Doação de Órgãos

  • 1

O Brasil é o maior transportador de órgãos do mundo, atrás apenas da EUA. Entretanto, ainda existe uma grande escassez de doações no País. Não o bastante, nós deparamos com uma crescente comercialização de órgãos , que infelizmente visa somente o dinheiro e não a vida.

Em primeiro plano, vale ressaltar a negativa familiar como o principal motivo para que um órgão não seja doado. No ano passado, 43% das famílias , segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), recusaram a doação de órgãos do seus parentes após a morta encefálica comprovada. Sem duvidas, um dos causadores para a recusa da família em doar os órgãos é a falta de conhecimento e orientação necessária sobre a questão.

Em segunda análise, os orgãos estão progressivamente supervalorizados decorrente a grande fila para transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Logo, há especialmente uma imensa procura por rins, o que fez nascer um mercado negro no qual pessoas pobres recebem pequenas quantias de dinheiro em troca de doar um rim vendido a um paciente rico por milhares de dólares. De modo consequente, afeta gravemente o setor de transplantes e a confiança do público nas instituições médicas.

É de crucial importância, que haja informação e que ela chegue para todos. Muitos, nada sabem sobre a doação de órgãos, cabe portanto ao Ministério da Saúde em conjunto com a mídia e escolas mostra a importância da doação, e consequentemente aumenta o numero de órgãos doados. De modo que distribuam cartilhas didáticas sobre o tema e que sejam destinadas a população. Assim, espera-se que as pessoas entendam o verdadeiro significado da doação , como disse o Escritor ,Sandro Kretus “Doar órgãos é o mesmo que doar esperança” dessa maneira , que a esperança venha a todos que dela carecem.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está excelente, você conseguiu suprir as necessidades de quase todas as competências. No entanto, eu notei alguns erros de vírgulas e ortografia. Eu senti falta também de um repertório que envolva áreas da arte e filosofia, ou até mesmo da cultura pop, e um grande excesso de números; você sabe que na hora de uma prova não vamos lembrar de dados estatísticos. No geral, está realmente boa, continue treinando e você vai chegar lá!

    • 1
  2. muito boa sua redação, tente revisar o texto e melhorar os erros de português. tente tambem mapear o seu d1 e d2 na introdução. sua introdução está muito boa, talvez a melhor parte do texto. Tente usar mais evidencias de outras areas do conhecimento como historia, literatura, sociologia… não se prenda tanto em dados numéricos. No geral, ela está boa, continue trabalhando e o resultado no final será otimo!!

    competencia 1:80
    competencia 2:160
    competencia 3: 120
    competencia 4: 160
    competencia 5:200
    total: 720

    • 1
  3. Olá, Iana. Tudo bem?

    COMPETÊNCIA 1: Sua redação apresenta significativa quantidade de desvios, entre os mais importantes; VÍRGULA, ORTOGRAFIA, REGÊNCIA, FALTA DE PALAVRAS. = 40
    COMPETÊNCIA 2: Há a abordagem completa do tema, a tese é evidente, o texto é bem estruturado em 4 parágrafos e há pelo menos um repertório produtivo, mas poderia ser melhor explorado (o repertório do 2 parágrafo) = 180
    COMPETÊNCIA 3: Não se tem uma definição de projeto de texto, pois você não aborda, na sua introdução, os tópicos que serão mencionados nos demais parágrafos. A sua conclusão só tem ligação com o 2 parágrafo. O 3 parágrafo é totalmente abandonado. O que fazer para mitigar a questão do mercado negro?? Ademais, senti falta de um maior aprofundamento na questão de falta de conhecimento por parte da família. Por que isso acontece? Como você percebe isso? Como comprovar isso? = 120
    COMPETÊNCIA 4: Você apresenta um bom repertório de conectivos. Entretanto, expressões como “de modo” e “que”. = 140
    COMPETÊNCIA 5: A proposta apresenta 5 elementos válidos. = 200

    TOTAL = 680

    Observação: O maior problema de sua produção textual é sua gramática. Os diversos desvios impedem uma eficaz fluidez textual.

    • 1
  4. No trecho “atrás apenas da Eua” utilize “dos” pois é dos Estados Unidos ,cancela o ” Não o bastante e prossiga utilizando “Nos deparamos…” ,E tenta introduzir de forma geral e no terceiro período mais específico se não fica sem coesão.
    No 1 desenvolvimento o trecho “negativa familiar como principal motivo para que os órgãos sejam doado” está confuso ,trabalhe melhor essa ideia , não está bem desenvolvida do porque ocorre essa negativa familiar se pergunte se é por conta das crenças religiosas que agrave esse problema da negação familiar na doação de órgãos,e ao final do mesmo parágrafo exemplifique o porque da falta de orientação necessária é um problema.
    No segundo desenvolvimento a partir da palavra “logo” até o final do parágrafo não está explícita a sua argumentação faltou embasamento ,você só utilizou senso comum fazendo a sua afirmação ser questionável ,procure se perguntar quais são as causas e consequências da supervalorização dos órgãos,e como você se referiu a desigualdade trabalhe melhor essa questão , as pessoas de classe baixa tendem a vender seus órgãos por necessidade pela falta de políticas públicas e a classe dominante tende a ingressar nesse mercado negro pela facilidade de encontrar os órgãos porque nós hospitais a grandes filas de espera principalmente nos hospitais público e por isso esse mercado parece ser mais atraente e lucrativo.
    Na conclusão faltou a finalidade e trabalhar melhor o detalhamento ,essas cartilhas serão distribuídas aonde e com que orientação? E como chegará a toda população?
    E também em toda a redação tem muitas repetições,da palavra “órgão” procure utilizar sinônimos .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.