Iniciante

Doação de órgãos no Brasil

  • 0

Nova lesgilação em vigor na França, pretende fazer prevalecer a vontade da pessoa falecida e otimizar as doações de órgãos. Conquanto, no Brasil a decisão do falecido não é respeitada se a família não concordar com a doação. Nesse sentindo, convêm analisar as principais causas e possível solução para esse impasse.
Em primeiro plano, à falta de informação é um dos motivadores das famílias negarem a doação. De acordo com dados Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ( ABTO) , cresceu de 41% em 2012 para 47% em 2013 os casos de famílias que recusam a doar órgão de parente. Dessa maneira, a negligência do estado em investir minimamente nas campanhas de conscientização, sobre a importância de doar tem contribuido com o aumento de pessoas à espera de um transplante.
Em segundo plano, famílias religiosas tendem a desrespeitar a vontade do doador após a morte. De acordo com um estudo exploratório-descritivo realizado em Rondônia, as causas mais frequentes dos famíliares recusarem a doação é 30% relacionada a crença religiosa. Assim, é inaceitável que em um país democrático o estado não garanta que a vontade do falecido seja realizada acima das crenças dos famíliares.
Portanto, a falta de doação de órgãos vem crescendo nos últimos anos. Desse modo, o ministério da saúde, deve conscientizar a população, por meio de propagandas televisivas, com depoimentos de pessoas que tiveram a vida salva pelo transplante de órgãos, com o fito de diminuir essa problemática. Logo, a vontade da pessoa falecida vai prevalecer igual na legislação da França.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá! Sua redação está ótima, porém, tome certos cuidados como por exemplo repetição de palavras e tente procurar sinônimos para variar o texto. Sua proposta de intervenção está muito boa, só traga mais detalhamento para garantir a nota máxima na competência 5!
    Competência 1: 140
    Competência 2:160
    Competência 3:160
    Competência 4:180
    Competência 5: 180

    • 0
  2. 1. Na introdução você só compara as diretrizes para doação de órgãos entre Brasil e França, falhando ao não apresentar sua tese.
    2. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, não deixa claro qual a real problemática trabalhada. Os dados apresentados não se encaixam com os argumentos. Além disso, ao finalizar, não há uma conclusão concreta, apresentando mais uma proposta de intervenção.
    3. No último parágrafo, não existe uma introdução de parágrafo conclusivo, fazendo com que este fique desconexo. Ademais, você não cita de fato qual a finalidade da sua proposta de intervenção.
    4. Em suma, sua redação necessita de um repertório sócio-cultural mais diversificando, ao expor apenas dados, pode acarretar na perca de pontos. Por fim, ocorre alguns desvios gramáticas e desvios de pontuação.
    5. Contudo, está bem estruturada e demonstra bom conhecimento de mecanismos linguísticos.
    Avaliaria sua redação com: 860.
    C1: 180
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 180

    • 0
  3. 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. – 100
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    – 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista..- 160
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação..165
    5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.- 170

    • 0
  4. Ola :D
    Redação bem desenvolvida e com argumentação válida.
    • Muitas repetições da palavra falecido atrapalhando a fluidez do texto.
    • Ingenuidade no argumento central ao utilizar como parâmetro a legislação de um único país.
    • Faltou apontar quantas vidas são salvas por ano, ou algo nesse sentido, com a doação de orgãos.
    • Falta vocabulário.
    Houve coerência em todo texto e a conclusão está ótima.

    • 0
  5. Boa noite.
    Ótima redação
    1- uma boa introdução só acho desnecessário essa parte “Nesse sentindo, convêm analisar as principais causas e possível solução para esse impasse” fica parecendo que você está querendo encher linguiça…
    2- muito bom o seu desenvolvimento, trouxe dados sobre o assunto.
    3- muito boa sua conclusão, clara e objetiva

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.