Aprendiz

É justificável cometer um crime para vingar outro?

  • 0

Não é uma redação estilo ENEM. Peço que deem nota de 0 à 20, obrigado!

“Olho por olho, dente por dente”, eis uma frase bíblica que não poderia melhor ilustrar a sociedade atual; a legitimidade da vingança vem ganhando força na contemporaneidade. Não obstante, contornar as leis para satisfazer a sede por uma suposta “justiça”, diante dos malefícios que essa prática traz, não pode ser justificável, precisamente por não ser algo moral, tampouco racional.

É problemático o fato de que o ser humano tende a deixar-se levar pelas emoções. Tomemos como exemplo um homem no trânsito, que se depara com um motorista que o fecha repentina e perigosamente. Esse homem, se lhe falta controle emocional, será tomado pela raiva e pelo sentimento de vingança; é assim que muitos tiroteios no trânsito começam. Sob outra visão, se este tivesse usado a razão, pensaria que talvez o motorista corria devido a uma emergência médica. Desse modo, percebe-se que a vingança raramente possui natureza racional.

No episódio “White Bear” da série Black Mirror, uma mulher, cúmplice de um crime hediondo, é diariamente torturada, tanto fisica quanto psicologicamente, perante toda a população. Diante disso, é importante questionar: até que ponto vai a perversidade humana? Ao retribuir com a mesma moeda, tornamo-nos tão agressivos quanto os criminosos julgados, sob o pretexto de uma justiça individual. Semelhante à ficção, o indivíduo parece estar mais disposto a sujar as mãos para proteger sua honra e orgulho do que sua moral e ética.

Portanto, torna-se evidente que, ao cometer um crime em nome da vingança, o ser humano não age como um ser racional ou moral, distanciando-o de um ato de justiça. Aristóteles afirma que é fácil zangar-se com alguém, porém fazê-lo da maneira correta e pelos motivos certos é difícil. Apenas quando o homem conseguir equilibrar suas emoções com sua razão e, consequentemente, seus princípios, a sociedade há de alcançar a paz.

Não é uma redação estilo ENEM, mas sim no modelo dos vestibulares (não precisa de proposta e nem tantos conectivos).

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu daria 15, a redação está realmente muito boa mas existem alguns erros ortográficos que seriam muito cobrados no ENEM, o desenvolvimento está ótimo e as comparações também, confesso que gostei muito. Precisa apenas tomar um pouco mais de cuidado ao usar as comparações e nos pequenos erros que as vezes são impercetíveis para quem escreve.

    • 0
  2. _______________________________________________________________________________________________
    Olá David, tudo bem?
    Realmente se formos julga-lo como uma redação estilo ENEM não é algo que tu se sairia tão bem, apenas em questões que os textos dos vestibulares darem a liberdade de expor seu ponto de vista e do Exame ser caracterizado por textos argumentativos. Particularmente a sua nota seria 17 por conta de alguns erros ortográficos mas fora isso está realmente muito bom .
    E essa foi a minha correção espero ter ajudado
    ———————————————————————————————————————————

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.