Doação de Órgãos no Brasil

  • 2

  Na obra literária “O melhor de mim” de Nicholas Sparks retratou a dificuldade no qual uma família passou para que o seu filho recebesse um transplante de coração, que só aconteceu porque um amigo desta família sofreu um acidente e foi ao óbito. Fora da obra, esse cenário não acontece com frequência, inviabilizando à sobrevivência de outros indivíduos, devido ao desconhecimento no que diz respeito à doação de órgãos no Brasil. Nesse ínterim, cabe analisar à falta de informação e à realidade do serviço de saúde como forma de solucionar essa questão.

  Em primeira análise, à falta de informação à respeito desse procedimento acentua a problemática. Nesse sentido, de acordo com o escritor Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Com efeito, a partir dessa analogia, o esclarecimento acerca da doação de órgãos torna-se necessário para gerar o consentimento de um familiar e assim promover o prolongamento da vida de um paciente que precisa de um transplante. Nesse viés, para que essa corrente solidária chegue a mais pessoas, medidas precisam ser tomadas.

  Além disso, a realidade do serviço de saúde acentua esse quadro. Com efeito, se acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país que mais faz transplantes de órgãos no mundo, no qual 90% são financiados pelo SUS (Sistema único de saúde). Desse modo, apesar dessa conquista, a falta de infraestrutura no que tange à quantidade de profissionais especializados para a realização das cirurgias impossibilita a diminuição da fila de espera por um transplante. Logo, é inviável que nos dias atuais não exista um investimento suficiente para suprir esse problema.

  Urge, portanto, medidas que promovam o incentivo a doações.Cabe ao Ministério da Saúde em consonância com as redes televisivas desenvolver uma propaganda que gere o conhecimento à respeito da doação de órgãos, de modo que promova à discussão desse tema no âmbito familiar, a fim de preparar as pessoas a se posicionaram sobre o tema e na geração de mais doadores de órgãos. Cabe também ao Ministério da Saúde em conjunto às Universidades Federais investir na formação de equipes médicas especializadas nos transplantes de órgãos por meio de bolsas e projetos acadêmicos de modo que formem mais profissionais nessa área, somente assim será possível fazer essa ação mais frequente como no livro o melhor de mim

Compartilhar

6 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    O início do parágrafo ficou confuso, o correto é o nome do autor ficar entre vírgulas, eu mudaria para: A obra literária “O melhor de mim”, de Nicholas Sparks, retrata a dificuldade…
    No segundo período, falta o conectivo e a crase em inviabilizando está erada (não existe).
    No terceiro período, quando vc fala sobre à falta de informação, é necessário falar de quem (sociedade?), e que realidade?, falta tbm a vírgula antes do como forma…
    PRIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO:
    Não use Em primeira análise, qual procedimento?
    No terceiro e quarto período, falta o conectivo.
    Esse parágrafo falou mais sobre solidariedade, do que falta de informação.
    SEGUNDO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO:
    Que realidade?
    Vírgula depois de OMS, e depois de inviável.
    CONCLUSÃO:
    Vírgula depois de redes televisivas, depois de Cabe também, depois de Universidades Federais e antes de por meio de bolsas.
    A partir de somente assim será possível, faça um novo período, e o nome do livro ente aspas.
    Falta o detalhamento da intervenção.

    • 1
  2. Pelo meu ponto de vista,sua redação está muito boa,só que vc poderia ter váriado mais nas palavras,além do mais se você continuar a treinar,tenho certeza que ficará bem melhor do que está,acredito que você está indo no caminho certo,e com certeza,vai aprender bastante se continuar a treinar,suas redações.

