Iniciante

Doação de órgãos: um gesto nobre a ser incentivado no país

  • 0

Ao longo de toda história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa do desenvolvimento da nação. Infelizmente, dentre eles, destacam-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, à doação de órgãos no Brasil. A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que ele está vinculado não só à falta de investimento nos sistemas de saúde, como também à falta de informação da maior parte da população a cerca do assunto.

A priori, é irrefutável a ineficiência das autoridades na resolução desse problema, visto que ele persiste no contexto atual. Nessa conjuntura, segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, o que não no Brasil. Desse modo, o contrato é diariamente quebrado no país, posto que existe uma precariedade nos sistemas de saúde brasileiro, principalmente no setor público. Em decorrência disso, não há garantia de que se houver morte cerebral e o paciente for doador, os órgãos serão corretamente coletados e transportados com as devidas medidas de saúde e segurança.

Ademais, devemos observar também à falta de informação da maior parte da população acerca do assunto. Constata-se que, de acordo com o Portal EBC o maior impedimento no processo de doação é a recusa da família por acharem que pode haver a inversão no quadro de morte encefálica, algo que é considerado pelos médicos, impossível. Partindo desse pressuposto, as famílias que podem autorizar a doação devem considerar que outra pessoa, seja ela uma criança, um adulto ou um idoso, precisam daqueles órgãos para sobreviver e se caso não forem doados, serão descartados.

Portanto, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar a falta de doação de órgãos no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde investir cada vez mais nos sistemas de saúde brasileiro, pois o Estado é responsável pelo bem-estar da nação, aumentando o investimento, eleva a quantidade de vidas salvas no nosso país. Contudo, cabe também aos sistemas midiáticos que criem propagandas e campanhas que incentivem as pessoas a salvarem a vida do próximo, gerando o crescimento de doações ao longo dos anos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Camila! Sua redação está muito boa. Entretanto, necessita de algumas correções:
    1. Percebi alguns erros, (não tenho como saber se o ocorreu erro de digitação, ou não) portanto, vou ter que considera-los.
    2. No segundo parágrafo, ausentou entrar em uma problemática que pudesse ser resolvida, em outras palavras, você diz que o sistema de saúde é ineficaz é não garanti os direitos necessários, mas não cita de que forma isso acontece. Exemplo: ausência de profissionais da saúde, equipamentos médicos, etc.
    3. O problema citado anteriormente, afeta o desenvolvimento da sua proposta de intervenção que, adiante dessa problemática, encontra-se vaga.
    Recomendações:
    1. No parágrafo de conclusão gosto de usar um macete bem útil: agente, modo, meio, detalhamento e finalidade. Assim, é possível reduz bastante o risco de perde pontos na competência 3.
    2. Concluiria sua redação com uma frase que retomasse a temática do texto. Exemplo: “Somente assim, será possível incentivar a doação de órgãos no Brasil.”
    Contudo, avaliaria sua redação com: 860.
    C1: 180
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 120

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.