A Peste Negra foi uma doença que contribuiu com o fim da Idade Média. Após entenderem o propagador dessa doença, a população daquela época realizava maiores controles, como a limpeza pessoal e pública. Semelhante aos dias atuais, a importância do saneamento básico é fundamental para o Brasil e o mundo, pois sua falta pode e tem ocasionado grandes mudanças em uma sociedade, como a vida fluvial, além da poluição visual e olfativa. Necessitando o debate sobre estas problemáticas.
A priori, o mau manejo e tratamento da rede de esgoto nas cidades têm afetado a vida nos rios. De acordo com a matéria feita pelo G1, o despejo inadequado de anticoncepcionais vem ocasionando mudança de sexo nos peixes dentro dos rios, além de os deixarem estéreis. Com isso, é notável que o descarte inadequado de esgoto nos rios, altera a vida fluvial.
A posteriori, o mau uso e descarte de esgoto também afeta na poluição visual, além da olfativa. Na cidade São Paulo, o rio Tietê recebe grandes quantidades inadequadas de esgoto da cidade e outros locais, isso ocasionou a grande crescimento na concentração de microorganismos que passaram a consumir a grande quantidade de oxigênio do rio, matando a vida naquele local. A grande quantidade de esgoto despejado e a perda de vida no local ocasionam uma alta poluição visual e olfativa, onde moradores da cidade reclamam sempre ao passarem por certos locais. Com isso é notável ser necessário a necessidade de melhorias nas redes de esgoto brasileira.
Portanto, medidas são necessárias para um melhor saneamento básico no país. Logo, cabe ao Ministério da Saúde junto ao Ministério do Meio Ambiente realizar maior investimento nas cidades, e pesquisas, como o Instituto Trata Brasil (uma instituição que cuida principalmente questões relacionadas à coleta de esgoto), a fim de que os incentivem a promoverem melhorias, ampliando as coletas e tratamentos de esgoto no Brasil. Assim, doenças e contaminações como a reduzirão, podendo ser erradicadas, como a Peste Bubônica.
Shu
Olá! Abaixo segue minha correção sobre sua redação, vamos então:
– 1° parágrafo; no trecho “a população daquela época realizava maiores controles, como a limpeza pessoal e pública”, nesse trecho, você contradiz com a frase anterior. Porém, apresentou a tese ” a importância do saneamento básico é fundamental para o Brasil e o mundo. Porém, não teve ligação com a comparação em “como a vida fluvial, (além da poluição visual) e olfativa” com a abordagem escrita anteriormente e nos parênteses o “além da” poderia ser retirado;
– no 2° parágrafo; erro em “a priori”. E na frase ” o mau manejo e tratamento da rede de esgoto nas cidades têm afetado a vida nos rios”, há o distanciamento da tese que foi abordada que é o tratamento de doenças e contaminações e não a preservação ambiental por causa da falta de tratamento do saneamento básico;
– 3° parágrafo; erro em “posteriori”, “ocasionou (o) grande”, “matando”- está no gerúndio- “com isso (,) é notável..” e “ser necessário a necessidade”. E nesse desenvolvimento ocorreu o mesmo com o segundo parágrafo que é ter fugido do tema;
– no último parágrafo tem os dois agentes muito bom! Porém, porque investimentos e pesquisas irão intervir nesse assunto? E com isso faltou o detalhamento e aproximando com os desenvolvimentos, mas se distância com a introdução da redação, como no trecho “coletas e tratamentos de esgoto no Brasil. E no último trecho aproximou do primeiro parágrafo “assim, doenças e contaminações (x) reduzirão, podendo ser erradicadas, como a Peste Bulbônica.
Obs: o que faltou na sua redação faltou o ligamento entre os parágrafos. Continue praticando. Você está no caminho certo. Logo chegará a perfeição. Espero ter ajudo! Good luck. Até a próxima.
AJOl
# Introdução ok, só mudaria o “necessitando” no final para uma colocação melhor.
# Tentaria deixar os paragrafos de desenvolvimento similares em linhas.
# No ultimo paragrafo retomaria mais o abordado na introdução. Na ultima colocaria como foi o caso da peste bulbônica ou assim como ocorreu na p.b.