A cultura do estupro consiste na sociedade naturalizar abusos realizados contra a mulher. Desde a Idade Média, a mulher é vista como inferior ao homem e, com esse pensamento, bastantes homens cometem o ato, sem contar que muitas das vítimas não denunciam o agressor, ou agressores, por medo ou vergonha.
Ocasionalmente, quando se fala em estupro, tornou-se comum culpar a vítima julgando o que a mesma estava fazendo ou vestindo. Uma situação em que o marido obriga sua esposa a ter relações sexuais passou a ser irrelevante à sociedade, em parte machista, pois para muitos a mulher tinha que cumprir seu ”dever” de mulher e de esposa.
Segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, todos os anos cerca de 50 mil pessoas são estupradas no Brasil, porém vale lembrar que nem todas as vítimas denunciam o crime. As vítimas têm medo de seus agressores, o que eles podem fazer com elas, têm vergonha de ter sofrido o abuso e geralmente os familiares não atendem seus pedidos de ajuda por acreditar, por exemplo, que em um casamento não há estupro.
Por conseguinte, conclui-se então que a sociedade banaliza o estupro e culpa a vítima que sofre o estupro. Para reverter essa problemática, a mídia deve fazer uma campanha publicitária visando alertar que o estupro acontece quando não se tem o consentimento de um dos lados, seja no namoro, casamento ou entre estranhos. Outrossim, escolas também devem conscientizar os jovens a respeitarem as decisões e opniões dos outros através de palestras, pois como disse Immanuel Kant, ”o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.
++ se puderem corrigir de acordo com as regras do enem e detalhar meus erros, agradeço ++
Fabrício2005
Olá escritor (da onde tirou esse tema?)
●Bom, a sua tese está muito incompleta, pois não há 7 linhas, assim como nenhum outro parágrafo, redações abaixo de 30 linhas são consideradas insuficientes. Pouco texto sugere ao corretor que você não tem conhecimento sobre o assunto apresentado. Além disso sua tese não mostra o problema a ser resolvido.
●Seus desenvolvimentos são bons, basta usar conectivos para juntar as idéias e deixar mais coesivo e coerente. Não usar tantas palavras do particípio, empobrece seu texto com esses temos terminados em ENTE.
★O filósofo não foi muito bem citado na sua redação e deixou um pouco a desejar, porque esse pensador é muito usado, mas se você quer citar um filósofo como os outros, tente fazer algo diferente, algo não esperado por todos. Sua conclusão não apresenta números exigidos de agentes sociais e propostas viáveis
Não estou em condição de te dar uma nota, se auto avalie.
Obrigado S2
kaio323
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 120
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumenta tivo em prosa. 120
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões eargumentos em defesa de um ponto de vista. 120
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando osdireitos humanos. 80
Leia redações notas mil e estude a tipologia Dissertativa-Argumentativa
matteus
Introdução
• encontrei um errinho apenas, mas que não diminuiria muito sua pontuação (acesso a essa arte ainda é (*são*) um desafio com muitos)
Na sua primeira argumentação, você expor um dado importante mas não o trabalhou poderia ter acrescentado mais um frase falando sobre as consequências da falta de bibliotecas.
Segundo parágrafo foi melhor construído, e o dado exposto bem utilizado.
Na conclusão faltou apenas especificar o que pretende se causar com sua intervenção.