Iniciante

Doutor Google: O médico do século XXI

  • 1

De acordo com o médico e físico Paracelso, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Atualmente, pessoas estão cada vez mais acostumadas a se autodiagnosticar e usar remédios sem prescrição médica. Sob esse viés, a automedicação é um problema Social e cultural no Brasil pois, não só afeta a saúde da população mas também acabam fortalecendo bactérias.

 

Em primeira análise, deve ressaltar como se medicar sem o regulamento médico é algo culturalmente “ normal” na sociedade brasileira. Prova dessa realidade, é uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade de 2016, cerca de 72% dos brasileiros tomam medicamentos por conta própria. Acerca disso, fica evidente que o povo tem uma cultura onde não se procura ajuda de profissionais da área mas sim preferem pesquisar no navegador da internet, o Google. Além disso, moradores propagam remédios que “curam” certos sintomas, dessa forma generalizando todos os medicamentos.

 

Ademais, o uso inadequado desses recursos traz um risco grande para a saúde da população nacional e mundial. Nesse sentido, a evolução de micro-organismo pela consequência do uso inapropriado de fármaco, faz com que bactérias desenvolvam resistência a antibióticos. Nesse viés , torna-se algo preocupante para os órgãos internacionais visto que, pessoas estão cada vez mais vulneráveis a esses germes, principalmente, os idosos e as crianças. Uma pesquisa feita em 2015 pela Fundação Oswaldo Cruz mostra que bactérias com resistência são responsáveis por pelo menos  23 mil mortes por ano no território brasileiro. Com esse contexto, fica claro que atos devem ser tomados para que não aumente essa taxa.

 

Diante do exposto, ações devem ser tomadas. O governo deve fazer campanhas nas escolas e nas comunidades para a conscientização dos habitantes, isso será feito pelas rede sociais , mídia e ONGs que irão propagar conhecimentos para que o povo tenha consciência dos riscos do autodiagnostico. Além disso, o ministério da saúde necessita fazer políticas públicas para que hospitais que não possuem saneamento adequado e atendimento organizado possam receber reformas, tudo isso isso será feito para ajudar a extinguir esses micro-organismo e fazer que os moradores escolham os hospitais ao invés da internet. Desse modo, certamente todos saberão que a dose inadequada pode se tornar um veneno.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Vitor, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar um feedback e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, entre em contato cmg e me corrija, por favor! :)

    INTRO
    -erro de concordância: “pessoas estão cada vez mais acostumadas a se autodiagnosticar e usar remédios sem prescrição médica” , autodiagnosticarem e usarem, visto que concordam com ‘pessoas’
    -evite o eco sonoro em: “social e cultural” –> sociocultural
    -ausência de vírgula: “pois, não só afeta a saúde da população, mas também acabam fortalecendo bactérias.”
    -tese bem apresentada e 2 problemáticas facilmente identificadas
    -vc fez uma intro por citação, o que é muito bom

    D1 (saúde da população)
    -substitua o “como se medicar” por “que se medicar”
    -ausência de conjunção: “cerca de 72% dos…” –> “que cerca de 72% dos…”
    -ausência de vírgulas: ” profissionais da área, mas sim, preferem pesquisar no…”
    -seus argumentos são muito bons, porém, visto que o problema que vc citou na introdução foi voltado para a saúde da população, houve um tangenciamento, uma vez que vc não falou nada sobre a saúde das pessoas em si

    D2 (fortalecimento de bactérias)
    -ausência de vírgula: “…a evolução de micro-organismo, pela consequência do uso…”
    -equívoco da colocação da vírgula: “…para os órgãos internacionais visto que, pessoas estão…” –> “…para os órgãos internacionais, visto que pessoas estão…”
    -ausência de vírgulas: “Uma pesquisa, feita em 2015, pela Fundação Oswaldo Cruz, mostra que…”
    -ausência de vírgulas: “…mostra que bactérias com resistência são responsáveis por, pelo menos, 23 mil mortes por ano no território brasileiro.”

    CONCLUSÃO
    -Governo e Ministério da Saúde devem vir com iniciais maiúsculas
    -ação: campanhas nas escolas e nas comunidades para a conscientização dos habitantes | políticas públicas para que hospitais que não possuem saneamento adequado e atendimento organizado possam receber reformas
    -meio/modo: pelas rede sociais , mídia e ONGs | ?
    -agente: governo | ministério da saúde
    -finalidade: para que o povo tenha consciência dos riscos do autodiagnostico | para ajudar a extinguir esses micro-organismo e fazer que os moradores escolham os hospitais ao invés da internet.
    -detalhamento: ? | ?
    -o enem não obriga o participante a resolver os dois problemas, porém vc trouxe duas propostas de intervenção e ambas incompletas

    |FEEDBACK|
    Vitor, gostei do seu texto. Você sabe argumentar e usar repertórios de uma forma muito boa, parabéns. Procure estudar mais sobre o uso da vírgula, pois, além de falhar na C1, falha também na C4, uma vez que a ausência, bem como o excesso, da vírgula altera todo o entendimento do texto. Sua redação obedeceu às normas do enem, e sua argumentação, novamente, foi muito boa. Procure, também, ser mais objetivo na sua conclusão. Você acrescentou coisa demais, procure sempre envolver apenas 2 setores diferente da sociedade e trabalhar, de forma organizada, em cima deles.

    C1: 150
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 850

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

    • 3
  2. Apresenta um ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, uma vez que a estrutura sintática é boa e o texto apresenta apenas alguns erros de grafia.
    Em relação aos princípios da estruturação dissertativo-argumentativo, percebe-se que vc apresenta uma tese, desenvolvimento de justificativa que comprovam a sua tese e uma conclusão que encerra se argumento.
    Podemos perceber, ao longo da redação, a presença de um diversificado recursos coesivos e o mais importante, respeita os direitos humanos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.