DOAÇÕES DE ÓRGÃOS NO BRASIL

  • 1

A doação de órgãos no Brasil se encontra bem atualmente mais já tiveram algumas baixas percentuais enormes, por conta de problemas diversos como por- exemplo, a negativa familiar que causou essa grande baixa no valor percentual em alguns anos como ocorrido em 2013 como foi dito pela ABTO. Fora que algo de grande importância já que pode salvar milhares de vidas.

O auxilio de órgãos é algo fundamental já que através do mesmo podemos oferecer uma nova vida para alguém, no Brasil a alguns motivos para que tás órgãos não sejam doados, segundo a ABTO o principal motivo da falta de donativos não ocorre por conta da falta de estrutura, mais sim por conta da negativa familiar, no decorrer dos anos veio a ocorrer um grande aumento de doações de órgãos mais complexos como coração tendo o aumento de 6,5% e a medula óssea que também teve um excelente aumento, de 26,8% no ano de 2019.

Por conta dos seus respectivos aumentos percentuais o Brasil conseguiu ultrapassar a meta do plano plurianual do ministério de saúde que previa em media 15 doadores efetivos para o ano de 2019 que teve em torno de 3530 doadores efetivos ultrapassando assim todas as expectativas e salvando milhares de e vidas e propagando o bem de forma geral. Já referente ás baixas relacionadas a negatividades dos familiares que  representam 47% dos doadores, quase metade da população não realizam esse tipo de atividade e isso acaba ocasionando uma queda enorme no numero de doadores.