    • 1
  3. correção em maiuscula
    Na obra literária “O melhor de mim” de Nicholas Sparks retratou a dificuldade no qual uma família passou para que o (seu) filho recebesse um transplante de coração, que só aconteceu porque um amigo desta família sofreu um acidente e foi ao óbitoREPETIU UM/UMA 4 VEZES SÓ NESSAS PRIMEIRA SLINHAS. Fora da obra, esse cenário não acontece com frequência, inviabilizando (à) A sobrevivência de outros indivíduos, devido ao desconhecimento no que diz respeito à doação de órgãos no Brasil. Nesse ínterim, cabe analisar (à) A falta de informação e àA realidade do serviço de saúde como formaS de solucionar essa questão.
    Em primeira análise, àA falta de informação àA respeito desse procedimento QUAL PROCEDIMENTO? ESQUECE QUE JÁ CITOU, AGORA QUE COMEÇOU O D1 VC COMEÇA DO ZERO NOVAMENTE COMO SE NAO TIVESSE ESCRITO NADA acentua a problemática. Nesse sentido QUE SENTIDO? ESSE É UM CONECTIVO PARA MAIS NO MEIO DO PARAGRAFO QUANDO JÁ VALOU DO CENARIO X, de acordo com o escritor Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. (Com efeito,) a partir dessa analogia, o esclarecimento acerca da doação de órgãos torna-se necessário para gerar o consentimento de um familiar e assim promover o prolongamento da vida de um paciente que precisa de um transplante MUITO BOM/ DESTACA SUA OPINIAO, MAS ONDE Q RELACIONA O ESCRITOR E A SOLIDARIEDADE DELE? TORNA AQUELE TRECHO INUTIL, QUE PODERIA SER CORTADO DA REDAÇÃO SEM PREJUIZO E AINDA DEIXARIA SEU PARAGRAFO SEM OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO. Nesse viés, para que essa corrente solidária chegue a mais pessoas, medidas precisam ser tomadas. ESSAS MEDIDAS PODERIAM SER DITAS, MAS SE FOR MENCIONAR MAIS PRA FRENTE (NA CONCLUSÃO) TUDO BEM, APENAS SE NÃO FOR DAI PREJUDICA UM POUCO PQ TORNA-SE OUTRA PARTE QUE PODERIA SER CORTADA SEM PREJUIZO
    Além disso, a realidade do serviço de saúde acentua esse quadro. Com efeito DE NOVO ESSE CONECTIVO, se acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS – DESNECESSARIO, SÓ PRECISA SE QUISER CITAR DE NOVO, AI COLOCA ABREVIADO E ECONOMIZA ESPAÇO) o Brasil é o segundo país que mais faz transplantes de órgãos no mundo, no qual 90% são financiados pelo SUS (Sistema único de saúde CUIDADO 2 ABREVIAÇÕES ONDE ESTÃO DIFERENTES – PRIMEIRO NOME COMPLETO DEPOIS SIGLA AI SIGLA DEPOIS COMPLETO- ESTETICAMENTE FICA INFERIOR). Desse modo, apesar dessa conquista, a falta de infraestrutura no que tange à A quantidade de profissionais especializados para a realização das cirurgias impossibilita a diminuição da fila de espera por um transplante SÉRIO? ME PROVA, DEVE OBRIGATORIAMENTE POSSUIR REFERENCIA/FONTE. Logo, é inviável que nos dias atuais não exista um investimento suficiente para suprir esse problema. FECHAMENTO LEGAL
    Urge, portanto, medidas que promovam o incentivo a doações.Cabe ao Ministério da Saúde AGENTE em consonância com as redes televisivas MEIO desenvolver (uma) propagandaS que gereM (o) conhecimento à A respeito da doação de órgãos AÇÃO, de modo que promova à A discussão desse tema no âmbito familiar DETALHAMENTO, a fim de preparar as pessoas (a)PARA se posicionaram sobre o tema e na geração de mais doadores de órgãos FINALIDADE. Cabe também ao Ministério da Saúde AGENTE em conjunto às Universidades Federais MODO investir na formação de equipes médicas especializadas nos transplantes de órgãos AÇÃO por meio de bolsas e projetos acadêmicos DETALHAMENTO de modo que formem mais profissionais nessa área FINALIDADE, somente assim será possível fazer essa ação mais frequente como no livro o melhor de mim

    • 0
  4. Dica 1: Para começo de conversa, uma dica sobre o título: Nada de criar um título para a sua redação antes mesmo de começar a escrevê-la. Ao longo do texto, as ideias e argumentos vão mudando, por isso, quando terminar de escrever, releia e aí sim crie um título (de preferência curto) que fique a “cara” do seu texto;
    Dica 2: Cuidado com o internetês: A gnt sabe que vcs estão mto acostumados com o internetês, mas deixe-o lá no cantinho dele, ou seja, nos ambientes virtuais, onde a conversa pode acontecer de maneira informal e livre de preocupações com a ortografia. Lembre-se de que as abreviaturas podem prejudicar a comunicação, função primordial de quaisquer atos discursivos, certo?
    Dica 3: Cuidado com as abreviaturas: Não há pressa no mundo que justifique um texto cheio de abreviaturas! Elas devem ser empregadas apenas quando forem indispensáveis. Para não correr o risco de errar, consulte dicionários e outras fontes de informação para conferir as abreviaturas padronizadas. O ideal mesmo é escrever a palavra por extenso, assim a clareza textual não ficará comprometida;
    Dica 4: Chavões, clichês e lugares-comuns devem ficar longe do seu texto: Esses elementos são os piores inimigos da originalidade. Muitas pessoas abusam dessas construções e o resultado final são textos iguaizinhos, como se tivessem sido fabricados em série e, pobre do corretor… Já pensou, ter que ficar ali corrigindo uma pilha de textos replicados? Você certamente não quer ser apenas mais um na multidão, então, fuja do senso comum e coloque a cabeça para pensar!

    • 0
  5. Pelo que eu vejo, tudo perfeito.
    Só acho que vc poderia evitar o uso de frases como: “medidas precisam ser tomadas”
    São muito clichês e empobrece o texto. E também é claro que medidas precisam ser tomadas né, isso meio que é evidente.
    Mas tirando isso, o texto está muito inteligente e bem articulado
    Parabéns

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.