DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

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Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, na qual afirma que um corpo tende a permanecer no seu movimento até que uma força insuficiente atua sobre ele mudando de percurso. No Brasil aínda temos um déficit em relação à doação de órgãos, devido a falta de estrutura nos hospitais fora da capital e principalmente a falta de informação da população.

Inicialmente destacamos o descaso governamental que rege em grande parte dos hospitais do Sistema Único de Saúde(SUS). Com equipamentos e economia baixas esses hospitais muita das vezes se encontram fora da capital dificultando ainda mais o procedimento de retirada e doação de órgãos. Segundo jornal O Globo somente 43% dos casos de transplante são efetuados , é de suma importância que esse desafio seja combatido.

Diante disso temos um desafio ainda maior ,a falta de informação. Boa parte das negativas familiares ou populacional com um indivíduo vivo ou acontecendo morte encefálica, desligamento das funções do cérebro, se dá ao medo do procedimento ou contrabando de órgãos. Como diz Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” É necessário educar a população para que possamos sair da persistência a extinção.

Portanto, uma força suficiente deve atuar mudando esse percurso. O Ministério da Educação ,encarregado da grade currícular de educação, deve inserir a discussão sobre doação de órgãos nas escolas e junto a mídia fazer debates, propagandas e cartazes a fim de instruir a população sobre todos os procedimentos e a importância de doar ,só assim tudo funcionar conforme a lei da inércia.

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4 Correções

  1. int:
    ” insuficiente atua(atue) sobre ele mudando de percurso…”
    Sua citação nao relaciona muito bem com seu tema, o corretor saberá que usou ela apenas para preencher o espaço de citaçao, mas é possível usar caso nao conheça uma melhor, porém entre o começo e o fim do paragrafo explique pq está usando relacionando com seu tema.
    Outro ponto é em relaçao a inexistencia da tese.
    d1:
    – cuidado com pontuação, falta vírgulas ao decorrer das longas frases.
    dica: tente inserir conectivos
    -“se encontram fora da capital dificultando ainda mais o procedimento de retirada e doação de órgãos” pq? qual relacao tem o local do hospital com a doaçao? precisa explicar, lembre-se quem corrige vai fingir que nao sabe nada sobre o tema
    -“Segundo jornal O Globo somente 43% dos casos de transplante são efetuados , é de suma importância que esse desafio seja combatido.” ótima citaçao, mas novamente ela foi pega de outro lugar, colocada no texto e esquecida. Trabalhe com ela, valorize seus dados que eles valorizarao seu texto
    d2:
    – muito bom, nesse vc citou e relacionou, tente organizar melhor esse paragrafo, quando lê passa uma ideia confusa que precisa voltar e reler, não é errado, mas uma leitura dinâmica alavanca a redacao
    conc:
    – a última linha precisa ser revista, não acha? Para mim ela não concorda com o decorrer do paragrafo
    ademais está boa, há bastante tempo até o enem. Continue praticando que estara otimo ate la

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  2. – O conceito inicial da introduçao ficou vago. Principalmente quando voce relatou que se trata de apenas uma questao de ”vontade”. Visto que, tambem se trata de uma aptidao, se o doador ”pode”, se esta em condiçao, se seu(s) orgao(s) esta/estao em bonns esstados funcionais e se este indidividuo nao necessecita/depende dele(s) para viver ou ter uma boa qualidade de vida.
    – Ser mais especifico nos indices, dando dados concretos e fontes.
    -Linha 5, paragrafo 1: Que processos de doaçao seriam esses?
    -falta de concordancia de pessoa, doaçao para doaçoes.
    -Na finalizaçao da introduçao: Voce colocou ”(…) tal situaçao de ser revestida” mas, como?
    – A conjunçao que inicio ao paragrafo 2, ficou mal colocada (sugestoes: substituiria por, visto que, sendo que, uma vez que…)
    – Linhas 1,2 3 paragrafo 2 ficou confuso, melhorar argumentaçao.
    – Redundancia, ”egoismo” 2X.
    -Linha 5, paragrafo 2: ”Quanto maior ele, tanto pior” tambem ficou de dificil compreensao, foi presciso ler 2,3X para entender.
    – ”Segundamente” tambem nao e uma boa forma de estabelecer conexao entre paragrafos (sugentoes: assim como, conforme, …)
    -Conclusao:
    Linha 2, paragrafo 3: que projetos seriam?
    Que orgaos seriam? De exemplos;
    Linha 3, paragrafo 3: Falar um pouco sobre que programas? O que fazem? Como fazem?
    – ”,orgao regente da naçao,” acompanhado por virgulas;
    Que informaçoes? Ser mais especifico.
    Nota: 480 pts.
    C1- 80
    C2- 120
    C3- 80
    C4- 120
    C5- 80

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  3. Olá, boa noite !!
    Gostaria de parabenizar pela iniciativa dos estudos com relação a escrita, tenho por min que não é uma tarefa fácil, mas com treino tudo chega como o esperado, enfim, voltando a correção, na sua introdução, acho a tese extremamente plausível, e realmente funcional como um padrão, porém não se teve um conectivo que tenha interligado com o seu encaminhamento dos argumentos que serão expostos.
    No segundo parágrafo, acho no todo bem estruturado e objetivo, entretanto, poderia ter feito o uso maior da virgula, para se ter um pouco mais de entendimento, e um aprofundamento maior no dado apresentado no final.
    No terceiro parágrafo, na citação ‘temos”, creio que seria um fator prejudicial, pois dá uma ideia contrária do que é uma redação dissertativa- argumentativa, e no encaminhar ficou um pouco confuso, poderia ter havido um pouco mais de organização com as ideias, pois houve muitas informações mas pouco entendimento.
    E para finalizar, na conclusão, é notório que houve o agente, meio/modo, e outros instrumentos, porém houve a falta do detalhamento da ação, que fez com que infelizmente, deixasse sua conclusão superficial.
    Nota: C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 80
    Total: 520.

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  4. 1 desenvolvimento: não se usa verbo na primeira pessoa do plural. Coloque assim: destaca-se
    2 desenvolvimento: como acabou de usar “desafios” no ultimo periodo do 1 desenvolvimento, substitua a palavra “desafios” do primeiro periodo do 2 desenvolvimento por sinonimos como: empecilho, obstáculo, problema.. e substitui o “temos” por tem-se pra não ficar na 1 pessoa do plural

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