Em virtude do que mencionado anteriormente, podemos assim dizer que os problemas que prejudicam a sociedade em relação á doação de órgãos ocorre por conta da população em si, já que a negatividade da família representa quase a metade da mesma aqui citada. Para ampliarmos nossas possibilidades de soluções para esses problemas só basta pensarmos em uma solução qual englobe todas as variáveis, qual poderíamos iniciar com uma campanha motivacional um tanto que peculiar já que usaríamos um dialogo com ajuda de alguns psicólogos para assim convencer algumas dessas famílias que a perca de seu ente-querido pode resultar em uma nova oportunidade de vida para varias outras pessoas.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. CORREÇÃO
    Olá, Antônio. Tudo bem com você.
    Antes de dizer sua pontuação, queria comenta um pouco sobre sua redação, e dizer alguns pontos que voce poderia melhorar. Quando aparece isso “PP1, PP2 ou 3 ” que dizer “parte do parágrafo 1 ou 2” qualquer número. E porque eu corrigio pela desconstrução da redação. Então vou retirar algumas partes da sua redação e vou comentar e corrigir com base nas etapas que vou mostrar, então por favor não se confunda, qualquer dúvida me pergunte depois, tudo bem. Então vamos lá.
    INTRODUÇÃO( 1 parágrafo).
    Sua introdução não foi nada mal, apenas não apresentou aquela precisão no objetivo e o tema a ser tratado. Você pode deixa mas preciso o objetivo do texto dando ênfase a apresentação do problema ou o encaminhamento do leitor através da chamativa de informação. Ela poderia ter sido mais trabalhada. Agora vou argumenta sobre ela é apresenta essas três etapas: OBJETO CULTURAL, TEMA ANALÍTICO E TESE COM CAUSA. Que é bom ter em uma introdução redação. A onde aparece “explicação”, que dizer que vou falar o conceito da etapa.
    – objeto cultural;
    Explicação = É a utilização de repertório sócio-cultural, que contextualize a sua idéia. Exemplo, frases, trechos de livros, filmes ou documentário.
    Obs:Senti essa falta na sua introdução, você podia ter pegado alguma frase relevante, e aplicado na introdução. Mas, como no Enem você não terá como pesquisa, sugiro que enquanto produz redações pesquisa sobre repertório sócio-cutural para melhorar a introdução.
    – elo conectivo;
    Explicação= É uma palavra que liga as frases e faz relação com os períodos.
    Obs: também sentir um pouco de falta disso. Busque sempre usar o máximo que puder de elos e sinônimos.
    – Tema analítico;
    Explicação= É o assunto que sera tratado no texto, o que irá tem problemas ou soluções. E assunto de maneira problematizada que irá gerar soluções.
    PP1) “A doação de órgãos no Brasil se encontra bem atualmente mais já tiveram algumas baixas percentuais enormes,”
    Obs: esse tema foi bem apresentado.
    -Tese com causa, implícita ou encaminhamento;
    Explicação: É a apresentação de sua tese com as causas ou sem elas que faz a existir. Nela é o que leva o leitor a continuar a ler o seu texto.
    PP1) “por conta de problemas diversos como por- exemplo, a negativa familiar que causou essa grande baixa no valor percentual em alguns anos como ocorrido em 2013 como foi dito pela ABTO. Fora que algo de grande importância já que pode salvar milhares de vidas.”
    Obs: vejo que a causa de algo que ser tornou problema e apenas uma, e também você apresentou dados. Logo a essa frase da introdução não ficou ruim, porém ela poderia ter sido melhor aproveitada, por exemplo, poderia ter sido menor e ter guardados os dados para o desenvolvimento e ter apresentado outra causa ser pudesse. Pois essa etapa você foca em mostra a sua tese é não prova-lha logo de cara, isso é para o desenvolvimento.
    Você pode melhorar na sua introdução, tente aprender as etapas que mostrei para introdução.
    DESENVOLVIMENTO( 2 e 3 parágrafo):
    O desenvolvimento estava até com uma boa argumentação, apenas não estava bem organizada e faltava coesão para da coerência. Vamos as correções. A, e irei apresente essas três fases TÓPICOL FRASAL, AMPLIAÇÃO LÓGICA E FECHAMENTO.
    Elo conectivo;
    Explicação = E a palavra que liga os parágrafos, e faltou no início do desenvolvimento.
    – Tópico frasal;
    Explicação = É a retomada de parte da sua tese que será como gatilho para a ampliação da sua tese no desenvolvimento.
    PP2) “O auxilio de órgãos é algo fundamental já que através do mesmo podemos oferecer uma nova vida para alguém, no Brasil a alguns motivos para que tás órgãos não sejam doados”
    Obs: Você retormou bem o que foi apresentado na introdução, só faltou o conectivo no início do parágrafo .
    PP3) ” Por conta dos seus respectivos aumentos percentuais o Brasil conseguiu ultrapassar a meta do plano plurianual do ministério de saúde que previa em media 15 doadores efetivos para o ano de 2019 que teve em torno de 3530 doadores efetivos ultrapassando assim todas as expectativas e salvando milhares de e vidas e propagando o bem de forma geral”.
    Obs: Aqui você argumentou bem. E apresentou ótima informações para o desenvolvimento. Porém, em termos de coesão com a resto do texto ainda está um poco desligado, pelo falto de que essas informações que você apresenta são boas, mas não para desenvolver a sua tese. Pois se você apresenta esses dados, tem que ser pergunta que relevância esses dados tem para desenvolver a tese. O exerço de informação irrelevante, tara ambiguidade a seu texto. Pois, sempre se pergunte ser aquele informação é mesmo relevante.
