EAD – Ensino a Distância, Ou Distância de um Ensino?

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O Ensino a Distância (popularmente conhecido como EAD) constitui-se como sendo uma forma remota de aprendizagem, sem que haja necessidade de um encontro físico entre Alunos e Lecionadores. Fato é que sua implementação total no Brasil traria consigo uma enorme dificuldade e disparidade na aprendizagem entre os estudantes, indícios dessa aspectos já podem ser observados na atual situação pandêmica que passamos.

Com a aparição do Ensino remoto vimos uma alternativa no processo de graduação e não uma solução, o temos como sendo o principal meio propagador de aulas no nosso cenário atual, em razão da inviabilidade da realização de encontros presenciais devido aos protocolos de saúde. Contudo, nem todos conseguem o devido acesso as aulas, já que se torna necessário que o estudante possua um dispositivo de acesso e conexão com a internet, condição que nem todos possuem.

Além do acesso, é possível observarmos pontos negativos do método também no ensino em questão, muitos o veem como uma “indústria de diplomas”, pois há diversas inconstâncias no sistema, um exemplo nítido pode ser observado quanto aos métodos de avaliação. O meio mais comum no qual é utilizado se dá por meio de provas e questionários, porém com estes a avaliação justa consegue ser facilmente burlada, posto que não há como certificar-se de que o aluno não buscou meios alternativos para auxilia-lo na aplicação do exame.

Os estudantes não são os únicos que sofrem com as condições do ensino remoto, grande parte dos professores também, dispondo principalmente na dificuldade da postagem das aulas e na comunicação com os alunos, visto que com o ensino presencial tal fato não ocorreria.

Com isso vimos que com a implementação do EAD no Brasil no atual cenário não teremos a resolução dos problemas na aprendizagem, apenas teremos complicações diferentes, baseado nisso, para que o sistema possa ser implementado de maneira mais ampla há a necessidade da correção dos empecilhos apresentados.

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1 Correção

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200 pontos
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 pontos
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos
    5. Respeito aos direitos humanos: 80 pontos
    Total: 760 pontos.

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