplicado, com apresentação de repertório sociocultural produtivo, com os cinco elementos da Proposta de Intervenção estruturados. Houve alguns erros de concordância, e também vale ressaltar a importância do uso de mais conectivos para deixar o texto mais claro e rico. Espero ter ajudado!
NOTA: 920
C. 1: 180
C. 2: 180
C. 3: 180
C. 4: 180
C. 5: 200