    – Ampliação lógica;
    Explicação = Aqui você desenvolver a idéia que foi apresentada no tópico frasal. Mas, no seu desenvolvimento você não desenvolver a idéia que foi apresentada no tópico frasal dos parágrafo de desenvolvimento na ampliação.
    PP2) ” …segundo a ABTO o principal motivo da falta de donativos não ocorre por conta da falta de estrutura, mais sim por conta da negativa familiar, no decorrer dos anos veio a ocorrer um grande aumento de doações de órgãos mais complexos como coração tendo o aumento de 6,5% e a medula óssea que também teve um excelente aumento, de 26,8% no ano de 2019…”
    Obs: Nesse parte do parágrafo, você começou bem desenvolvendo a idéia que foi apresentada no início do desenvolvimento, mas, logo desviou de foco falando do aumento de doações de órgãos complexos, fazer isso quebra com a linha de coerência do seu texto. Porque como você pode falar no início da primeira parte do desenvolvimento que está em falta a doação, ser logo de pois diz que aumentou a doação no Brasil. Isso causa contradição a seu texto. Você deveria ter continuado a desenvolver a mesma idéia no desenvolvimento 2.
    PP3) “Já referente ás baixas relacionadas a negatividades dos familiares que representam 47% dos doadores, quase metade da população não realizam esse tipo de atividade e isso acaba ocasionando uma queda enorme no numero de doadores.”
    Obs: Aqui você fez básica a mesma coisa, argumentou de forma positiva no início deste parágrafo. Porém, logo depois contraditair a sua idéia.
    – Fechamento;
    Explicação = Nessa etapa e aonde você conclui o seu desenvolvimento, fazendo um síntese ou afirmação final.
    Obs: infelizmente você não colocou é essa etapa.
    O ideal que você tivesse feito um encaminhamento, na introdução que seria apresentado a importância da doação de órgãos, no primeiro parágrafo do desenvolvimento você podia fala sobre importância da doação e comprovava , e no terceiro parágrafo você apresenta o problema das pessoas não querem doar, e justificar. Sem fica mesclado e contradizendo. E depois fechava o parágrafo.
    CONCLUSÃO( 4 parágrafo).
    Sua conclusão não ficou tão ruim, somente a parte da solução que não estava clara, precisa e sem sentido. Mas não se preocupe estamos aqui para ajudar, então a correção. E essas são as etapas RETOMADA, SOLUÇÃO ESPECICAE E DESFECHO.
    Elo conectivo;
    PP4) “Em virtude do que mencionado anteriormente…”
    Teve elo, muito bem.
    – Retomada;
    Explicação = Aqui você retomar a idéia da sua tese e faz uma afirmação rapidamente ou apenas faz uma afirmação.
    PP4) “…podemos assim dizer que os problemas que prejudicam a sociedade em relação á doação de órgãos ocorre por conta da população em si, já que a negatividade da família representa quase a metade da mesma aqui citada.”
    Obs: você retomou, o que foi apresentado, no início muito bem. Mas, poderia usar mais sinônimos para a “negatividade”.
    S
    – Solução detalhada;
    Explicação = Aqui você apresenta a solução que vai resolver o problema no texto, os fatores que agente, ação, modo, quando e finalidade.
    PP4) “Para ampliarmos nossas possibilidades de soluções para esses problemas só basta pensarmos em uma solução qual englobe todas as variáveis, qual poderíamos iniciar com uma campanha motivacional um tanto que peculiar já que usaríamos um dialogo com ajuda de alguns psicólogos para assim convencer algumas dessas famílias que a perca de ente querido…”
    Obs: Nesta solução, faltou específica a proposta e levanta os fatores de soluções para resolver o problema, apresentando pelo texto. Que era “agente= quem vai fazer”, “ação o que vai fazer”, “modo = como vai fazer” e “finalidade= para que vai fazer”. No seu texto tinha ação não bem defina, finalidade e um vasto agente.
    – Desfecho;
    Explicação = Aqui você escreve o que acontecerá ser o proposta de solução for postar em ação.
    Obs: o desfecho, também não foi feito. Não é obrigatório, segui isso, mas que da ótima ajuda.
    AGORA A PONTUAÇÃO:
    1)Competencia: Domínio da escrita formal da língua portuguesa= 200. Pontos
    2) Competência: Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 120 pontos
    Obs: pois faltou ainda a compreensão para você consegui definir o foco do texto.
    3) competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 80 pontos
    Obs: pois sua redação ainda estava muita desorganizada, falta mais conexão entre os parágrafos e períodos.
    4) Competência: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 80 pontos
    Obs: faltou os conectores do texto para coesão ao texto, para ter coerência.
    5) Competência: Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos = 40 pontos
    Obs: apresentou a proposta, mas ela estava vaga demais.
    Total da pontuação = 520 pontos.
    Continue buscando sempre melhorar, você tem potencial para escrever boas redações. Falta foca da maneira certa, não desista. Até logo, amigo. Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.