Doação de sangue no Brasil: Obstáculos e soluções.

  • 1

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Portanto, para que seja feita essa transferência, é necessário possuir entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg. Contudo, muitos não tem a noção do quanto apenas um doador pode salvar mais de uma vida. Além disto, os cidadãos ainda mistificam a doação sanguínea, contribuindo para a falta de informação populacional sobre determinado assunto.

Com apenas uma doação, de até 8 ml para as mulheres e 9 ml para os homens, podem ser beneficiadas, no máximo quatro pessoas, um número considerável por contribuição. Haja vista que, o sangue coletado é separado em três partículas: Hemácias, plaquetas e plasma, não apenas sendo usado como um todo. Ademais, o precioso líquido é usado para diversas atividades, como cirurgias de vários locais e a quem é submetido a processos de quimioterapia, por exemplo.

Alguns argumentam que após o processo de doação, os indivíduos doadores perderiam peso, o que está totalmente equivocado, pois não há indício algum comprovando que isto é correto. Por isso, é evidente que a carência nas doações é devido também a falta de informação na população. Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) em uma matéria publicada pela “Agência Brasil” em 2017, a meta é que 3% da população nacional seja doadora voluntária.

Por fim, é necessário que o Governo Federal juntamente com a OMS lancem campanhas educacionais para a população e escolas por meio de vídeos institucionais e dinâmicas com os alunos, levando assim uma ideia de igualdade e empatia, uma vez que uma criança tem ensinamentos na infância, a poderá leva para a vida toda, assim podendo ensinar aos seus filhos e formando um esquema de pirâmide na sociedade. Inegavelmente ajudaria os necessitados de sangue.

 

Ps: Por favor, me deem uma nota estilo Enem, obrigado.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1 •entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.);
    2• ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
    produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
    ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
    2saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
    compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.

    • 0
  2. Olá
    Sua redação ficou boa, bem articulada e desenvolvida, porém sentir falta da sua argumentação própria, seu ponto de vista.
    Seu desenvolvimentos tiveram exemplos bons sobre a problemática do assunto, porém faltou seu ponto de vista.
    E sua conclusão ficou bem legal e trouxe os 5 pontos fundamentais. Parabéns.
    COMP 1: 160
    COMP 2: 160
    COMP 3: 160
    COMP 4: 120
    COMP 5:120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.